Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Mar na Avenida

De regresso a Lisboa, o sol e o calor ainda por aí anda a despertar desejos de marisco e de petiscos. A pensar nisso o SushiCafé Avenida vai disponibilizar na segunda 3ªfeira de cada mês, com inicio a 9 de Setembro, o Mar na Avenida. Com esta proposta o chef Daniel Rente pretende-se fazer a ponte entre os peixes e mariscos da costa portuguesa com a cultura gastronómica japonesa ficando a meio caminho entre a marisqueira portuguesa e a izakaya japonesa. Izakaya é o nome que se dá aos bares japoneses em que além de servirem bebidas alcoólicas servem também comida. Normalmente são servidos nestes bares petiscos que ao contrário da tradição mais convencional da cozinha japonesa são normalmente empratados de forma a serem partilhados por todos na mesa.

Mar na Avenida - reservarecomendada.blogspot.pt


O Mar da Avenida consiste num menu de degustação servido com alguma encenação cénica sendo a travessa de marisco final é montada em frente ao cliente enquanto são servidos os primeiros momentos deste menu que é constituído por 5 momentos.



No primeiro momento são servidas as Izakayas que são petiscos servidos em pequenas doses que tomaram o nome do local onde são habitualmente servidos. Os petiscos servidos vão variar com a época do ano mas na apresentação tínhamos edamame, salmão cozinhado em vinagre, polvo com molho dengaku e um nanabanzuke. O edamame são vagens de soja cozidas que se comem mais ou menos como tremoços e cujo sabor apesar de menos salgado, mais delicado e suave não vai muito fora daquele que temos nos tremoços. O Nanabanzuke é uma espécie de escabeche de peixe mais leve que o português, possivelmente mais uma influencia da cozinha portuguesa na cozinha japonesa que apela a sabores conhecidos mas com o toque de delicadeza habitual na cozinha japonesa. Muito interessante também o salmão cozinhado em vinagre.



Seguiram-se os Yakitoris, pequenas espetadas de galinha grelhada também bastante comuns nos Izakayas. Simples e bem conseguidas embora me parecessem um pouco mais passadas do que deveriam estar.



Segue-se um prato em que a cultura gastronómica portuguesa se funde com a cultura gastronómica japonesa, a Cataplana Japonesa. Usando a tipicamente algarvia cataplana são feitas umas ameijoas que piscam o olho às Ameijoas à Bulhão Pato mas em vez de vinho usa-se saké, em vez de azeite usa-se óleo de sésamo e é usada hortelã japonesa em vez de coentros. O resultado final, para alguém mais distraído, até passaria bem pelas Ameijoas à Bulhão Pato, e só se estranharia os camarões a acompanhar, mas nota-se por ali o toque asiático em especial devido ao sabor mais intenso do óleo sésamo.



E assim se chega à apoteose do Mar na Avenida, uma travessa de marisco com uma orgia de ostras, vieras, ameijoas, sashimi, lavagante... Os mariscos poderão variar consoante a disponibilidade e época do ano sendo carabineiros, camarão e abalones outros dos mariscos que poderão ser servidos. Naquele dia até quem não era apreciador de ostras cruas acabou por se render àquelas ostras marinadas com molho ponzu.


Termina-se com um gelado, estando disponíveis vários sabores.


Uma das intenções deste menu é proporcionar uma grande experiência de marisco sem a tensão de não saber qual o custo até o momento final. Assim este menu tem um preço fixo estando as bebidas incluídas. Não é barato, mas tendo em conta os produtos que apresenta os 65€ que custa até não serão desajustados e não será difícil noutros locais ultrapassar esta fasquia com menos qualidade e quantidade. Estará incluída no menu uma selecção de vinhos e ainda uma cerveja artesanal harmonizada com o menu.


Este menu estará disponível sob reserva aos jantares nas segundas terças-feiras de cada mês para um número limitado de pessoas. Se quiserem sentir o Mar na Avenida podem faze-lo já na próxima terça-feira dia 9 de Setembro.

234 Receitas Para Robôs de Cozinha - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin