Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Monte Mayor Reserva 2012

Desde a vindima de 2012 que a enologia da Adega Mayor deixou de estar sob a responsabilidade de Paulo Laureano e passou a estar sob a responsabilidade de Rui Reguinga coadjuvado por Carlos Rodrigues. Esta informação é facilmente obtida no site da Adega Mayor mas não tem sido feito uma grande alarde dela. Provavelmente por ainda uma boa parte das referências que estão no mercado ainda terem sido feitas sob a responsabilidade de Paulo Laureano e possivelmente também para reforçarem a associação dos vinhos à adega ao invés de terem os vinhos muito associados a um enólogo em particular.

Monte Mayor Reserva 2012 - reservarecomendada.blogspot.pt

Mas é um facto que esta mudança inevitavelmente trará algumas mudanças aos vinhos da Adega Mayor. A marca Monte Mayor é a marca bandeira da adega e este vinho será um dos primeiros tintos feito pela nova equipa enológica a entrar no mercado, com a excepção dos tintos da gama de entrada, Caiado. É feito com um lote de Aragonez, Touriga Nacional e Alicante Bouschet que foge um pouco da tradição no Alentejo embora cada vez mais se veja no Alentejo, e no resto das regiões vitivinícolas, o uso da Touriga Nacional a complementar as castas mais tradicionais de cada região.

Mostra-se no copo violeta retinto a revelar o Alicante Bouschet do lote que também se revela no nariz por via de alguma tinta da china, enquanto a Touriga Nacional se revela com algumas violetas. O nariz mostra ainda uma nota de balsâmico e apontamentos muito pouco habituais em vinhos tintos como um ligeiro doce de leite e caramelo. Acidez e taninos presentes mas não muito exuberantes tendo um carácter aveludado na boca sem no entanto perder frescura. Um vinho com características menos habituais que por isso se torna bastante interessante.

O vinho provado foi gentilmente oferecido pelo produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin