Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Revista de Vinhos elegeu Os Melhores do Ano 2014 no vinho e na gastronomia

Nota de imprensa

A Revista de Vinhos premiou na passada 6ª feira Os Melhores do Ano 2014 no sector do vinho e da gastronomia em Portugal. Entre Prémios de Excelência e Prémios Especiais foram cinquenta os galardões entregues no palco da 18.º edição dos já conhecidos como Óscares do Vinho, evento que este ano teve lugar no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega, no Porto. Ainda nos vinhos, foram 169 os que conquistaram a distinção de Melhor de Portugal e 624 os que viram o seu selo de Boa Compra em 2014 transformado em diploma.

Divulgação: Revista de Vinhos elegeu Os Melhores do Ano 2014 no vinho e na gastronomia - reservarecomendada.blogspot.pt

Se os Prémios Especiais distinguiram pessoas, projectos, empresas e entidades do sector do vinho e da gastronomia, os Prémios de Excelência elegeram os trinta vinhos mais aplaudidos pelo painel de provadores da Revista de Vinhos, publicação para apreciadores exigentes e que este ano está a celebrar o seu 25.º aniversário. A cada ano, enfrentam a dura tarefa de selecionar, entre as mais de 2000 notas de prova, aquelas que justificam a escolha final dos 30 Prémios de Excelência. Uma distinção que, para além de uma avaliação superlativa, exige consenso entre os jurados. Este ano, a lista é mais variada do que em 2013: o lote dos trinta magníficos de 2014 inclui dezanove tintos, quatro brancos, quatro vinhos do Porto, um espumante, um Moscatel e um Madeira. A qualidade está por todo o lado.

Dezanove categorias e vinte troféus: foi este o saldo dos Prémios Especiais de 2014. Peter Bright, nos vinhos, e José Avillez, na comida, foram os grandes nomes da noite, ao receberem respectivamente os prémios de Senhor do Vinho e Gastronomia David Lopes Ramos. Peter Bright é australiano, mas foi em Portugal que decidiu assentar arraiais e, nos anos 80, na então chamada João Pires (que viria a dar origem à Bacalhôa), apontou caminhos que ajudaram a moldar a moderna enologia portuguesa. Bem mais tarde, criou os seus projectos enológicos pessoais: Fiúza & Bright, no Ribatejo, e as Terras de Alter, no Alto Alentejo. Em ambos, mostra o seu dedo e intuição para produzir vinhos de grande qualidade que são do agrado do público, quem que para isso tenham de ser caros e inacessíveis. José Avillez, que tem arrecadado inúmeros distinções nos últimos tempos – com destaque para a recente conquista da segunda estrela Michelin – é um visionário, que reúne talento, vontade, paixão, competência, ambição e rigor. Este prémio visa reconhecer o excepcional cozinheiro que é, mas também a sua vertente de profissional da restauração, com incrível capacidade de gestão, motivacional, ousadia empresarial, ambição e até pressa de fazer as coisas acontecer.

Nos produtores, o Douro esteve em destaque, com a João Nicolau de Almeida & Filhos a arrecadar o troféu de produtor revelação e a Wine & Soul, da dupla Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, a ser considerado produtor do ano. Ambos projectos com uma forte vertente familiar. O primeiro nasceu como um incontrolável impulso genético, ou não corresse vinho nas veias de João Nicolau de Almeida e dos seus filhos Mafalda, João e Mateus. Ao lado da Wine & Soul esteve O Abrigo da Passarela, também eleito como produtor do ano.

Identidade e Carácter é um titulo que cai que nem ginjas na Quinta do Ameal. Pedro Araújo decidiu em finais de 90 apostar numa única casta para fazer tudo o que fosse possível a partir dela: o Loureiro do Ameal avançou sempre na direcção da qualidade com carácter. Ainda na arte de fazer vinho, foram dois os enólogos distinguidos perante uma plateia de mais de 900 pessoas: Osvaldo Amado e José Manuel Sousa Soares. Produzir bem, em quantidade e com estilos que sejam do agrado dos consumidores são os pressupostos inerentes ao trabalho de Osvaldo Amado, enólogo que faz vinho em todo o país, deixando neles a sua marca. Sousa Soares destacou-se por romper com a tradição, arriscando novos caminhos na Gran Cruz, que tem hoje um portefólio bem mais rico do que tinha, com Porto Colheita, Vintage e L.B.V. de grande qualidade.


Depois de em 2013 a enóloga Filipa Tomaz da Costa ter sido eleita enóloga do ano, no que toca aos vinhos generosos, é agora a vez da empresa onde trabalha – Bacalhôa Vinhos de Portugal – ser eleita a empresa do ano: em 2014 foram lançados vinhos que impressionaram em diversos segmentos de preço. 2014 foi um ano de aclamação generalizada da Symington Family Estates, o que lhe valeu o galardão da melhor empresa de vinhos generosos. O lançamento do super tawny Ne Oublie foi um acontecimento marcado a letras de ouro na história da empresa, que em muito contribuiu para esta distinção. No que toca à Cooperativa do Ano, o prémio foi para a região do Tejo, com a eleição da Adega do Cartaxo, que tem vindo a ganhar a batalha da qualidade dos seus vinhos – com forte aposta nos tintos –, procurando impor de novo o nome da capital do vinho, mas agora com uma conotação bem diferente.

O prémio de Viticultura foi, uma vez mais, dado à equipa da The Fladgate Partnership – em 2000 foi atribuído a António Magalhães –, pelo trabalho de modernidade que procura descodificar a viticultura genuína do vale do Douro, no sentido da melhoria do presente, mas sobretudo na consolidação do futuro. A Bairrada começa hoje a ser vista como uma região renovada, que está a dar cartas sem trair a sua forte identidade. Um feito para o qual em muito tem contribuído o papel e trabalho da Comissão Vitivinícola da Bairrada, eleita como a melhor Organização Vitivinícola de 2014.

A equipa da Revista de Vinhos visita e inspecciona anualmente doze unidades de enoturismo. Em 2014 foi a Casa de Mateus, em Vila Real, a que mais pontos reuniu: 19,5 no total. Um lugar idílico e de peregrinação, onde a cultura e a história têm os pés bem assentes na terra, mas o vinho não é descurado.

Os prémios para melhor Loja Gourmet, Wine Bar e Garrafeira foram geograficamente distribuídos de Norte a Sul do país, tendo, respectivamente, sido arrecadados pela Casa Gourmet, em Guimarães, o Wine Bar Dux, Petiscos & Vinhos, em Coimbra, e a Garrafeira Soares, com 15 lojas no Algarve. Para a região mais a Sul do país foi também o troféu de melhor Restaurante de 2014, entregue ao São Gabriel, em Almancil. Aqui habita uma cozinha complexa, harmoniosa e de extraordinária beleza, criada pelas mãos do chefe Leonel Pereira, que acaba de recuperar a merecida estrela Michelin para este espaço. No que toca ao Restaurante de Cozinha Tradicional Portuguesa, destaque para o Elvira, em Braga, onde a qualidade de uma comida assente em receituários familiares é irrevogável.

Foi ainda premiada a Campanha Publicitária aos fungicidas da família Luna (Bayer), uma campanha que apostou no humor. Com uma mensagem desconcertante, subverte os códigos habituais da comunicação deste tipo de produtos.


RV OMA 2014 :: Prémio de Excelência – Lista dos 30 Vinhos
Vértice Douro Espumante Pinot Noir rosé 2006 (Vértice - Caves Transmontanas)
Parcela Única Vinho Verde Alvarinho branco 2012 (Anselmo Mendes Vinhos)
Quinta de Soalheiro Vinho Verde Alvarinho Reserva branco 2012 (Vinusoalleirus)
Antónia Adelaide Ferreira Douro tinto 2011 (Sogrape Vinhos)
Chryseia Douro tinto 2012 (Prats & Symington)
CV Douro tinto 2012 (Lemos & Van Zeller)
Quinta da Gaivosa Douro tinto 2009 (Alves de Sousa)
Quinta da Manoella Vinhas Velhas Douro tinto 2012 (Wine & Soul)
Quinta da Touriga Chã Douro tinto 2012 (Jorge Rosas)
Quinta do Monte Xisto Douro tinto 2012 (João Nicolau de Almeida & Filhos)
Carlos Lucas “20 Anos” Dão tinto 2012 (Magnum Vinhos)
Carrocel Dão tinto 2011 (Quinta da Pellada - Álvaro Castro)
Quinta da Vegia Superior Dão tinto 2007 (Casa de Cello / Quinta da Vegia)
Campolargo Bairrada branco 2011 (Manuel dos Santos Campolargo)
Luís Pato Vinha Barrosa Bairrada tinto 2011 (Luís Pato)
Pai Abel Bairrada branco 2012 (Mário Sérgio Alves Nuno)
1836 DoTejo Grande Reserva tinto 2012 (Companhia das Lezírias)
Esporão Private Selection Alentejo Garrafeira tinto 2011 (Esporão)
Incógnito Reg. Alentejano tinto 2011 (Cortes de Cima)
Marquês de Borba Alentejo Reserva tinto 2012 (J. Portugal Ramos Vinhos)
Mouchão Reg. Alentejano tinto 2007 (Vinhos da Cavaca Dourada)
Quinta do Mouro “Rótulo Dourado” Reg. Alentejano tinto 2009 (Miguel Louro - Quinta do Mouro)
Siza Reg. Alentejano tinto 2009 (Adega Mayor)
T Quinta da Terrugem Alentejo tinto 2011 (Aliança - Vinhos de Portugal)
Andresen Porto White 40 anos (J.H. Andresen)
Quinta da Romaneira 40 year old Tawny Port (Sociedade Agrícola da Romaneira)
Quinta do Noval Porto Vintage 2012 (Quinta do Noval - Vinhos)
Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2012 (Symington Family Estates)
Alambre Moscatel de Setúbal 40 anos (José Maria da Fonseca Vinhos)
Blandy’s Madeira Frasqueira Malvasia 1988 (Blandy's Wine Lodge)

RV OMA 2014 :: Prémios Especiais
Campanha Publicitária :: Bayer (Produto Luna)
Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa :: Elvira (Braga)
Restaurante :: São Gabriel (Almancil)
Prémio Gastronomia David Lopes Ramos :: José Avillez
Loja Gourmet :: Casa Gourmet (Guimarães)
Garrafeira :: Garrafeira Soares (Algarve)
Wine Bar :: Dux, Petiscos & Vinhos (Coimbra)
Enoturismo :: Casa de Mateus (Vila Real)
Organização Vitivinícola :: Comissão Vitivinícola da Bairrada
Viticultura :: The Fladgate Partnership
Adega Cooperativa :: Adega Cooperativa do Cartaxo
Produtor Revelação do Ano :: João Nicolau de Almeida & Filhos (Douro)
Produtor (2) :: O Abrigo da Passarela + Wine & Soul
Empresa Vinhos Generosos :: Symington Family Estates
Empresa :: Bacalhôa Vinhos de Portugal
Identidade e Carácter :: Quinta do Ameal
Enólogo Vinhos Generosos :: José Manuel Sousa Soares (Porto Cruz)
Enólogo :: Osvaldo Amado
Senhor do Vinho :: Peter Bright

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin