Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Moscatel Torna Viagem novamente a bordo do Navio Escola Sagres

Nota de imprensa


Moscatel Torna Viagem novamente a bordo do Navio Escola Sagres

A José Maria da Fonseca aproveitou o convite da Marinha Portuguesa e mais uma viagem do Navio Escola Sagres para reeditar o seu famoso Moscatel Torna Viagem.

Divulgação: Moscatel Torna Viagem novamente a bordo do Navio Escola Sagres - reservarecomendada.blogspot.pt

No passado 27 de Maio, o Navio Escola Sagres zarpou de Lisboa, numa viagem de cerca de 3 meses com destino aos EUA, passando pelos portos de Filadélfia, New Bedford e Boston, entre outros, levando a bordo um casco com Moscatel Roxo 2014 e dois cascos com Moscatel de Setúbal da mesma colheita da José Maria da Fonseca. O regresso previsto a Lisboa para 1 de Setembro próximo, é aguardado com expectativa pelas alterações que este vinho sofrerá durante esta viagem.

Como realça António Soares Franco, presidente do Conselho de Administração da José Maria da Fonseca, à semelhança de experiências anteriores, espera-se que, à chegada a Portugal, este já famoso vinho da José Maria da Fonseca tenha desenvolvido uma qualidade superior, apresente uma cor mais escura e características totalmente diferentes, que o tornarão facilmente distinguível em provas comparativas com o mesmo vinho que fica a repousar nas nossas Caves em Azeitão.

A experiência da viagem do Moscatel Torna Viagem realizou-se recentemente em 2010, ano em que fez a Volta ao Mundo no Navio Escola Sagres, 2007 e em 2000, desta feita por altura da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Nestas três viagens comprovou-se a qualidade superior do vinho no seu regresso a Portugal, comparativamente aos cascos que permanecem nas adegas da José Maria da Fonseca, apelidados de testemunhas.

As três experiências de Torna Viagem da era moderna foram levadas a cabo sobretudo com o objectivo de investigação científica e fazem parte da colecção da empresa. Nenhuma destas edições está prevista que seja comercializada nas próximas décadas, permanecendo este Moscatel de Setúbal único na Casa Museu da José Maria da Fonseca, em Azeitão, podendo ser observadas pelos seus visitantes.

A equipa de Enólogos da José Maria da Fonseca, chefiada por Domingos Soares Franco, afirma que o Moscatel fica mais redondo e aveludado, menos agreste e bastante mais complexo. Resumindo, transforma-se num vinho único, maravilhoso!.

Torna Viagem: uma experiência centenária
A José Maria da Fonseca descobriu o Torna Viagem há mais de um século. Na época em que navios cruzavam os mares do Mundo fazendo todo o tipo de comércio, era comum levarem à consignação cascos de Moscatel de Setúbal. Os comandantes, que recebiam uma comissão pelo que vendiam, nem sempre os conseguiam comercializar na totalidade. Na volta a Portugal, depois do périplo, em que se submetiam a diversos climas e significativas variações de temperatura, os cascos eram devolvidos à casa mãe. Ao serem abertos, o resultado era quase sempre uma grata surpresa: geralmente o vinho estava bastante melhor do que antes de embarcar. A passagem pelos trópicos, a caminho do Brasil, África ou Índia, quando atravessava por duas vezes a linha do Equador, uma na ida, outra na volta, melhorava a qualidade do Moscatel de Setúbal e conferia-lhe grande complexidade.


Imagem renovada para o Alambre Moscatel de Setúbal

A José Maria da Fonseca, o mais antigo produtor de Moscatel de Setúbal, apresenta a imagem renovada do seu Alambre Moscatel de Setúbal e propõe uma vez mais, seis alternativas de cocktails associados à sua emblemática marca, sob o lema Experimente o outro lado do Moscatel.


Canela, Ginger, Lima-Limão, On the rocks, Tónico e Azeitão são as seis sugestões de cocktails para os meses de Verão.

Combinando notas florais, laranja e alperce, e também o caramelo, com a frescura dos ingredientes associados, os cocktails de Alambre Moscatel de Setúbal são a opção ideal para o Verão que se aproxima! São extremamente fáceis de fazer, quer em casa quer num bar.

A tradição de aliar o Alambre Moscatel de Setúbal a outros ingredientes é habitual em muitos bares na região de Setúbal. Com estas receitas, a José Maria da Fonseca pretende levar esta boa prática ao resto do país, criando nos consumidores o hábito de beber uma bebida fresca tipicamente portuguesa, de diferentes formas, em diferentes momentos de consumo.

As propostas de cocktails foram desenvolvidas pela José Maria da Fonseca em parceria com o barman português Alberto Jorge da Mojito Bar Catering.

ALAMBRE ON THE ROCKS
Ingredientes:
5cl Alambre Moscatel de Setúbal
Preparação:
Deitar 5cl de Alambre com 2 a 3 pedras de gelo num copo

ALAMBRE GINGER
Ingredientes:
5 cl Alambre Moscatel de Setúbal
Ginger Ale
Casca de limão
Preparação:
Deitar 5 cl de Alambre num copo com 2 a 3 pedras de gelo, encher com ginger ale e adicionar uma casca de limão

ALAMBRE LIMA LIMÃO
Ingredientes:
5 cl Alambre Moscatel de Setúbal
Refrigerante com gás lima-limão
Casca de limão
Preparação:
Deitar 5 cl de Alambre com 2 a 3 pedras de gelo, encher com o refrigerante e adicionar uma casca de limão

ALAMBRE E CANELA
Ingredientes:
5 cl Alambre Moscatel de Setúbal
Sumo laranja
Meia rodela de laranja
Pau de canela
Preparação:
Deitar 5 cl de Alambre em copo alto com 3 a 4 pedras de gelo, encher com sumo de laranja natural, colocar de seguida meia rodela de laranja e um pau de canela

ALAMBRE TÓNICO
Ingredientes:
6 cl Alambre Moscatel de Setúbal
Água tónica
Uva branca
Rodela de limão
Hortelã
Preparação:
Deitar 6 cl de Alambre em copo alto com 3 a 4 pedras de gelo, encher com água tónica, colocar de seguida a uva cortada, meia rodela de limão e terminar com uma folha de hortelã.

AZEITAO ALAMBRE
Ingredientes:
2 cl gin
3 cl Alambre Moscatel de Setúbal
Tomilho
Preparação:
Juntar 2 cl de gin e 3 cl de Alambre num shaker com gelo e depois colocar numa taça. Finalizar passando tomilho no rebordo da taça.

Experimente o outro lado do Moscatel!


Moscatel Roxo 20 Anos eleito Melhor Vinho da Península de Setúbal

O XV Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região, revelou, na Igreja de Santiago – Castelo de Palmela, os melhores vinhos da Região. Em prova estiveram 92 vinhos IG (Regional) Península de Setúbal e DO Palmela e 10 vinhos DO Setúbal que englobam as designações tradicionais Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo.


O Moscatel Roxo 20 Anos da José Maria da Fonseca foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Vinho da Região de entre todos os vinhos provados, obteve ainda o diploma de Melhor Moscatel de Setúbal da Região e Medalha de Ouro.

O Setúbal Roxo 20 Anos é um vinho de sobremesa produzido na Região de Setúbal, que foi reconhecida como região demarcada em 1907. Esta casta encontra-se em extinção, existindo apenas uma pequena vinha em Azeitão. Trata-se de uma uva roxa, que contém um aroma intenso a especiarias e um paladar concentrado e muito frutado. Este vinho é um lote de 4 colheitas, em que a colheita mais nova tem 23 anos e, a mais antiga 80 anos. O estágio é feito em madeira usada, visto que o que nos interessa é a oxidação daqui resultante e não o aroma a madeira.

Para além desta importante distinção outros dois vinhos da José Maria da Fonseca receberam a Medalha de Ouro: o Moscatel de Setúbal Alambre 20 Anos e o Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2014.

A José Maria da Fonseca é mais antigo produtor de Moscatel de Setúbal da região, contando com mais de 180 anos de existência.


Brancos e Rosés de 2014 da José Maria da Fonseca chegam ao mercado

A José Maria da Fonseca colocou no mercado a colheita de 2014 de mais quatro dos seus vinhos brancos e rosés da Península de Setúbal:, o Quinta de Camarate Branco Seco, o Quinta de Camarate Branco Doce, o Periquita Branco e o Periquita Rosé.


Os vinhos Quinta de Camarate são produzidos na Quinta com o mesmo nome, propriedade da Família Soares Franco desde 1914. Localizada na Península de Setúbal, em Azeitão, esta quinta tem uma área de 120ha, 39ha dos quais de vinha. A restante parte é utilizada para pasto das ovelhas que estão na origem ao famoso queijo de Azeitão.

Nesta propriedade está também plantada a colecção ampelográfica da José Maria da Fonseca, actualmente com mais de 560 diferentes castas de todo o mundo.

O Quinta de Camarate Branco Seco produzido desde 1986, era inicialmente resultado das castas Moscatel de Setúbal, Riesling e Gewurztraminer. Na década de 90 decidiu-se substituir as duas castas estrangeiras por duas oriundas da Região dos Vinhos Verdes, Loureiro e Alvarinho. Em 2007 o Loureiro foi substituído pelo Verdelho, com o objectivo de dar mais complexidade ao vinho. A casta Moscatel foi diminuindo gradualmente para dar espaço aromático às outras duas castas, vindo a sair do lote a partir da colheita de 2009. Actualmente o vinho resulta de um lote de Alvarinho e Verdelho.

O Quinta de Camarate Branco Doce é um blend de Alvarinho e Loureiro. Este vinho é ideal para ser servido como aperitivo ou, como acompanhamento de cozinha asiática ou sobremesas, como doces de ovos.

Esta nova colheita de Periquita Branco 2014 mantém um perfil semelhante ao da colheita anterior; mantendo-se o Verdelho, que lhe dá complexidade aromática, o Viognier, contribui para a estrutura e o Viosinho, para a acidez e frescura.

O Periquita Rosé 2014 mantém o blend de Castelão, Aragonez e Trincadeira, que lhe confere complexidade aromática, suavidade e equilíbrio de taninos; tornando este vinho uma excelente proposta para momentos informais de convívio em família ou com amigos.

A José Maria da Fonseca apresenta assim uma enorme variedade de vinhos para acompanharem as várias ocasiões de consumo da sua Primavera e os dias quentes de Verão que se aproximam.


Domingos Soares Franco lança colheita de 2014 da sua Colecção Privada

Os vinhos da Colecção Privada Domingos Soares Franco são vinhos que traduzem o espírito criador e a paixão de Domingos Soares Franco pela viticultura e enologia.


Domingos Soares Franco é o representante mais novo da sexta geração da família, que desde a fundação preside aos destinos da José Maria da Fonseca. Para além de vice-presidente, é o principal enólogo da casa.

Embora assine todos os vinhos da José Maria da Fonseca, existem uns que reserva para si como especiais. Traduzem o seu espírito criador, a sua paixão por criar vinhos: são os vinhos da Colecção Privada Domingos Soares Franco.

Com o mesmo entusiasmo e paixão com que tem desenvolvido as suas experiências enológicas, Domingos Soares Franco apresenta a colheita de 2014 de dois dos seus vinhos da Colecção Privada, o Verdelho e o Moscatel Roxo Rosé.

O Colecção Privada Verdelho 2014, casta que tem vindo a estudar há algum tempo na Colecção Ampelográfica da Quinta de Camarate, é resultado das experiências vividas nas suas viagens ao hemisfério sul, adaptando-o ao estilo que mais lhe agradou nas várias provas efectuadas por todo o Mundo.

Habituado à nobreza e subtileza das notas aromáticas da casta Moscatel Roxo e à frescura e tonalidades dos vinhos rosados que produz, criou o Colecção Privada Moscatel Roxo Rosé 2014, um Rosé singular, de uma casta tão nobre e pouco comum. Num bom ano, conseguiu aliar a fineza à exuberância aromática da casta.


Alambre 20 Anos eleito Melhor Vinho Fortificado na ExpoVinis Brasil

A ExpoVinis Brasil 2015 distinguiu o Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca, Alambre 20 Anos, como melhor vinho fortificado do evento, figurando também do Top 10 deste certame.


O Alambre 20 Anos recebeu 93,5 pontos dos 100 possíveis, tendo-lhe sido ainda atribuído o Prémio José Ivan dos Santos, para o vinho com a melhor pontuação em todas as categorias.

Moscatel de Setúbal é um vinho generoso com Denominação de Origem Controlada (D.O.C), reconhecida desde 1907. O Alambre 20 Anos é elaborado a partir da casta Moscatel, que é um tipo de uva que prima pelo seu carácter frutado, melado com aroma a fruta tropical, diferenciando os vinhos moscatéis de qualquer outro tipo de vinho. Este vinho é um lote de 19 colheitas em que a colheita mais nova tem pelo menos 20 anos e a mais antiga perto de 80 anos, resultando num vinho complexo, aromático, elegante com um longo final de prova. Da produção anual de Moscatel de Setúbal, uma parte é destinada ao envelhecimento mais prolongado em cascos de madeira usada, que podem ser visitados na Adega dos Teares Velhos, na Casa Museu, em Vila Nogueira de Azeitão.

A 19ª edição do ExpoVinis Brasil, maior feira de vinhos da América Latina, que acontece em São Paulo, de 22 a 24 de Abril, distingue anualmente os 10 Melhores Vinhos do evento, com categorias como: Melhor Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosé, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias Península Ibérica e Itália, França, entre outros) e Fortificados e Doces.

O júri formado por profissionais do sector, como sommeliers, jornalistas e bloggers, é presidido por Jorge Lucki, único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.

A ExpoVinis Brasil leva ao Brasil alguns dos principais produtores vitivinícolas do mundo e reúne os players da área para conhecer as novidades e discutir o sector. Mais informações sobre o evento em www.expovinis.com.br.


BSE apresenta nova imagem

A José Maria da Fonseca lançou a nova imagem e nova colheita, de 2014, do seu BSE – Branco Seco (Verdadeiramente) Especial.


Produzido desde 1947, BSE significa Branco Seco Especial e é uma das marcas mais emblemáticas da José Maria da Fonseca, sendo o primeiro branco produzido pela empresa.

Também proveniente da Península de Setúbal, o BSE caracteriza-se pela sua frescura e acidez equilibradas, aliadas a delicados aromas frutados. O seu lote resulta de três castas brancas tradicionais do nosso país: Antão Vaz, Fernão Pires e Arinto.

A nova imagem do BSE apresenta-se mais fresca e moderna, sendo este o vinho ideal para acompanhar peixe, saladas e mariscos.

FICHA TÉCNICA BSE – BRANCO SECO ESPECIAL - 2014
Castas: Antão Vaz (55%), Arinto (34%) Fernão Pires (11%)
Tipo de Solos: Argilo-Calcário e Arenosos
Produção de Vinho: 250.000 litros

Notas de Prova:
Cor: Amarelo citrino
Aroma: Frutos tropicais: banana, ananás e kiwi. Lima, pêra. Floral e mineral
Paladar: Frutado com excelente equilíbrio de acidez/fruta.
Final de Prova: Longo

Vinificação: Fermentação em depósito de inox a 16ºC
Engarrafamento: Março 2015

Modo de Servir: A uma temperatura de 11/12ºC, como aperitivo ou acompanhamento de peixe, saladas e mariscos.

PVP Recomendado: 3,99€


José Maria da Fonseca
Fundada há mais de 180 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países. O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Cozinhar Sem Gastar - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin