Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

A Reserva Recomendada chega ao quarto

A Reserva Recomendada chega ao quarto ano. Faz hoje quatro anos que fiz a primeira publicação na Reserva Recomendada. Foi um ano difícil em que, tanto por questões pessoais como por questões profissionais, tive de baixar ligeiramente a cadencia de publicação de artigos nos últimos meses. Não pude aceitar alguns convites que me fizeram e mesmo relativamente àqueles que pude aceitar ainda hoje tenho muita coisa para publicar. Muitas coisas que já deviam ter sido publicadas mas está a ser difícil verem a luz do dia. Inaugurei uma espécie de prémios do blogue em que distingui o artigo mais popular, o melhor vinho e a melhor refeição de 2014. Pela primeira vez participei num painel de prova, no painel de prova da edição 62 da Paixão pelo Vinho.

A Reserva Recomendada chega ao quarto - reservarecomendada.blogspot.pt

Naveguei pelos mares da Avenida até desaguar em Paris. Escolhi os vossos vinhos com emoção e inspirei-me em Velasquez. Revivi o Verão já no Outono tanto na mesa como no copo. Visitei amigos e andei às voltas com as rolhas e a cortiça. Bebi vinhos, uns de outros tempos outros que marcaram recomeços, uns mais antigos, outros mais recentes, vinhos feitos homenagem, outros que viram novos ares. Festejei cogumelos à distancia e festejei estrelas cada vez mais brilhantes. Falei de estórias e de histórias. Exaltei as nossas conservas e os nossos enchidos. Comemorei datas importantes e regressei no tempo a sítios onde fui feliz aqui, ali e acolá. Visitei a tradição do passado feita de novo por quem faz o vinho do meu coração e que agora tem uma nova porta aberta para quem quiser provar. Provei obsessões, loucuras e obscenidades. Conversei sobre café à beira de um balcão de que já tinha ouvido falar enquanto viajava em pensamento pelas mesas portuguesas. Provei uma cozinha que conheço deixando-me ficar a baixas altitudes a beber um vinho de Verão. Assinei pela última vez a minha presença e deliciei-me à espera, finalmente, de um Verão fresco e informal.

Durante este ultimo ano publiquei 214 artigos, sendo metade notas de imprensa, que continuaram a alternar com os artigos editoriais. Tive cerca de 125 mil visualizações de páginas no último ano com uma média de cerca de 350 visualizações diárias. Ultrapassei no final de Junho a marca das 300 mil visualizações desde a criação do blogue. Em cada mês haverá cerca de 3100 visitantes individuais sendo que destes cerca de 170 destes visitam o blogue mais do uma vez durante um mês. Relativamente ao ano passado o crescimento em termos de tráfego do blogue terá sido da ordem dos 25%.

A página facebook do blogue conta neste momento com mais de 1570 seguidores, tendo registado um crescimento de cerca de 50% no último ano e o perfil no twitter duplicou o numero de seguidores tendo neste momento 1075 seguidores. A página no Google+ do blogue têm uma actividade mais residual. Além destes, a actividade do blogue pode ser seguida nos perfis do LinkedIn e do Instagram. No meu perfil de Instagram onde podem ir vendo em direto instantâneos das minhas experiências vínicas e gastronomicas, entre outras coisas. Estes instantâneos depois acabam por ser publicados também nos perfis do facebook e do twiter. Este ano inaugurei duas novas plataformas de divulgação do blogue: o Pinterest e Paper.li. No Pinterest partilho todos os artigos do blogue e as fotografias do Instagram. No Paper.li, iniciei há dias a publicação semanal de um resumo gerado automáticamente daquilo que publico no blogue e partilho no twiter e facebook.

O objectivo para o próximo ano é pelo menos manter a cadencia de publicação atual, no curto prazo não deverei conseguir muito mais. Se conseguir fazer uma melhoria aqui ou ali será sempre um bónus mas não será provável que consiga fazer muitos milagres pois ando com uns planos que me devem tirar ainda mais tempo. Daqui a alguns dias vou ter uma peleja vínica com o Jorge que espero que venha a ser ao menos divertida para quem quiser estar presente. Hoje sem que o tenha planeado para coincidir com os 4 anos do blogue vou jantar num sitio especial. Será sem dúvida uma comemoração muito digna para esta data e se quiserem espreitem o meu Instagram, facebook ou twitter, sou capaz de publicar qualquer coisinha.

Guia das Tascas e Tabernas de Portugal - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin