Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Delícias de Goa

O restaurante Delícias de Goa não me era desconhecido, já por lá tinha passado faz alguns anos e tinha-o em muito boa conta. A Ana trabalha ali por perto e de vez em quando almoçava por lá e acabou por ser ela que me levou lá a primeira vez com amigos. Agora voltei lá por ocasião do Jantar dos Descobrimentos, um jantar onde se pretendia dar a conhecer dois pratos que mostram como poucos a adaptação dos ingredientes e sabores portugueses ao território Goês. São pratos que devido a necessitarem de uma preparação mais demorada não estão disponíveis na carta do restaurante sendo somente preparados em ocasiões especiais como foi esta.

Delícias de Goa - reservarecomendada.blogspot.pt

Começamos como uma entrada em que tínhamos uns mexilhões panados com uma fritura perfeita a chegarem à mesa quentes, sequinhos, crocantes e com algum picante, e uns camarões enrolados em massa filo que faziam lembrar um clichê que por vez nos assalta nos restaurantes chineses baratos mas que nos chegavam também com uma fritura perfeita, ligeiramente picantes e um toque especial no sabor que me pareceu ser cominhos. Seria difícil começar melhor... Coisas simples, quase banais, quase clichês mas que pelo sabor distinto e uma ótima execução nos deixam tremendamente satisfeitos.


Seguiu-se uma das estrelas da noite a Apa de Camarão à Goesa. A Apa de Camarão é uma bôla que foi adaptada aos ingredientes locais apôs a chegada dos portugueses a Gôa. O seu aspecto, confesso, não parecia prometedor, parecendo um pouco seca, mas ao provar todas as reticencias se desvaneceram. Uma massa leve com alguma doçura que ligava na perfeição com o picante do recheio de camarão.


Continuamos com a segunda estrela da noite o Leitão à Damão que também não primava pelo aspeto mas que em sintonia com pratos anteriores não desiludia na boca. Muito tenro e com um sedutor crocante, sabor ligeiramente anizado (funcho talvez) sendo o leitão marinado em vindalho. O vindalho tem origem na vinha d'alhos que foi adaptado aos ingredientes e especiarias locais.


Terminámos com uma Bebinca de Leite de Macau. Este doce é mais um exemplo da influencia da diáspora portuguesa nas cozinhas dos locais por onde passámos. A sua receita tem muitas semelhanças com um doce conventual português, o Manjar Branco, devendo ser essa a sua origem. O nome parece ter origem na Bebinca Goesa embora não se perceba muito bem as razões que levaram à adopção deste nome. Parece indiciar que este doce terá sido levado de Portugal para Goa e posteriormente para Macau mas não há evidencias que corroborem isto. Este final deixou-me a pensar que depois do restaurante de Macau na Expo 98, ao qual fui duas ou três vezes, não há nenhum restaurante de cozinha macaense em Lisboa o que me parece uma grave omissão na restauração lisboeta. Enquanto escrevia isto descobri que a Casa de Macau parece que organiza Comizainas todas as quartas-feiras ao almoço podendo-se desfrutar uma refeição macaense. Tenho de ver se um dia destes passo por lá.


O Delícias de Goa é restaurante familiar onde o dono, José de Paula Rodrigues, está na sala e o filho Miguel está na cozinha, onde as receitas estão escritas à mão num velho caderno da mãe do Miguel. Até não perdia se fizesse uma pequena lavagem de cara numa sala, já a acusar um pouco o passar anos, um empratamento mais moderno e apelativo também podia trazer alguma vantagem mas rapidamente esquecemos tudo isto quando damos a primeira dentada e sentimos a autenticidade dos sabores e se percebe a qualidade da execução. É comida autêntica o que temos aqui.


Foi curioso verificar a presença neste jantar de famílias de origem goesa que serão clientes regulares do restaurante e que nesta ocasião não quiseram deixar de vir comer dois pratos emblemáticos da sua cozinha e que provavelmente não terão oportunidade de provar com regularidade. A aposta em jantares temáticos é para manter nas últimas quintas-feiras do mês sendo próximo já amanhã, desta vez um Jantar Vegetariano à moda de Gôa estando previstos, entre outros, pratos como Biriany de Legumes, Delícias dos Rajás (mooglight) e Chacuti Vegetariano. Será mais uma boa oportunidade para conhecerem esta delicia de Lisboa.

Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin