Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Quinta do Crasto: o dia perfeito no Douro

Nota de imprensa


Quinta do Crasto: o dia perfeito no Douro

A Quinta do Crasto é uma das paragens obrigatórias para milhares de turistas todos os anos. Só em 2014, mais de 3 mil visitantes, nacionais e estrangeiros, passaram pela propriedade situada na margem direita do Rio Douro, uma localização privilegiada entre a Régua e o Pinhão. Este ano o número promete aumentar, já que repetiu o Certificado de Excelência atribuído pelo TripAdvisor.

Divulgação: Quinta do Crasto: o dia perfeito no Douro - reservarecomendada.blogspot.pt

As propostas de Enoturismo da Quinta do Crasto são personalizadas e garantem o máximo de tranquilidade e relaxamento possível, proporcionando uma experiência única na mais antiga região demarcada do mundo e Património Mundial da UNESCO.

A Quinta do Crasto promete o dia perfeito no Douro com programas que incluem visitas às vinhas e adega, provas orientadas com especialistas da casa, passeios tranquilos pela propriedade ou uma tarde de sol na icónica piscina com assinatura do Arquiteto Souto Moura, o ex-líbris da propriedade. Se preferir prolongar a experiência, é ainda possível fazer um passeio nos barcos Pipadouro, embarcações de luxo que proporcionam uma viagem inesquecível pelas águas agitadas do rio Douro.


Se está apenas de passagem, a sugestão é uma visita com prova de vinhos, que inclui um passeio pelas vinhas, nomeadamente pelas famosas Vinhas Velhas da Quinta do Crasto, adega e cave de barricas, onde estagiam todos os vinhos do produtor. Após a visita é organizada uma prova de 5 vinhos, devidamente apresentados por um responsável da Quinta do Crasto, que vai contando a história do vinho, da colheita e guiando o visitante pela experiência de prova.

Se pretender prolongar a experiência, o ideal é uma visita seguida de almoço/jantar, no qual os visitantes podem desfrutar de um menu tradicional e típico da região, preparado maioritariamente com produtos produzidos na propriedade, desde as amêndoas torradas nos aperitivos, variados produtos hortícolas e frutas produzidos em regime biológico, os azeites e, claro, os vinhos. As receitas são da família e os pratos são cuidadosamente harmonizados com os vinhos servidos, de forma a enriquecer a experiência enogastronómica.


O dia perfeito no Douro fica completo pelo espetáculo único das paisagens irrepetíveis da região, onde a natureza, esculpida pela mão do homem, completa um cenário de sonho à sua espera todo o ano.

Saiba mais em www.quintadocrasto.pt

Enoturismo Quinta do Crasto
Visita + Prova: 15€ + IVA por pessoa
Visita + Almoço/Jantar: 50€ + IVA por pessoa

Contacto para reservas:
Andreia Freitas – andreia.freitas@quintadocrasto.pt


Quinta do Crasto reforça aposta no Douro Superior com lançamento do Crasto Superior Syrah

A Quinta do Crasto acaba de lançar um novo vinho – Crasto Superior Syrah, que vem reforçar a gama de vinhos produzidos na Quinta da Cabreira, no Douro Superior. Esta aposta é resultado do forte investimento da Quinta do Crasto nesta sub-região, com o objetivo de apresentar uma gama de vinhos com um perfil moderno, elegante, fresco e uma excelente relação qualidade/preço.


Dado o sucesso do Crasto Superior Tinto, que desde a sua primeira colheita em 2007 se tem revelado um fenómeno de vendas, e do recente Crasto Superior Branco, altamente elogiado no panorama internacional, a Quinta do Crasto apresenta agora o seu primeiro vinho monovarietal produzido no Douro Superior.

O Crasto Superior Syrah 2013, um vinho que começou a ser idealizado em 2004, altura em que foram feitas plantações experimentais da casta Syrah na Quinta da Cabreira, foi uma agradável surpresa para a equipa de enologia. Com um estágio em barricas de carvalho francês durante 16 meses, este vinho apresenta uma excelente projeção aromática e grande volume e estrutura de boca. Para este lançamento foram produzidas 9014 garrafas, para uma abordagem inicial ao consumidor.

Este vinho é apresentado em simultâneo com a nova colheita do Crasto Superior Branco 2014 e Crasto Superior Tinto 2013.


Em 2014, o Crasto Superior representou 17% do volume de faturação total da Quinta do Crasto e atingiu um valor record de 179 mil garrafas produzidas. Recorde-se que o primeiro ano de comercialização do vinho Crasto Superior foi em 2010, tendo sido vendidas 37 mil garrafas. Em 4 anos, este crescimento foi expressivo e sustentado e, tal como projetado, tem-se revelado um importante motor para o crescimento global do volume de negócios.

Quinta da Cabreira
Na sequência dos investimentos efetuados e de acordo com o plano de crescimento previsto, foi adquirida pela família Roquette a Quinta da Cabreira, que está situada no Douro Superior. Tem 146 hectares, dos quais 114 foram plantados com vinhas. Na Quinta da Cabreira foram implementadas novas vinhas, recorrendo sobretudo às castas mais tradicionais do Douro – Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Toda a área de vinha está coberta por um sistema de rega gota a gota, que complementado por uma estação meteorológica própria, permite fazer frente ao clima mais quente, seco e agreste que é caraterístico do Douro Superior. A produção da Quinta da Cabreira destina-se a complementar a produção da Quinta do Crasto, permitindo assim otimizar o nível de utilização das adegas de vinificação que a empresa possui. Para Tomás Roquette, a nossa aposta no Douro Superior surgiu de duas premissas: a primeira era obviamente aumentar a nossa capacidade de produção, respondendo ao crescimento da procura nos vários mercados em que estamos presentes, mas também o desafio de produzir vinhos no Douro Superior, que apesar das condições difíceis, permite obter vinhos de qualidade ímpar.


Quinta do Crasto aposta em garrafas que protegem propriedades do azeite

A Quinta do Crasto, produtor de vinhos e azeites no Douro, acaba de lançar no mercado as novas colheitas dos seus dois azeites Extra Virgem: Quinta do Crasto Selection e Quinta do Crasto Premium. Em comum têm a embalagem renovada, pensada para preservar os compostos nutricionais do azeite e garantir a qualidade superior do produto.


Estas novas garrafas apresentam-se mais compactas e com um vidro mais escuro, funcionando como um isolador térmico, próprio para combater um dos principais inimigos do azeite: a luminosidade. A exposição à luz pode implicar a perda das propriedades nutricionais do azeite e levar a maior oxidação, podendo prejudicar a saúde.

Preservar o melhor da Natureza faz parte da filosofia da Quinta do Crasto, que começa no olival e termina à mesa. Também por isso o método de produção é pensado de forma a conservar as propriedades ricas deste produto. Nascidos em solos argilosos e beneficiando do microclima da região do Douro Superior, estes azeites são produzidos segundo os princípios da agricultura biológica, sem recurso a químicos ou adubos.


O Quinta do Crasto Selection é produzido a partir de azeitonas das variedades Cobrançosa e Madural, duas lembranças para o potencial da região na produção de azeites excecionais. Um verdadeiro Virgem Extra, com acidez máxima de 0,3%, que apresenta aromas a maçã verde e notas levemente picantes.

O azeite Quinta do Crasto Premium é elaborado com azeitonas das variedades Cobrançosa, Madural e Negrinha de Freixo, sugerindo uma grande expressão aromática e frescura. Com sabor único é a companhia perfeita para refeições leves de verão, como saladas, peixes, mariscos ou apenas uma degustação simples com tostas ou pão.

O azeite, estrela da gastronomia mediterrânea, é o toque perfeito para uma refeição equilibrada e sofisticada. Um retrato da Natureza perfeito para os almoços tardios de verão.


Crasto Superior Branco é escolha dos Sommeliers ingleses

Crasto Superior Branco 2013 é o mais recente vinho da Quinta do Crasto, o segundo branco na linhagem, com a particularidade de ser produzido na Quinta da Cabreira, no Douro Superior. Depois do sucesso do Crasto Superior Tinto, a Quinta do Crasto apostou num vinho branco com envelhecimento em madeira e, na sua primeira colheita, a reação de críticos e consumidor, superou as melhores expectativas.


No Sommelier Wine Awards, única competição britânica para vinhos do segmento on-trade, o Crasto Superior foi um dos 13 vinhos eleitos como Escolha dos Críticos, onde apenas consta mais um português (Justino’s Madeira Terrantez Vintage 1978) entre 2.500 vinhos avaliados.

Este sucesso deve-se, em parte, ao processo inovador de produção. O vinho estagiou durante seis meses em barricas de carvalho francês e acácia, assentes num sistema rotativo que permite o levantamento das borras finas, o chamado bâttonage, sem incorporação direta de oxigénio.

O Crasto Superior Branco surge na sequência da aposta da Quinta do Crasto no Douro Superior, beneficiando da altitude, acima dos 500 metros e do solo de granito e xisto, o que lhe confere mineralidade, frescura e elegância. Produzido com base nas castas Viosinho e Verdelho, apresenta uma cor citrina brilhante e uma excelente intensidade aromática. Na boca começa harmonioso, evoluindo para um vinho equilibrado, com uma acidez vibrante, que assegura uma excelente persistência final.

Segundo Tomás Roquette, administrador da Quinta do Crasto O Crasto Superior Branco foi pensado e projetado durante sete anos, tendo a sua primeira colheita sido em 2013. A primeira produção foi ainda muito limitada, servindo de teste ao mercado, e podemos já afirmar que passou com distinção. A próxima colheita, que será lançada em breve, terá uma maior produção e a tendência é ir aumentando gradualmente, tirando o melhor partido das nossas vinhas.

De referir que o Crasto Superior não foi o único vinho da Quinta do Crasto premiado na competição. O Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2012 conquistou Medalha de Ouro pela sinfonia aveludada de ameixas, cerejas e especiarias. O Crasto Superior Tinto 2012 foi Medalha de Prata, sendo considerado pela sommelier Laura Rhys como um vinho brilhante, com uma ótima complexidade e notas de especiarias. Por fim, o Quinta do Crasto LBV 2010 foi distinguido com Medalha de Bronze, pelo seu estilo elegante, floral, com um final fresco e especiado.


Site de Robert Parker coloca vinhos da Quinta do Crasto entre os melhores de 2012

A Quinta do Crasto, produtor de vinhos e azeites da região do Douro, volta a estar em destaque na imprensa internacional, tendo alcançado pontuações elevadas nas notas de prova do site de Robert Parker, um dos mais influentes críticos de vinhos internacional e cujas escolhas resultam em fenómenos de vendas.


O provador, Mark Squires, conhecedor dos vinhos portugueses, considera mesmo que os vinhos da Quinta do Crasto estão entre os melhores de 2012, um ano que revelou bons e refrescantes vinhos, mas poucos que sejam verdadeiramente surpreendentes. Segundo o crítico, os vinhos da Quinta do Crasto são fiéis ao conceito vintage: frescos, revigorantes, com boa acidez, concluindo que se trata acima de tudo, de uma gama de vinhos charmosa, com sabores intensos.

A escala de pontuações inicia com os 90 pontos ao Crasto Superior Tinto 2012, um vinho produzido com as uvas da propriedade do Crasto no Douro Superior, a Quinta da Cabreira. Simplesmente delicioso, afirma Mark Squires, acrescentando que no momento e nos próximos ano, este é um infalível conquistador de multidões, embora, também valha a pena guardar.

Com 91 e 92 pontos surgem os monocastas da Quinta do Crasto, Touriga Nacional 2012 e Tinta Roriz 2012, respetivamente. Estes vinhos são produzidos unicamente com as castas que lhe dão nome, apenas em anos de excecional qualidade, e estagiam entre 16 a 18 meses em barricas de carvalho francês. Para Mark Squires, o Touriga Nacional é absolutamente encantador, fresco e aromático, refinado e bem equilibrado. Sobre o Tinta Roriz, Squires destaca a bela textura e frescura surpreendente.

Subindo na escala chegamos a um dos incontornáveis vinhos do Douro: o Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2012, com 93 pontos. Elaborado a partir das vinhas velhas da propriedade, destaca-se pela complexidade e consistência, que lhe tem validos vários prémios internacionais. Mark Squires começa por mencionar que este é sem dúvida, o vinho com melhor relação qualidade/preço entre as colheitas de 2012 do Crasto e muito perto de ser o melhor vinho da gama também. Para o provador, o vinho revela boa profundidade e estrutura, com um final de boca persistente e aquela frescura e vigor que os vinhos do Crasto exibem em geral.

Por fim, o grande elogiado da nota de prova é o Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2012, um vinho super premium, apenas produzido em anos excecionais, com as melhores uvas de uma das vinhas mais antigas da Quinta do Crasto: a Vinha da Ponte. Mark Squires descreve-o como o vinho com maior concentração entre os seus pares da colheita de 2012 e maior potencial de guarda, considerando o melhor vinho entre as colheitas da Quinta do Crasto de 2012.

Após o ano arrebatador de 2011, a Quinta do Crasto volta a preservar a qualidade e consistência na colheita de 2012, surpreendendo com uma colheita de excelente qualidade, desde os vinhos de gama média à sua coleção premium. Sugestões para diferentes momentos e diferentes públicos, mas sempre com o selo de garantia Quinta do Crasto.

Crasto Superior Tinto 2012
P.V.P. 14,90 € (0,75l)

Quinta do Crasto Touriga Nacional 2012
P.V.P. 50,00 € (0,75l)

Quinta do Crasto Tinta Roriz 2012
P.V.P. 50, 00 € (0,75l)

Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2012
P.V.P. 28,00 € (0,75l)

Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2012
P.V.P. 145,00 € (0,75l)


Sobre a Quinta do Crasto
Situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto, é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais, 70 são ocupados por vinhas. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século. Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e instalações de vinificação, garantindo assim a produção de vinhos de mesa de elevada qualidade tais como o Crasto Branco e Tinto, Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas, Monovarietais (Tinta Roriz e Touriga Nacional) e Monovinhas (Vinha da Ponte e Vinha Maria Teresa), bem como categorias especiais de Vinho do Porto (Finest Reserve, LBV e Vintage). Mais recentemente, a Quinta do Crasto iniciou também a produção de azeites de categoria superior, contando com duas referências: Azeite Premium e Azeite Selection.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Ervas Aromáticas na Cozinha - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin