A atual Global Wines é a herdeira da Dão Sul que há uns anos atrás mostrou um fulgor desmedido com uma grande expansão aquém e além fronteiras. Ainda durante a sua fase de crescimento a Dão Sul já não cabia dentro das fronteiras do seu nome e fez-se a Global Wines para alargar o horizontes da empresa. Entretanto o ímpeto de crescimento viu-se refreado e Global Wines atravessou um período algo conturbado com saídas, entradas, compras abortadas e vendas que culminou com uma mudança de estrutura acionista em meados do ano passado. Os efeitos da reestruturação acionista foram fazendo-se sentir e chegam agora aos seus vinhos alentejanos produzidos na Herdade do Monte Cal.
Por estes dias vão poder encontrar nas bancas a edição 62 da Revista Paixão pelo Vinho. Já tinha tido a oportunidade de colaborar na edição 59 da Paixão pelo Vinho com um artigo na rubrica Blogger's Place. Agora passado cerca de um ano voltei a colaborar com a revista desta vez como membro de um dos painéis de prova que avaliou os vinhos classificados na edição 62 da revista. Esta edição da revista incluirá diversos painéis temáticos como Brancos com Arinto, Espumantes Rosé, Tintos Alentejanos por menos de 10€ e Tintos com mais de 10 anos alguns dos quais provei no painel em que fui integrado. Espero que gostem da revista e em particular dos vinhos de que por lá se fala.
A João Portugal Ramos tem um longo historial de conseguir colocar no mercado vinhos de com uma relação qualidade preço muito boa mantendo uma enorme consistência ao longo dos anos. A apresentação de uma nova gama da João Portugal Ramos gera por isso alguma expectativa. O nome e a imagem desta nova gama não foram revelados antes do evento de apresentação e foi por isso com alguma curiosidade que fui ao Le Jardin que está integrado no espaço Embaixada no Palacete Ribeiro da Cunha junto ao Príncipe Real. A primeiras indicações acerca do nome eram uma sigla: PR. Isso até parecia fazer sentido apontando para uma de duas abordagens: a utilização de uma sigla relacionada com o produtor como marca ou a criação de uma nova marca resultando de uma simplificação do nome da empresa produtora como seria por exemplo Portugal Ramos.
O Município de Esposende apresentou o Prato Identitário de Esposende Polvo da Pedra à Esposende. A apresentação esteve a cargo do Chefe Marco Gomes e do Enófilo José Silva, que conhecem bem a gastronomia do concelho
Já deve ter lido por aí que o Assinatura serviu a sua última refeição na passada 3ª feira. Só não passei por lá nesta última fase sob o comando de João Pereira, passei por lá com todos os outros chefs. Com o Henrique Mouro passei por lá três vezes, duas em Restaurant Weeks e uma para um menu de cogumelos. A Assinatura era do Henrique e a sua saída acabou por ser um prenúncio deste fim. Hoje é fácil dizer isto mas logo na altura a transição parecia difícil e que se calhar um novo nome e/ou uma nova imagem teria sido uma boa ideia. O espaço estava muito marcado e feito à imagem do Henrique Mouro e era quase impossível não ver o espaço como o restaurante do Henrique Mouro.