É já tradição que o primeiro grande evento de vinhos do ano seja a Essência do Vinho no Palácio da Bolsa no Porto que se irá realizar no último fim de semana de Fevereiro. É sempre uma abertura em grande do ano vínico naquele que é um dos dois mais importantes eventos de vinhos em Portugal. Desde o ano passado que este evento tem uma pulga no seu dorso. Trata-se do festival Simplesmente Vinho que se define como: um salão off, simplesmente... Vinhos loucos e divertidos. Mais do que fazer concorrência, a ideia é de aproveitar a presença na cidade do Porto de muitos apreciadores devido à Essência do Vinho e juntar num local alternativo um conjunto de produtores diferentes e menos conhecidos. A primeira edição deste evento realizou-se no ano passado e confesso que fiquei com dúvidas da sua continuidade mas ainda bem que as minhas dúvidas não se confirmaram e que 2014 verá a sua 2ª edição. Se forem à Essência do Vinho não se esqueçam de passar por lá.
O primeiro fim de semana de Abril deverá ser um fim de semana importante para mim. Antes da Páscoa, é nesse fim de semana que começa o Peixe em Lisboa. Desde a primeira edição que vou religiosamente ao Peixe em Lisboa no primeiro Sábado do evento e fico por lá o dia. Nas primeiras edições era o dia de abertura do evento, agora já não é, mas por tradição é o meu dia de Peixe em Lisboa. Organizado pela Essência do Vinho é mais um evento gastronómico que um evento vínico mas também tem sido lá que tenho tido algumas das minhas melhores experiencias vínicas, também porque o patrocinador principal é a José Maria da Fonseca e o Moscatel é um vinho a que estou ligado emocionalmente. A norte, no Porto, nesse mesmo dia, será realizada a primeira edição do Porto Wine Market organizado pela Adegga que nos tem habituado a grandes eventos. É a primeira novidade deste ano da Adegga e provavelmente haverá mais. Desta vez no Porto, não deverá ser diferente, mais do que grande evento, deverá ser um grande encontro de amigos.
A começar o Verão, em Junho e Julho costuma organizar-se dois eventos de relevo em Lisboa. Primeiro ainda em Junho deverá realizar-se o Adegga Summer Wine Market. Vamos lá ver se é este ano que consigo ir à versão de Verão do Adegga Wine Market. Já em Julho é a vez d’Os Goliardos organizarem o seu Vinho ao Vinho. Este festival é sempre uma oportunidade única para provar vinhos de produtores menos conhecidos, tanto portugueses como vindos do resto da Europa, e que são comercializados na garrafeira-bar Os Goliardos.
O mês de Setembro, altura de vindimas, está repleto de eventos vínicos por todo o país. Tenho curiosidade em ver se o Encontro do Vinho e dos Sabores – Bairrada que se estreou no ano passado se voltará a realizar. Pareceu-me uma iniciativa muito interessante de promoção da Bairrada que merece ser continuada. Já em Outubro costuma realizar-se a Vinipax em Beja que pretende ser uma referência para os vinhos do sul de Portugal. Regressada em 2013 depois de um interregno em 2012 seria bom para Beja e para as regiões representadas que a sua organização não voltasse a sofrer percalços. Também em Outubro deverão ser os Vinhos do Alentejo em Lisboa a marcar presença na capital num evento que já se tornou habitual e que deverá ter este ano a sua sexta edição. Ainda no final de Outubro é habitual realizar-se em Ponta Delgada na ilha de São Miguel o Wine in Azores.
Logo nos primeiros dias de Novembro é a vez do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno que na sua segunda edição realizada em 2013 se afirmou como o evento alternativo para os produtores mais pequenos que pretendem mostrar os seus produtos em Lisboa mas não têm a capacidade financeiras para participar nos grandes eventos vínicos como o Encontro do Vinho e dos Sabores que normalmente se realiza no fim-se-semana seguinte. O Encontro do Vinho e dos Sabores é organizado pela Revista de Vinhos e é, a par da Essência do Vinho, um dos dois mais importantes e abrangentes eventos de vinhos realizados em Portugal. No final do mês de Novembro é a vez da Madeira receber um grande evento de vinho por via da Essência do Vinho Madeira.
Em Dezembro, para terminar o ano, há dois eventos dignos de nota. No Porto, a Essência do Gourmet foge daquilo que é um evento vínico sendo mais um evento gastronómico como o Peixe em Lisboa. Não deixa de ter no entanto também uma forte componente vínica. Em Lisboa o ano vínico encerra com chave de ouro com o Adegga Wine Market que se tornou um evento incontornável e onde é sempre um prazer voltar e reencontrar amigos.
Ao longo do ano há muitos mais eventos realizados em todo o país. No blogue tento manter uma lista dos eventos anuais embora nem sempre isso seja fácil pois para alguns eventos a informação é escassa e às vezes só está disponível muito perto da data do evento. Podem também encontrar no blogue o calendário enófilo, no qual colaboro na atualização juntamente com outros bloguers. No calendário enófilo podem encontrar além destes eventos anuais provas e jantares vínicos organizados por garrafeiras e restaurantes. Nestes ou noutros eventos vínicos não faltarão certamente boas ocasiões para provar bons vinhos em 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário