- Festival do Vinho do Douro Superior em Vila Nova de Foz Côa
- O Douro Sustentável: Vinho e Turismo-Património em debate
- Festival do Vinho do Douro Superior 2014 começa sexta-feira
Está já agendada a realização de mais uma edição do Festival do Vinho do Douro Superior: de 30 de Maio a 01 de Junho em Vila Nova de Foz Côa, a capital do Douro Superior, que desta forma reforça a sua aposta na valorização e promoção da sub-região vínica e nos seus demais sabores e produtos autóctones. Com a organização da Fundação Côa Parque, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, e produção da Revista de Vinhos este é um evento multifacetado – pelo carácter profissional em torno do vinho, mas também pela sua vertente de festa popular, que se desenrola em paralelo – e que assim se destina a um público muito vasto.
No que toca ao elemento protagonista do Festival, para além da Feira de Vinhos e Sabores no ExpoCôa – prova de vinhos gratuita e possibilidade de aquisição dos mesmos a preços especiais –, voltam a ter lugar as Provas Comentadas por Especialistas (três de vinhos e uma de azeites), o Concurso de Vinhos do Douro Superior e o Colóquio, cujo tema deste ano é O Douro Sustentável: Vinho e Turismo, uma realidade por muitos identificada, mas por poucos trabalhada. A novidade deste ano passa por um Jantar Vínico que se vai realizar na sexta-feira, dia 30, às 21h30, no restaurante do Museu do Côa, com a presença de vários produtores e grandes vinhos do Douro Superior. O acesso a todas as actividades anteriormente mencionadas implica inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. O jantar é a única actividade que terá um valor associado.
A cidade de Vila Nova de Foz Côa vai ser invadida por muita diversão, com várias demonstrações artísticas ao longo dos três dias: números de magia, malabarismo, intervenções de teatro de rua, percussão tradicional portuguesa. Destaque ainda para um emocionante concerto da fadista Mariza (www.mariza.com), com lugar marcado para Sábado, às 22h00, no palco do ExpoCôa.
Esta edição do Festival do Vinho do Douro Superior mantém o objectivo de afirmar a sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade de ambos: território e vinhos. Integram este certame produtores de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos vizinhos: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo.
O Douro Sustentável: Vinho e Turismo-Património" em debate
O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património é o tema que vai dar mote e lançar o debate no colóquio que se realiza na manhã de Sábado, dia 31 de Maio, no auditório do ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa. Este espaço de apresentação e discussão de ideias, que tem início às 09h30 e termina às 13h30, vai ser moderado pelo jornalista e crítico da Revista de Vinhos, João Afonso, e contará com a intervenção de sete oradores bastante conhecedores da realidade duriense, na qual trabalham.
O colóquio é dirigido profissionais – lavradores durienses, produtores e engarrafadores de vinhos do Douro e do Porto e tem como objectivo a reflexão e partilha de experiências e conhecimentos – e insere-se no programa do Festival do Vinho do Douro Superior, que estará a decorrer em Vila Nova de Foz Côa entre os dias 30 de Maio e 01 de Junho. As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis, devendo ser feitas com a máxima antecedência através dos contactos 215 918 087, 215 918 083 ou ritapereira@masemba.com.
Programa
09h30 – Abertura
09h40 – A Arquitectura Vinhateira do Vale: Terraços, Patamares e sua Sustentabilidade :: António Magalhães (Fladgate Partnership)
10h10 – Business & Biodiversity: A Actividade Económica Vitivinícola e a Protecção da Biodiversidade e da Paisagem Vitícola Duriense :: José Maria Soares Franco (Duorum Vinhos) e Nuno Vilela (Sinergiae)
11h40 – A Importância das Castas Autóctones :: António Graça (Sogrape)
11h10 – Coffee break
11h30 – A Biodiversidade e o Vinho do Douro :: Rui Soares (Real Companhia Velha)
12h00 – Evolução das Operações Culturais Vitivinícolas no Douro: da Modernidade do Séc. XX para a Sustentabilidade do Séc. XXI :: Fernando Alves (Symington Family Estates)
12h30 – Eno e Eco Turismo no Vale do Douro: Recurso em Crescimento :: Ana Correia (Adriano Ramos Pinto)
13h00 – Debate
13h30 – Encerramento
Festival do Vinho do Douro Superior 2014 começa sexta-feira
É já sexta-feira, às 17h00, que começa mais uma edição do Festival do Vinho do Douro Superior, evento que decorre em Vila Nova de Foz Côa até Domingo, dia 01 de Junho. A inauguração vai contar com a presença de Miguel Poiares Maduro (Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional), Fernando Campos Real (Director da Fundação Coa Parque) e Gustavo de Sousa Duarte (Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa).
Com a organização da Fundação Côa Parque, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa e a produção da Revista de Vinhos, este é um evento que veio para ficar, afirmando a cidade de Vila Nova de Foz Côa como a capital do Douro Superior e a sub-região como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade do território, seus vinhos e demais sabores e produtos autóctones.
O ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa vai ser palco da Feira de Vinhos e Sabores (prova de vinhos gratuita e possibilidade de aquisição dos mesmos a preços especiais); de quatro Provas Comentadas por Especialistas, três de vinhos e uma de azeites; de um Colóquio para profissionais sob o tema O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património; e do Concurso de Vinhos do Douro Superior. A novidade deste ano é um Jantar Vínico da autoria de um conceituado chefe nacional, a acontecer no restaurante Coa Museu. À excepção da Feira, cuja entrada é livre, e do Concurso, destinado a especialistas que são convidados a integrar um painel de jurados, o acesso às outras actividades implica inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados.
Mais de 70 espaços, 220 referências e 3.000 garrafas de vinho em prova
Setenta e três espaços para degustação de vinhos e sabores provenientes de oito concelhos da região (Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa), mais de 220 referências e de 3.000 garrafas de vinhos vão estar em prova ao longo das dezoito horas da Feira de Vinhos e Sabores: sexta-feira, das 17h00 às 22h00; Sábado, das 15h00 às 22h00; e Domingo, das 14h00 às 20h00).
São esperados mais de cinco mil visitantes, de onde se destacam os já cerca de quarente e cinco jornalistas, bloggers e representantes do comércio confirmados e acreditados. No que toca ao Concurso de Vinhos do Douro Superior são cerca de 130 os vinhos inscritos e que vão ser postos à prova por um júri composto por 27 profissionais do sector.
Marco Gomes: Garfo de Ouro 2014 protagoniza jantar vínico no Museu do Côa
Na sexta-feira, dia 30 de Maio, às 21h30, o restaurante do Museu do Côa vai acolher um jantar vínico de luxo. Com a assinatura e presença do Chefe Marcos Gomes – proprietário do restaurante Foz Velha, no Porto, distinguido com o prémio Garfo de Ouro 2014 pelo guia Boa Cama, Boa Mesa do jornal Expresso – e acompanhado de grandes vinhos do Douro Superior, comentados pelo jornalista e crítico da Revista de Vinhos Fernando Melo, esta é uma refeição que promete ficar na memória.
O jantar é composto por aperitivos, entrada, prato principal e sobremesa e tem um valor de € 45,00, já com os seis vinhos incluídos. A inscrição deve ser feita, previamente, através da Revista de Vinhos: Rita Pereira, ritapereira@masemba.com, 215 918 087 ou 215 918 084.
MENU DO JANTAR VÍNICO PELO CHEFE MARCO GOMES
Aperitivos
Bombons de alheira
Mexidos com espargos verdes
Escabeche de peixinhos do rio
Ceviche de barbo com lima e mel
Açorda de erva peixeira
Bola de carne
Vinhos: Quinta da Terrincha branco 2013 | Valle do Nídeo branco 2012
Entrada: Bacalhau braseado, milhos tradicionais e salada de azedas
Prato Principal: Pá de cabrito com batatinha assada e arroz de forno
Vinhos: Crasto Superior tinto 2011 | Quinta da Canameira Grande Reserva tinto 2010
Sobremesa: Trilogia de doces de amêndoa
Vinhos: Amável Costa Porto 20 Anos | Burmester Quinta do Arnozelo Porto Vintage 2009
FICHA TÉCNICA | EVENTO EM NÚMEROS
- 3 entidades envolvidas: Fundação Côa Parque (organização), Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa (organização) e Revista de Vinhos (produção e direcção)
- 1 sub-região vinícola (Douro Superior)
- 8 concelhos vinícolas (Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa)
- 72 stands com produtores de vinho (59), sabores (10) e tasquinhas (3)
- Cerca de 220 marcas de vinho presentes
- Mais de 3.000 garrafas servidas ao longo dos 3 dias
- 14 horas de debate e formação
- 18 horas de exposição e prova de vinhos e sabores
- 25 jurados no Concurso de Vinhos do Douro Superior
- Mais de 130 vinhos a concurso
- 15 retalhistas de vinhos confirmados
- Mais de 30 jornalistas e bloggers acreditados
- 5.000 visitantes esperados
PROGRAMA E ACTIVIDADES
Animação ao longo dos dias do festival com os AnimaTrupe
30 MAIO | SEXTA-FEIRA
17h00 - Inauguração Oficial do Festival (com a presença de Miguel Poiares Maduro - Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Fernando Campos Real - Director da Fundação Côa Parque e Gustavo de Sousa Duarte - Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa)
18h00 - Prova Comentada Tintos do Douro Superior, diversidade e qualidade, por João Paulo Martins
21h30 - Jantar Vínico com assinatura do Chefe Marco Gomes (do Restaurante Foz Velha, distinguido com o prémio Garfo de Ouro 2014 pelo guia Boa Cama, Boa Mesa do jornal Expresso) e comentado por Fernando Melo – Restaurante Coa Museu
22h00 - Encerramento da Feira
31 MAIO | SÁBADO
09h00 às 13h00 - Prova do Concurso de Vinhos do Douro Superior - Prova
09h30 às 13h30 - Colóquio: O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património
15h00 - Abertura da Feira
16h30 - Prova Comentada Azeites do Douro Superior, por Francisco Pavão
18h30 - Prova Comentada Viagem pelos brancos do Douro Superior, por Nuno Oliveira Garcia
22h00 - Encerramento da Feira / Espectáculo ao vivo no ExpoCôa: fadista Mariza
01 JUNHO | DOMINGO
14h00 - Abertura da Feira
15h00 - Anúncio resultados do Concurso de Vinhos do Douro Superior
16h30 - Prova Comentada Portos do Douro Superior: castas, terroirs, estilos, por Luís Antunes
20h00 - Encerramento do Festival
Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário