A História e o Conceito
Uma ideia. Um sonho. Um convite.
Joana Marta e Pedro Moreira, co-autores do blog Bebes.Comes, investem num novo projecto, que salta do mundo digital, e lançam no mercado o Vinho BEBESPONTOCOMES Dão by Lúcia Freitas
Um conceito ao qual os autores pretendem dar seguimento, com o nome Collection.
O objectivo é convidar enólogos ou produtores de terroirs diferentes para, em parceria, criarem vinhos singulares, inspirados no conceito de comunicação do blog e seus seguidores.
Para além da qualidade do vinho, pretende-se fazer um investimento na imagem, através do convite a ilustradores, permitindo dar mais visibilidade à criação artística e lançar garrafas verdadeiramente únicas e de colecção, capazes de chamar a atenção de todo o tipo de público, desde enófilos a curiosos.
André da Loba foi o ilustrador escolhido para a concepção criativa do primeiro vinho que hoje se apresenta, a quem foi pedido que se inspirasse no universo feminino, como uma forma de homenagear as muitas seguidoras do blog Bebes.Comes.
O Vinho:
O pretendido era começar no terroir do Dão e pelas mãos de uma mulher.
O desafio foi lançado à enóloga Lúcia Freitas, pelo trabalho que a mesma tem já bem reconhecido na região, e pela sua capacidade de introduzir o carácter jovem, fresco e moderno desejado, tanto para o vinho como para o projecto. Um conceito que rapidamente abraçou e com o qual se identificou.
O vinho teve já o seu pré-lançamento no evento Wine Sessions by BEBES.COMES, em Aveiro e em primeira mão para os seguidores do blog.
As notas:
Cor amarela citrina, aromas de flor de laranjeira, toranja e frutos brancos de pomar, com notas de barrica muito discreta. Na boca é subtil, mineral, mostra uma excelente acidez cítrica, textura e um final longo e firme. Uma produção limitada a 1000 garrafas, onde brilha o Encruzado do Dão (85%), bem acompanhado do Cerceal (15%). Este vinho branco de 2013 teve prensagem em prensa pneumática com 4h de maceração pelicular, fermentou em cubas de inox com temperatura controlada (16-17ºC), com battonage após a fermentação e estágio de 9 meses em barricas usadas de 300L de carvalho francês.
Sobre Lúcia Freitas:
Nasceu na Região do Dão, desde sempre com uma forte ligação à vinha e ao vinho.
A sua formação académica é em Química. Quando terminou o curso, foi trabalhar para um laboratório, mas depressa percebeu que não pretendia passar a sua vida fechada entre quatro paredes.
Saiu, e em 2005 foi trabalhar na Dão Sul, mas ainda para o laboratório da Quinta de Cabriz, acabando por passar pelas vindimas e descobrir que a enologia era afinal a sua vocação. Já trabalhou nas principais regiões vitivinícolas do país, assinando inclusivamente vinhos premiados.
Em 2010 foi distinguida pelo Jornal O Público como uma das 10 enólogas mais influentes de Portugal.
Em 2011 abraçou um novo projecto, juntamente com Carlos Lucas e Carlos Rodrigues - a Magnum Vinhos - juntando ao seu portfólio marcas como Ribeiro Santo, Baton ou Maria Mora.
Em 2014 conquistou o prémio de jovem agricultora do ano.
Sobre André da Loba:
Artista. Português. Considerado como um dos melhores ilustradores de todo o mundo.
Nasceu em Aveiro, onde tirou o curso de design gráfico. Quando colocou a hipótese de ser ilustrador, passou de uma pós-graduação em Barcelona para a School of Visual Arts, em Nova Iorque. Nesta última cidade viveu alguns anos, colaborando com o The New York Times, The Washington Post, The Boston Globe, Newsweek, Time Out Magazine, entre outros.
Soma várias distinções internacionais como a da Sociedade de Ilustradores de Nova Iorque.
Em Portugal colabora com a Companhia das Letras, a Porto Editora, a Caminho, a Lupa Design, a Calouste Gulbenkian Foundation, etc.
[ www.andredaloba.com ]
+ info: www.bebespontocomes.pt/collection
Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário