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Divulgação: Moscatel Torna Viagem regressa à José Maria da Fonseca

Nota de imprensa


Moscatel Torna Viagem regressa à José Maria da Fonseca

Após mais uma viagem do Navio Escola Sagres, o famoso Moscatel de Setúbal Torna Viagem regressou no passado dia 2 de Setembro a Azeitão.

Nesta viagem de cerca de 3 meses, que teve como destino os EUA, o Navio Escola Sagres passou, entre outros, pelos portos de Filadélfia, New Bedford e Boston, e levou a bordo um casco com Moscatel Roxo 2014 e dois cascos com Moscatel de Setúbal da mesma colheita.

Divulgação: Moscatel Torna Viagem novamente a bordo do Navio Escola Sagres - reservarecomendada.blogspot.pt

Esta viagem faz parte de uma nova experiência em que o intuito é avaliar qual a influência da passagem do Equador no vinho, sendo que desta vez este apenas navegou pelo Hemisfério Norte. O restante vinho da mesma colheita encontra-se guardado em cubas de inox, e será usado numa próxima viagem que irá passar pela linha do Equador. Após essa viagem, irá ser feita uma prova comparativa entre o vinho que não passou pelo Equador, o que passou pelo Equador e o que ficou nas Adegas da José Maria da Fonseca como testemunha.


Torna Viagem: uma experiência centenária

A José Maria da Fonseca descobriu o Torna Viagem há mais de um século. Na época em que navios cruzavam os mares do Mundo fazendo todo o tipo de comércio, era comum levarem à consignação cascos de Moscatel de Setúbal. Os comandantes, que recebiam uma comissão pelo que vendiam, nem sempre os conseguiam comercializar na totalidade. Na volta a Portugal, depois do périplo, em que se submetiam a diversos climas e significativas variações de temperatura, os cascos eram devolvidos à Casa Mãe. Ao serem abertos, o resultado era quase sempre uma grata surpresa: geralmente o vinho estava bastante melhor do que antes de embarcar. A passagem pelos trópicos, a caminho do Brasil, África ou Índia, quando atravessava por duas vezes a linha do Equador, uma na ida, outra na volta, melhorava a qualidade do Moscatel de Setúbal e conferia-lhe grande complexidade.

A experiência da viagem do Moscatel Torna Viagem realizou-se recentemente em 2010, ano em que fez a Volta ao Mundo no Navio Escola Sagres, 2007 e em 2000, desta feita por altura da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Nestas três viagens comprovou-se a qualidade superior do vinho no seu regresso a Portugal, comparativamente aos cascos que permanecem nas Adegas da José Maria da Fonseca, apelidados de testemunhas.

As já quatro experiências de Torna Viagem da era moderna foram levadas a cabo sobretudo com o objectivo de investigação científica e fazem parte da colecção da empresa. Não está prevista a comercialização destas edições nas próximas décadas, permanecendo este Moscatel de Setúbal único na Casa Museu da José Maria da Fonseca, em Azeitão, podendo ser observadas pelos seus visitantes.


Lancers Apresenta Nova Imagem

A José Maria da Fonseca lançou em Julho a nova imagem da sua emblemática marca, Lancers.

A origem do Lancers remonta aos anos 40 do século XX, aquando da visita de Henry Behar, americano de origem arménia, à José Maria da Fonseca, ainda antes do final da segunda grande guerra, e a sua proposta em lançar um vinho rosado nos Estados Unidos, constituindo o grande ponto de viragem dos negócios da empresa a partir de 1944.


A Vintage Wines, que Henry Behar criou com mais três sócios e que mais tarde viria a vender à Heublein, rapidamente cobriu o mercado norte–americano atingindo em meados dos anos 60 vendas de quase meio milhão de caixas de Lancers e um milhão de caixas no final da década de 70. Do acordo firmado entre António Porto Soares Franco e Henry Behar, o Lancers viria a apresentar uma imagem única e distinta, com a garrafa ainda hoje a ser objecto de culto nos Estados Unidos. Identificava um produto agradável, despretensioso, com um nome facilmente legível, adaptado do quadro Las Lanzas do pintor espanhol Velasquez, de quem Behar se confessava grande admirador, versátil com qualquer tipo de comida, e ao alcance das novas gerações de consumidores norte-americanos, apresentando assim todos os requisitos indispensáveis à massificação do seu consumo.

Hoje em dia, o Lancers continua a ser um case-study de sucesso, dado o seu perfil internacional, sendo um dos vinhos portugueses mais vendido em todo o mundo, principalmente nos E.U.A., Itália, Espanha e Portugal. A família Lancers apresenta hoje um vinho rosé, um vinho branco, um rosé e um branco sem álcool (Lancers Free) e ainda um espumante bruto e um espumante bruto rosé (Lancers Bruto).

A nova imagem do Lancers visa aproximar-se da garrafa original, mantendo o seu icónico formato e regressando ao aspecto de barro pintado, mas apresentando-se ao mesmo tempo mais fresca e moderna, sendo este vinho, na versão rosé e branco, o companheiro ideal e despretensioso para o Verão!


Casa Museu José Maria da Fonseca recebe Excelência do Trip Advisor

O Enoturismo da José Maria da Fonseca em Azeitão recebeu em Junho o Certificado de Excelência da reconhecida plataforma mundial online de viagens, Trip Advisor.

Das quase 70 avaliações recebidas, a Casa Museu José Maria da Fonseca obteve uma média de 4,5 estrelas em 5 possíveis.


O Enoturismo é umas das nossas melhores ferramentas de marketing. Damos a conhecer, diariamente e de forma apaixonada, a nossa história e os nossos produtos aos visitantes dos quatro cantos do mundo, lançando a semente a novos consumidores e fortalecendo relações com consumidores já existentes. Recebemos com imenso orgulho esta distinção do Trip Advisor, a qual nos impele a trabalhar ainda melhor para continuar a merecer a confiança de quem nos visita. Não existe selo de aprovação maior do que ser reconhecido pelos clientes, refere Sofia Soares Franco, responsável pelo Enoturismo da empresa.

Leia as avaliações aqui.

A José Maria da Fonseca realiza visitas guiadas às suas instalações em Vila Nogueira de Azeitão desde os anos 60 do séc. XX, tendo apostado fortemente no Enoturismo desde 2007. Em 2014 fechou o ano com mais de 35 mil visitantes de 74 países distintos. Portugal está em primeiro lugar com 30% do total de visitantes, seguido da Rússia, EUA, Alemanha, Brasil, Reino Unido, França, Suécia, Dinamarca, Holanda e Espanha.

A Casa Museu José Maria da Fonseca está aberta diariamente, inclusive fins-de-semana e feriados com serviços variados como visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de iguarias regionais, acções de team building e refeições para grupos corporate. As reservas deverão ser dirigidas a enoturismo@jmfonseca.pt ou (+351) 212198940.

Sobre o Trip Advisor
TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo e ajuda os turistas a planearem e reservarem a as suas viagens com base nos comentários de outros visitantes. Os sites do TripAdvisor juntos formam a maior comunidade de viagens do mundo, com aproximadamente 340 milhões de visitantes por mês e mais de 225 milhões de avaliações e opiniões, cobrindo mais de 4,9 milhões de acomodações, restaurantes e atracções. Os sites operam em 45 países em todo o mundo.


2014 Ano Extraordinário de Brancos na José Maria da Fonseca

2014 foi um ano extraordinário para brancos, afirma Domingos Soares Franco. Para o enólogo sénior da José Maria da Fonseca, 2014 foi a melhor colheita de brancos desde que trabalha na empresa, note-se que ingressou no projecto familiar em 1980.


O ano vinícola de 2014 foi pautado por temperaturas abaixo da média o que influenciou o ciclo vegetativo da videira, permitindo uma maturação mais lenta com benefícios óbvios na preservação da acidez natural das uvas. Estes factos que acabaram por imprimir aos vinhos brancos da Península de Setúbal da José Maria da Fonseca, características extraordinárias, que se comprovam nos mais recentes lançamentos do produtor.

Domingos Soares Franco, apresentou antes do Verão os seus brancos da Península de Setúbal de 2014, o BSE, de imagem renovada, o Periquita Branco, os Quinta de Camarate Branco Seco e Branco Doce e ainda o Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho.


A José Maria da Fonseca
Fundada há mais de 180 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países. O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

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