O Turismo de Portugal divulga os resultados do inquérito sobre a procura nas unidades de Enoturismo, segmento da oferta com importância crescente em Portugal e que regista importantes investimentos em equipamentos modernos e atrativos e uma crescente oferta de serviços turísticos com capacidade de atrair turistas para zonas de menor densidade turística e em épocas que contribuem para a atenuação da sazonalidade.
O inquérito foi realizado junto de unidades que produzem vinho, realizam visitas (com ou sem marcação), proporcionam provas de vinhos e fazem venda nas instalações. Contemplaram-se, ainda, as caves de vinhos do Porto, bem como algumas adegas cooperativas, centros de interpretação ou museus que, embora podendo não facultar o conjunto dos três serviços referidos, fazem parte do universo do Enoturismo.
O inquérito de caraterização das unidades de Enoturismo foi efetuado no Continente e Regiões Autónomas, entre maio e julho de 2015, através de uma plataforma online, permitindo a inquirição exaustiva a um universo de 331 unidades de Enoturismo. A taxa de resposta obtida foi de 42%.
Deste inquérito salientam-se as seguintes conclusões:
- Em termos da Classificação da Atividade Económica (CAE) há uma natural preponderância para as atividades ligadas ao vinho, mas cerca de 17% identificam como CAE secundária a atividade de turismo no espaço rural.
- Mais de 51% das unidades de Enoturismo iniciaram atividade na década 2000/09 e 30% entre 2010 e 2014.
- A presença das unidades de Enoturismo na internet é generalizada, tanto através de websites (85%) como de redes sociais (81%).
- 97% das unidades de Enoturismo afirmam disponibilizar os respetivos websites em português e 87% também em inglês. Apenas 18% das unidades disponibilizam o website em francês e 10% em espanhol.
- Cerca de 48% das empresas inquiridas não ultrapassaram os 500 clientes, em 2014, no entanto, 24% referiu ter mais de 5000 clientes por ano. O peso da procura nacional e internacional é equilibrado, cada um com 50% de quota.
- No mercado internacional, os 4 principais mercados são o Brasil e Reino Unido, Alemanha e França.
- A maioria dos clientes das unidades de Enoturismo tem entre 35 e 54 anos (60% do total da procura).
- Cerca de 55% das unidades inquiridas apontam os meses de verão (setembro, agosto e julho) como sendo os de maior procura. O mês de Setembro é o que mais se salienta, facto que decorrerá deste ser o mês das vindimas e de festas tradicionais relacionadas com o vinho.
O relatório encontra-se disponível aqui.
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