O vinho pode ser bebido independentemente de uma refeição mas a refeição é a casa natural do vinho. Embora nós, os enófilos militantes, por vezes façamos passar a ideia que o vinho é a estrela de uma refeição, o que é certo é que o papel do vinho numa refeição é normalmente secundário. O vinho é normalmente um facilitador e um complemento da refeição e só em casos muito particulares não é assim.
Mesmo em situações onde os restaurantes criam suplementos de vinhos para os seus menus de degustação e onde se procura uma perfeita complementaridade entre o vinho e a comida, o papel do vinho não deixa de ser um pouco secundário, pois o componente central da refeição não deixa de ser a comida.
Mas existe uma situação em os papéis se invertem ligeiramente. Os chamados jantares vínicos são normalmente ações de promoção efetuadas por um produtor ou distribuidor que têm por objetivo a promoção dos seus vinhos. Normalmente existe um trabalho de harmonização dos vinhos e dos pratos dos restaurante feito pela equipa do restaurante envolvendo por vezes o produtor e/ou enólogo de modo a criar um menu que realce as qualidades dos vinhos em prova.
Este meio de promoção tem vindo a ser bastante usado nos últimos tempos pelos produtores e pelos restaurantes pois parece configurar uma boa simbiose entre estes dois atores do mundo da restauração. Os produtores conseguem assim chegar mais perto da sua clientela e perceber melhor as suas expectativas e os restaurantes conseguem mobilizar a sua clientela para um evento diferente que normalmente se realiza durante dias de menor movimento. Habitualmente o produtor e/ou o enólogo estarão presentes e explicarão o vinho e as opções de harmonização efetuadas, muitas vezes em conjunto com o chefe e com escanção do restaurante.
Para quem participa pode ser uma experiencia enriquecedora pois permite conhecer melhor os vinhos e ter um contacto direto com quem produz o vinho e por vezes uma maior proximidade com a equipa do restaurante. Por outro lado a relação qualidade preço destes jantares costuma ser boa pois sendo uma ação de promoção do vinho, o produtor normalmente oferece os vinhos consumidos no evento o que faz com que o custo do vinho não pese como habitual na conta final.
Muitos restaurantes realizam periodicamente jantares vínicos outros de um modo mais ocasional. Na página dos Jantares Vínicos são listados um conjunto de restaurantes que costumam realizar jantares vínicos. Estes eventos serão certamente uma boa oportunidade para conhecer melhor os vinhos de uma marca que goste especialmente ou que tenha curiosidade de experimentar.
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