... anos!!! Do que julgavam que estava a falar?... A Reserva Recomendada completou ontem 3 anos desde o primeiro artigo publicado. Este último ano foi um ano curioso, em que comecei a ser convidado para eventos e apresentações de vinhos e restaurantes. Isso deu-me muito por onde escrever e agravou a minha falta de tempo para escrever sobre tudo o quero e sobre aquilo em que tenho a oportunidade de participar. Tive a oportunidade de alargar o meu público ao escrever para a Tourvinico e para a Paixão pelo Vinho que me concederam o privilegio de me convidarem para escrever.
Relatei boas novas que nem todos terão ouvido. Fiquei preso na Matrix de onde saí no rasto de um Bacalhau. Encontrei amigos em locais inesperados, cruzei-me com belas meninas e regressei a um local especial com amigos de outras andanças. Entrei num local sagrado e regressei a uma fonte de onde a água já não brota e deu lugar ao vinho. Comemorei aniversários, fiz arraial, inaugurei novos espaços e colaborei em calendários. Cantei poetas, escrevi arquitetos e felicitei premiados. Cruzei avenidas, fui ao Porto em pensamento e subi mesmo o Douro até à foz do Rio Torto para meses mais tarde subir a jusante. Cruzei-me com quem não me tinha cruzado num local onde costumo ir. Viajei pelos ares e sobre rodas, por vezes troquei o vinho por uma cerveja mas também fui ao café conhecer vinho. Meti-me com lobos e com tombalobos. Perdi-me por Colares e Seteais. Fiz piqueniques, por vezes pela calada. Festejei vinhos que alguns chamam de refresco e outros com idade respeitável. Por vezes tive dúvidas e até passei por tarado. Enfim, foi um ano cheio.
Durante este ultimo ano publiquei um pouco mais de 200 artigos, embora cerca de metade tenham resultado da publicação de notas de imprensa, que neste ano passaram a alternar quase sempre com os artigos editoriais e mesmo assim tenho de deixar muitas notas de imprensa por publicar pois não quero que estas sejam mais que o resto dos artigos. Tive cerca de 100 mil visualizações de páginas no último ano com uma média de cerca de 275 visualizações diárias. Dentro de alguns meses deverei atingir a marca dos 200 mil visitantes desde a criação do blogue. Em cada mês haverá cerca de 3000 visitantes individuais sendo que destes cerca de 350 destes visitam o blogue mais do uma vez durante um mês. São ainda números modestos mas já interessantes do ponto de vista de alcance daquilo que escrevo.
A página facebook do blogue conta neste momento com mais de 1000 seguidores e o perfil no twitter ultrapassou recentemente os 500 seguidores. A página no Google+ do blogue têm uma actividade mais residual. Além destes, a actividade do blogue pode ser seguida nos meus perfis pessoais do facebook, twitter, LinkedIn e Google+. Há ainda o meu perfil de Instagram onde podem ir vendo em direto instantâneos das minhas experiências vínicas e gastronomicas, entre outras coisas. Estes instantâneos depois acabam por ser publicados também nos meus perfis facebook e twiter e no próprio blogue.
Apesar da publicidade que vou tendo no site não tenho qualquer receita e à parte de algumas ofertas e convites para eventos não tenho qualquer compensação financeira do blogue. Mas quero continuar a escrever e a melhorar o blogue dentro das restrições de tempo que tenho e de ter de conciliar o tempo que gasto aqui com a minha vida pessoal e profissional. Acho que poderia fazer mais e melhor com mais tempo mas tal não me é possível de momento. No final das contas as coisas mais importantes que retiro destes três anos foi o prazer de contar algumas destas histórias, os amigos que tenho feito e alguns momentos que se têm proporcionado com estes amigos, alguns deles que nem sequer foram ou serão relatados por aqui como a grande noite das túberas ou oportunidades como a que tive ontem em que me deixei ficar à conversa descomprometidamente e como amigo com um dos melhores chefes portugueses da atualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário