Fica perto de Montemor-o-Novo, zona que conheço bem, pois a minha família é originaria do eixo entre Vendas Novas e Montemor-o-Novo. Desgraçadamente ainda não visitei o resort apesar de ter muita curiosidade em visita-lo, em especial, o restaurante que há um ano atrás foi a grande surpresa entre os restaurantes distinguidos com estrelas Michelin. A fazer as honras da casa no apresentação no Delidelux estava o Miguel Laffan que nos presenteou com 2 pratos feitos ali. Um deles foi um pequeno canapé feito ingredientes escolhidos na própria loja. O outro, é um prato que julgo ser um dos pratos de referencia do chef Miguel Laffan no restaurante do resort, o Vieiras às Brás.
Há quem veja na utilização do sufixo à Brás para qualquer coisa com cebola, batata palha e ovos, um crime lesa-pátria pois em rigor o à Brás identifica quem criou o prato e não o modo de preparação. E não há memória que o Brás, que se diz ter sido um cozinheiro galego a trabalhar em Lisboa, tenha juntado cebola, batatas e ovos a outra coisa que não tenha sido bacalhau. Eu percebo as razões semânticas que levam muitos a criminalizar esta prática mas acho-as um pouco exageradas. Para mim o importante é que a mensagem passe para o cliente e qualquer cliente que veja o nome Vieiras à Brás percebe o que está a ser proposto, um prato inspirado no Bacalhau à Brás em que a proteína principal não é bacalhau mas sim vieiras. Por isso desculpo, sem problema de consciência, o abuso semântico. Obviamente que estava ótimo embora não tanto pela vieira e mais pelo à Brás que estava cremoso e leve como deve de ser. A Vieira acaba por dar uma ligeira doçura e evita o problema da fibrosidade do bacalhau.
Quanto ao vinho que nos levou ao Delidelux mostrou-se granada ligeiramente translúcido com aromas químicos com uma alguma tinta da china, um ligeiro fumo e algum licorado. Boa acidez, ligeiro vegetal, fresco com taninos finos embora por vezes ainda a mostrar alguma rebeldia. Boa longevidade e muito interessante. Nota-se bem o Alicante Bouschet no lote dando-lhe um perfil de um clássico alentejano, estando bem acompanhado pelas Tourigas, a Nacional e a Franca. Dará certamente uma boa prenda de Natal para quem seja apreciador dos clássicos alentejanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário