Como apresentação do Festival e para dar a conhecer aos urbano-depressivos de Lisboa, o butelo e as casulas, fez-se um Nobre jantar. A Justa Nobre é transmontana e embaixadora do Butelo e das Casulas em Lisboa. Nestes dias de Inverno qualquer transmontano de sangue ou de coração que não possa ir a Bragança pode ir ao Nobre matar às saudades do butelo e das casulas todas as 5ªs feiras ao almoço.
O Butelo é um dos mais sui generis enchidos portugueses e também um dos menos conhecidos fora da sua origem transmontana. No butelo, a bexiga ou o bucho do porco é recheado com os ossos do espinhaço e das costelinhas com carne agarrada. O seu sabor é forte e muito personalizado quer pelo seu tempero quer pelos ossos. Não é para almas delicadas. As casulas é o feijão seco com as cascas que é demolhado e cozido. O butelo e as casulas são feitos como um cozido em que além das estrelas principais são acrescentadas alguma carnes como a orelha, os pezinhos, o entrecosto ou a entremeada e batatas e cebolas para acompanhar.
Além do butelo foram servidas neste jantar de apresentação outras coisas que despertaram os sentidos, como o Ensopado de Entrecosto e as Rabanadas com Citrinos Caramelizados, Gelado de Mel e Flor de Sal. Mais do que tudo foi uma noite muito bem passada com outros urbano-depressivos que como eu se pelam por estas andanças.
Sem comentários:
Enviar um comentário