Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Dão Pipas Reserva 1970

Há uns dias atrás decidi começar a abrir as garrafas que comprei na Feira de Vinhos Antigos da GN Cellar. Comecei pelo mais velho. Já tinha esperado 42 anos para ser aberto e não quis fazê-lo esperar mais.


A rolha estava lacrada pelo que a primeira tarefa foi cortar o lacre. Removido o topo do lacre e a capsula, o topo da rolha apresentava-se complemente negro... Temi que a rolha estivesse podre ou que estivesse dura que nem pedra (acontece há vezes em certas condições de armazenamento)... Tentei primeiro com o saca-rolhas da Leifheit que uso habitualmente. É um saca-rolhas de rosca que encaixa no gargalo da garrafa e depois é só rodar. Inicialmente o movimento rotativo insere a rosca na rolha até que chega a uma altura que a rotação da rosca puxa a rolha para fora. E prático mas a sua eficácia depende muito formato do gargalo da garrafa e do estado da rolha. Tipicamente a rolha tem de ser um pouco mais robusta para funcionar bem. Neste caso devido ao espessura no lacre não permitir um bom encaixe a rosca não entrou o suficiente na rolha que embora não estivesse podre estava um pouco húmida e não consegui mais do que esfarelar um pouco da rolha. Passei então para um saca-rolhas sommelier de dois tempos, que devia ter sido a minha escolha inicial... Com este e com algum cuidado a rolha saiu quase completamente partindo-se apenas um pouco no final que retirei cuidadosamente com uma faca. Para os seus 42 anos esta rolha até estava em condições relativamente boas.


O vinho apresentava uma cor a meio caminho entre o granada e o acobreado bastante brilhante e límpida. O tom acobreado indicava alguma idade embora passasse bem por um vinho mais jovem. Na boca continuava a mostrar uma boa acidez e não estava excessivamente marcado pela idade. A meio da prova mostrou um pouco de fumo no final de boca que não era totalmente agradável que veio a desaparecer ficando só os taninos aveludados característicos de um vinho que envelheceu harmoniosamente. Não será um vinho extraordinário mas ainda assim bastante bom. É incrível como um vinho com 42 anos de idade ainda tem tanto para dar. Se me dissessem que este vinho tinha 10 ou 15 anos eu até acreditava.


Após este primeiro embate entre o vinho e o tempo, no rescaldo da minha visita à Feira de Vinhos Antigos da GN Cellar, o vinho ganha por 1-0.

1 comentário:

  1. Olá, tive oportunidade de abrir recentemente uma de 1985 e estava excelente.
    Tenho também 2 de 1974 "Velha reserva Particular" e uma de 1978, mas sinceramente não estou muito inclinado para as abrir, por receio de não estarem em ondições, mas como não pretendo fazer colecção, se conhecerem alguém interessado, agradeço contacto.
    Obrigado.
    Rui Soares ruimso@gmail.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin