Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Chef Rodrigo Castelo com novo projecto no Mercado de Algés

Nota de imprensa


Chef Rodrigo Castelo com novo projecto no Mercado de Algés

Em Roma sê romano. Este poderia ser o mote do novo projecto gastronómico do chef Rodrigo Castelo: o Peixe Ó Balcão, que abre esta quarta-feira, dia 08, no renovado Mercado de Algés, em Oeiras. O Peixe Ó Balcão vai ser um espaço privilegiado para comer bom peixe (e também marisco) – que local melhor do que um mercado para o fazer? – perto da capital e sob a batuta de um chef que tem vindo a afirmar-se como uma das novas caras da gastronomia de tendência tradicional a ter em conta.

Divulgação: Peixe Ó Balcão: chef Rodrigo Castelo com novo projecto no Mercado de Algés - reservarecomendada.blogspot.pt

A ementa do Peixe Ó Balcão constrói-se em torno de sopas, saladas, petiscos e pratos principais, que, como não poderia deixar de ser, celebram o peixe nacional, e que, tal como acontece no seu restaurante de Santarém, partem da ideia de uma cozinha de inspiração tradicional e sazonal. Além das sopas de peixe e fria de marisco, e das Salada de Polvo e Punheta de Bacalhau, o menu desta nova casa do chef Rodrigo Castelo inclui petiscos como a Torrada de Mexilhão, os Mini Cones de Marisco e o Picadinho de Fataça com Puré de Batada-doce Roxa. Nos pratos principais, que são sete, destaque para o Arroz de Lingueirão (um ex-libris da sua casa mãe, só ultrapassado pelo Hambúrguer Black Angus no Caco), a Caldeirada de Peixe, o Ensopado de Enguias e as Línguas de Bacalhau com Puré de Ervilhas.

Tal como acontece no Taberna Ó Balcão, que o chef Rodrigo Castelo abriu em Outubro de 2013, em Santarém, de onde é natural, o Peixe Ó Balcão vai dar a provar o melhor da gastronomia tradicional portuguesa rodeado de uma atmosfera descontraída. O Peixe Ó Balcão está integrado na zona de restauração do Mercado de Algés – que conta ainda com duas esplanadas e uma área de lounge; 500 lugares sentados no total – que, à semelhança dos mercados da Ribeira, no Cais do Sodré, e de Campo de Ourique, está agora renovado e pronto a acolher visitantes de toda a região a uma casa emblemática com mais de cinco décadas de história.


Com os pés assentes na Terra, mas a emoção a correr-lhes nas veias, Rodrigo Castelo vai, através deste espaço temporário (seis meses), sentir o pulsar de um conceito e de uma região novas para si. O sonho é abrir um restaurante na capital. O primeiro passo nesse sentido acontece entre 15 e 27 de Setembro, com a presença do chef Rodrigo Castelo com o Taberna Ó Balcão no restaurante Terraço – no hotel Tivoli Lisboa – no âmbito do projecto Portugal de Norte a Sul, assessorado por Fátima Moura, que o convidou.

Mercado de Algés . Peixe Ó Balcão
Morada: Rua Luís de Camões, 1495-081 Algés . Oeiras
Horário: Domingo a Quinta-feira . 10h00 às 23h00 :: Sexta, Sábados e vésperas de feriados . 10h00 às 01h00

Sobre o Mercado de Algés:
Construído nos anos 50, o Mercado de Algés ocupa um quarteirão na baixa da freguesia. Foi alvo de reabilitação a fim de se tornar num espaço gourmet de comida tradicional e contemporânea, sob a gerência da Naipe D’Emoções, que está empenhada em dinamizar este que é um espaço de passado e futuro. O propósito foi manter os traços tradicionais que o caracterizam, mas oferecer uma alternativa moderna, inovadora e saudável para degustar diversos e saborosos pratos da gastronomia portuguesa. Com capacidade para 500 pessoas sentadas, esplanada com e sem cobertura, serviço de bebidas à mesa, o Mercado de Algés promete ser um local moderno, acolhedor, dinâmico, atractivo e multifuncional. Mais do que um simples espaço comercial ou uma tendência, está pensado para ser um local onde os clientes poderão passear, tomar uma refeição, petiscar ou conviver com a família e amigos, desfrutando dos eventos culturais, musicais ou temáticos que o renovado espaço vai receber.


Taberna Ó Balcão arrecada Prémio Revelação

O restaurante Taberna Ó Balcão – do chef Rodrigo Castelo – foi uma das grandes surpresas da Gala dos Vinhos do Tejo ao arrecadar o Prémio Revelação do Tejo Gourmet - 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, pela primeira vez com âmbito nacional. Decorreu em Março no Convento de S. Francisco em Santarém, a cerimónia onde foram anunciados e entregues os prémios do VI Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo e do Tejo Gourmet.


A iniciativa Tejo Gourmet é promovida anualmente pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e tem como objectivo promover os vinhos do Tejo e a sua harmonização com a gastronomia, regional ou contemporânea. A distinção atribuída ao scalabitano Taberna Ó Balcão – um lugar de culto gastronómico que nasceu para surpreender os comensais da cidade, mas também todos aqueles que se queiram deliciar com as iguarias criadas por Rodrigo Castelo – acontece apenas quando o júri considera, de forma unânime, que um dos restaurantes se destaca dos outros pela sua originalidade e qualidade.

É com enorme orgulho e honra que vejo o meu trabalho reconhecido a este nível e em tão pouco tempo. O Taberna Ó Balcão é um projecto de vida..., é um sonho tornado realidade. Cozinho com paixão e sentimento, inovando o que é tradicional. Depois do produto gastronómico – que tem que ser de imensa qualidade –, o vinho é também um dos protagonistas do meu restaurante, ou não fosse esta uma “taberna” em plena região vitivinícola (do Tejo)., afirma Rodrigo Castelo.

Para a organização do concurso Tejo Gourmet, o Taberna Ó Balcão corre o risco de ser tornar ponto obrigatório para todos os que não dispensam o verdadeiro petisco, o bom convívio e o ambiente informal nas suas investidas gastronómicas. Criatividade a toda a prova, produto de qualidade irrepreensível e o ressurgimento de receituário da grande tradição é o que se percebe logo numa primeira visita. Depois é todo um desenrolar de texturas, sabores e emoções. Pode literalmente dizer-se que é a reinvenção em modo maior da casa de pasto de antigamente, em toada moderna. Boa e ajustada oferta de vinhos. Quem diria que Santarém iria ter uma casa assim?.

Tejo Gourmet - 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo
Ementa Taberna Ó Balcão
Entrada :: Fataça de escabeche com berbigão do rio
Vinho :: Encosta do Sobral Reserva branco
Prato :: Rabo de boi com cebola confitada e puré de favas e hortelã
Vinho :: Encosta do Sobral Reserva tinto
Sobremesa :: Gelado Campestre (de melão com compota de pimentos assados e nogat de pevides)
Vinho :: Lagoalva Colheita Tardia branco

Taberna Ó Balcão
Morada: Rua Pedro de Santarém, 73, 2000-223 Santarém
Telefone: 243 055 883
E-mail: castelo.rodrigo@gmail.com
Horário: Segunda-feira a Quinta-feira -12h00 às 23h00 | Sábado - 12h00 às 00h00 | Encerra ao Domingo


Sobre o Chef Rodrigo Castelo:
Nascido em Santarém, em 1980, desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha, influenciado pelo pai. Após a chegado ao fim de uma etapa profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o rumo da sua carreira, concretizando um sonho antigo, e em Outubro de 2013 inaugurou o Taberna Ó Balcão, em Santarém. O respeito pelos produtos do Ribatejo é algo que sempre fez parte da sua forma de estar na vida e na cozinha – mesmo quando se limitava a fazer petiscadas para os amigos. Por instinto e curiosidade, desenvolveu um repertório consistente de inspiração tradicional e regional que, aliado ao investimento no capítulo da formação e à sua vontade de se superar, lhe permite hoje estabelecer-se como um dos mais promissores cozinheiros nacionais.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Alimentação Ideal Para Grávidas - www.wook.pt

2 comentários:

  1. Sendo perto de minha casa é provavel que passe por lá um dia destes. Atrai-me o ensopado de enguias e da caldeirada (costumo comer em Peniche).

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin