Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

5 anos

O blog Reserva Recomendada fez ontem 5 anos. Se eu achava que o quarto ano tinha sido difícil este quinto ano revelou-se ainda mais complicado e definitivamente tive de dar o braço a torcer e reconhecer perante mim mesmo que não ia conseguir escrever sobre tudo o que gostaria e deveria. Isto de ter 2 putos pré-escolares não deixa muito tempo livre para escrever e por vezes até um pequeno apontamento fica meses e meses a fermentar na minha gaveta. Nos últimos meses depois de a coisa ter atingido um ponto irreversível comecei a tentar tomar algumas medidas para conseguir aproveitar ao máximo o pouco tempo que vou dispondo e abandonei algumas coisas que ia fazendo no blogue que me estavam a tomar algum tempo precioso que deveria ser usado para escrever aquilo que queria.


Assim eliminei do blogue o Guia de Vinhos onde organizava uma selecção de melhores compras com base nas classificações da Revista de Vinhos pois a actualização mensal estava a ser cada vez mais difícil e em particular não estava a conseguir ter tempo para a actualização anual onde eram removidas as provas mais antigas. Isto levou também ao desaparecimento dos artigos de novidades pois deixaram de haver grande parte das novidades. Deixei de publicar artigos press releases ou artigos de divulgação pois apesar de não ter de produzir o conteúdo, o tempo que demorava a formatar o conteúdo como um artigo do blogue era por vezes significativo e poderia ser melhor usado a produzir conteúdo original. Posso a voltar a publicar ocasionalmente press-releases mas por agora não o farei certamente de uma maneira sistemática que o estava a fazer.

Deixei de fazer a curadoria de conteúdos que fazia através da página Facebook e do perfil Twitter do blogue onde fazia a partilha sistemática de artigos de outros blogues e sites. Não estava a conseguir dar vazão a todos os blogues que seguia e estava a passar mais tempo a seleccionar e partilhar conteúdos com outras origens do que a escrever conteúdos originais. Isto não quer dizer que tenha deixado de achar relevantes os conteúdos desses blogues ou que não possa partilhar ocasionalmente conteúdos que ache relevantes. Também não tenho conseguido acrescentar eventos ao Calendário Enófilo e estou a considerar remover do blogue a página Agenda do blogue. Por outro lado a página Eventos com os eventos que se realizam com periodicidade anual é para manter e parecer-me continuar ser um conteúdo muito relevante do blogue.

Mas ainda assim disputei prémios que já tinham sido disputados por amigos e que voltaram a ser concedidos. Falei de balcões amigos, de vinhos incógnitos e viajei no presente entre o passado e o futuro por caminhos que me levaram às ilhas. Provei o melhor de Portugal e escolhi alguns dos seus melhores vinhos que harmonizei o melhor que sei, fiz do São Martinho Verão e contei poucas estrelas no céu. Por entre ninfas e casulas, comi e bebi em Lisboa com toda a sua diversidade. Dei a conhecer os meus artigos mais populares em 2015, assim como o meu vinho e restaurante preferido. Tardiamente dei a conhecer os melhores do ano em Portugal e pelo Tejo. Comecei uma guerra épica que está por terminar, onde desafiei terramotos e mourarias e que me levou por estados d'alma a visitar todo o Esporão. Visitei a quinta do Marquês sem me deixar picar pelos ouriços nem morder por algum peixe mais rebelde. Revisitei mestres que nunca perdem a mão e cozinhas onde sou sempre feliz a colher sabor para um dia talvez semear memórias. Roubei diamantes de caves invioláveis sempre à espera que a frescura de um valor seguro me levasse ao topo da montanha.

Esperava que o número de visualizações do blogue baixasse devido à retirada de páginas que tinham um volume significativo de visualizações e à menor quantidade de conteúdos disponíveis pela não publicação de press-releases. Para minha surpresa aconteceu precisamente o contrário e nos últimos 3 meses em que estas mudanças foram acontecendo o número de visualizações mensais subiu mais de 50% situando-se actualmente em cerca 17500 visualizações mensais e uma média 550 visualizações diárias. Não consigo perceber bem esta subida que talvez tivesse acontecido de qualquer maneira e talvez até com maior expressão caso mantivesse os conteúdos que estava a publicar. Fico com alguma convicção que talvez o facto de ter concentrado os meus esforços em conteúdos próprios e originais tenha aumentado relevância na procura e a visibilidade nas redes sociais desses conteúdos. Mas pode ter sido mesmo só uma questão circunstancial.

Como podem depreender do que escrevi atrás a produção de artigos baixou significativamente para 133 artigos, sendo 51 notas de imprensa que deixaram de ser publicadas no final de Abril alternadamente com os artigos editoriais. Considerando os últimos 12 meses a subida em termos de visualizações não foi muito expressiva tendo sido de cerca de 135 mil com uma média de cerca de 380 visualizações diárias. Ultrapassei a meados de Maio a marca das 400 mil visualizações desde a criação do blogue tendo sido ultrapassada há poucos dias a marca das 450 mil visualizações. Neste momento haverá em cada mês haverá cerca de 2750 visitantes individuais sendo que destes cerca de 150 destes visitam o blogue mais do uma vez durante um mês. Considerando a média do ano o crescimento em termos de tráfego do blogue terá sido da ordem dos 8% embora com já referi o tráfego atual seja cerca de 50% mais elevado do que há um ano atrás.

A página facebook do blogue conta neste momento com quase 2100 seguidores, tendo registado um crescimento de cerca de 30% no último ano e o perfil do twitter tem quase 1600 seguidores com um crescimento de quase 50%. A página no Google+ do blogue continua com uma actividade residual. Além destes, a actividade do blogue pode ser seguida nos perfis do LinkedIn, do Instagram e do Pinterest. No meu perfil de Instagram podem ir vendo em direto instantâneos das minhas experiências vínicas e gastronomicas, entre outras coisas. Estes instantâneos depois acabam por ser publicados também nos perfis do facebook e do twiter. No Pinterest partilho todos os artigos do blogue e as fotografias do Instagram. No Paper.li é feita uma publicação semanal de um resumo gerado automaticamente daquilo que publico no blogue e partilho no twiter e facebook.

O próximo ano promete ser ainda mais difícil pois vou embarcar num novo desafio académico que me irá consumir certamente muito do meu tempo. Provavelmente terei de deixar de aceitar alguns dos convites que me fazem e escrever cada vez mais somente o essencial. Vai ser uma grande viagem que poderá durar tanto quanto a vida deste blogue e que espero levar a bom porto conseguindo mesmo assim por escrito as minhas bebidas e comidas. Obrigado por me aturarem durante estes 5 anos. Um abraço.

Pronto a Comer - www.wook.pt

2 comentários:

  1. Parabéns Rui!

    Sei bem a dedicação que é necessário para manter uma actualização aceitável de um blog e por isso entendo-te perfeitamente.

    Felicidades para o futuro e espero que mais ou menos vezes continues a criar conteúdos.

    Um abraço
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Rui!

    Sei bem a dedicação que é necessário para manter uma actualização aceitável de um blog e por isso entendo-te perfeitamente.

    Felicidades para o futuro e espero que mais ou menos vezes continues a criar conteúdos.

    Um abraço
    Jorge

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin