No próximo domingo, dia 2 de Fevereiro é o Dia do Crepe e a La Crêperie da Ribeira, a única crêperie com crepes genuinamente franceses em Lisboa, abre as suas portas a todos os que queiram assinalar a efeméride. Para celebrar este dia, a crêperie lançará dois novos crepes: uma galette (crepe salgado) e um crepe doce, que vão ficar no menu durante a Semana do Crepe, entre 2 e 9 de Fevereiro.
La Chandeleur significa Fête des Chandelles - Festa das Velas. La Chandeleur, nome original da festa anual francesa, celebrada a cada dia 2 de Fevereiro, é um momento onde as famílias em França fazem crepes (maioritariamente doces) e celebram assim esta especialidade da Bretanha. Diz-se que a forma redonda e dourada dos crepes relembra o sol - é nessa altura do ano que se começa a sentir os dias mais longos/saída dos dias cinzentos e escuros.
Por ser um espaço tipicamente francês e dedicado às galettes e aos crepes, a La Crêperie da Ribeira também quer assinalar o dia em Portugal e propor uma celebração de uma semana (de 2 a 9 de fevereiro). Para esta semana o restaurante reserva o lançamento de dois novos crepes: a Galette de Alho Francês e Vieiras, e ainda o famoso Crepe Suzette.
A co-proprietária do espaço, Ana Sofia Oliveira, filha de portugueses emigrantes em França, nasceu e viveu em Paris e decidiu tentar a sua sorte no país dos pais e do marido: Portugal. A viver há dez anos em Lisboa, o casal sentia falta de um espaço que vendesse os verdadeiros crepes da Bretanha, tanto os salgados (mais conhecidos por galettes), como os doces, os verdadeiros crepes franceses. Foi deste vazio que nasceu o impulso de abrir um espaço na capital onde os portugueses tivessem oportunidade de viajar até França, sem sair de Lisboa.
A comemoração desta data na La Crêperie da Ribeira vem também festejar a adesão que este conceito está a ter em Lisboa desde a nossa abertura em Setembro de 2013. Acreditamos que é um bom pretexto para que aqueles que ainda não conhecem os nossos crepes, os venham experimentar afirma Ana Sofia Oliveira.
Localizada na Rua da Moeda, junto ao Mercado da Ribeira no Cais do Sodré, a La Crêperie da Ribeira apresenta-se aos seus clientes com uma decoração moderna e original que alguns dirão é tipicamente francesa. As paredes são forradas a paletes multicolor, as mesas em madeira clara e adornadas com jarros de flores secas: um todo que se conjuga num espaço cheio de luz.
Os crepes são consumidos de várias formas há mais de 9000 anos. O crepe tipicamente francês, salgado na origem, é considerado versátil, leve e saudável e o seu sabor é definido pelo recheio. Pelo seu baixo teor de gordura ele pode ser considerado como uma refeição saudável. Doces, salgados, quentes, grandes, em tamanho miniatura, dobrados, enrolados, abertos ou sobrepostos, com os mais variados recheios: picados, desfiados, pastosos, ou cremosos, eles sempre um bom crepe é sempre bem vindo.
Bon appétit!
Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário