Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Os 10+ da Mesa Marcada

O blogue Mesa Marcada é uma das grandes referencias em Portugal ao nível da gastronomia em geral e em especial no toca à restauração. Ainda antes de começar a escrever este blogue, o Mesa Marcada já era o blogue a que sistematicamente recorria para obter informação acerca dos restaurantes quando queria escolher um restaurante para uma ocasião especial ou para recomendar. É também o local onde ao longo dos anos é possível obter informação em primeira mão para muitos assuntos relacionados com a restauração como mudanças de chefes nos restaurantes e a cobertura de eventos como os 50 Best Restaurants ou o anúncio das Estrelas Michelin.

Os 10+ da Mesa Marcada - reservarecomendada.blogspot.pt

Curiosamente o nome do meu blogue tem uma ligação não intencional com o Mesa Marcada. Pouco tempo depois de dar o nome ao meu blog e o ter colocado no ar perguntei a um amigo o que ele achava do nome Reserva Recomendada e ele disse qualquer coisa como: É um bom nome, faz lembrar o Mesa Marcada. Eu que até tinha escolhido o nome sem que tivesse conscientemente essa intenção fiquei ali meio desarmado a olhar para ele e a pensar: Bolas, agora vão pensar que ando a tentar copiar e a colar-me à notoriedade do Mesa Marcada... Mas o mal estava feito e não fazia muito sentido estar a alterar o nome do blogue depois de o ter colocado no ar. Ainda recentemente vim a saber que um outro amigo, em conversa com uma pessoa do meio do vinho e da restauração, disse que me conhecia referindo-se, por lapso, ao meu blogue como Reserva Marcada... Sim, conheço bem - ter-lhe-á dito o interlocutor. Fiquei na dúvida se era de mim que falava ou do Mesa Marcada... Na altura pensei: agora é que ficam mesmo pensar que eu ando a querer ter protagonismo à conta do Duarte Calvão e do Miguel Pires...


Uma das mais interessantes iniciativas regulares do blogue Mesa Marcada é a eleição dos 10+ que tem sido feita no final de cada ano. Nesta eleição participa um painel de votantes onde se incluem chefs, empresários da restauração, jornalistas, bloguers e gastrónomos que votam para a eleição do Melhor Restaurante e do Melhor Chef. Noutros anos votava-se também para o prémio de Melhor Vinho e Melhor Enólogo mas este ano decidiu-se manter apenas as votações relacionadas com a restauração. Os chefs e os restaurantes são ordenados de acordo com a sua pontuação e estas listas dão origem aos 10+ em cada categoria. As listas completas com todos os restaurantes e chefs votados encontram-se também disponíveis.


Esta é uma lista que uso frequentemente para fazer as minhas escolhas e recomendações de restaurantes. Consultando-se a lista completa é possível encontrar desde restaurantes com estrelas Michelin a restaurantes tradicionais em diferentes gamas de preço pelo que se revela um bom guia para a seleção de restaurantes. Um dos seus defeitos é ser muito centrado em Lisboa devido a muitos dos votantes serem da zona de Lisboa, notando-se uma predominância dos restaurantes da capital nesta lista. Este ano até terá sido dos anos em que mais restaurantes de fora de Lisboa invadiram o restrito grupo dos 10+ mas não deixa de se notar esta tendência na lista completa de restaurantes votados.


Foto de Paulo Barata cedida pela organização

A revelação dos 10+ de 2013 foi feita num evento realizado no Vestigius há uns dias atrás. O grande vencedor acabou por não ser uma surpresa tendo o chef José Avillez arrebatado tanto o prémio de melhor chef como o de melhor restaurante para o Belcanto. Na 2ª posição também em ambas as categorias surge o chef Vincent Farges e a Fortaleza do Guincho sendo o 2ª lugar da categoria de chef partilhado com Dieter Koschina do Vila Joya. Este ano foi ainda atribuído o prémio destaque ao chef Vítor Claro que foi uma das grandes novidades dos 10+ juntamente com o Tomo. O chef Vítor Claro ficou em 6º na lista dos chefes tendo o Claro! ficado em 5º na lista de restaurantes. O Tomo por sua vez foi considerado o 9º melhor restaurante. Também dignas de nota embora menos surpreendentes são as entradas diretas para os 10+ nas suas categorias do São Gabriel para a 7º posição dos restaurantes beneficiando da entrada do chef Leonel Pereira para a sua liderança e do chef João Rodrigues que foi considerado o 10º melhor chef depois de em 2013 ter assumido a liderança do Feitoria após da saída do chef José Cordeiro. A maior subida para os10+ foi a subida de 14 posições para a posição de 8º melhor chef do chef Joachim Koerper do Eleven. Os 10+ e as listas completas de cada categoria podem ser consultadas na Mesa Marcada.


Um brinde aos vencedores!

O que Faço Hoje Para Jantar? - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin