Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Arraial dos 180 Anos da José Maria da Fonseca

Se a José Maria da Fonseca deve muito a Azeitão, também muito do que Azeitão é atualmente só foi possível devido à presença da José Maria da Fonseca. Foi o fundador, que deu o seu nome à empresa, que trouxe o Castelão do Ribatejo e o plantou na Cova da Periquita. Com o tempo espalhou-se pelas vinhas vizinhas e por toda a região tornando-se Periquita e Castelão palavras sinónimas e ficando também Periquita como a principal marca da casa. O Moscatel já andava por ali séculos antes da fundação da José Maria da Fonseca mas nenhuma outra empresa teve a longevidade e um papel tão importante na consolidação do processo produtivo do Moscatel de Setúbal. O espólio de moscateis guardado na Adega dos Teares Velhos é algo de verdadeiramente único, estando por lá vinhos desde o final do século XIX.

Divulgação: La Crêperie da Ribeira celebra o Verão com novidades na carta do restaurante

Nota de imprensa

Para celebrar o Verão, a La Crêperie da Ribeira, a única crêperie com crepes genuinamente franceses em Lisboa, aposta em produtos nacionais e sazonais e lança novas receitas na carta do restaurante. Croque façon Benedict, Galette Figues ou Clafoutis de Cereja do Fundão são algumas das novidades que já estão disponíveis no menu.

Novidades de Julho de 2014

As novidades de Junho de 2014 são as seguintes:

O Piquenique da Laranjinha

Conheci a Laranjinha há uns meses atrás. Conforme vamos participando em eventos vamo-nos cruzando com outros bloggers da área ou de áreas contiguas e foi na visita à Fábrica da Sagres que a conheci. Depois fomo-nos cruzando por aí e é sempre um prazer estar com ela com a sua enorme boa disposição. Desde essa altura que vou acompanhando o blogue dela apesar de os blogues de receitas não serem o tipo de blogues que mais acompanho. Mas o blogue da Laranjinha tenta contar mais do que somente uma receita e deverá ser neste momento uma das referencias mais importantes dessa área.

Colares em Seteais

Colares é uma daquelas regiões de vinhos ímpares. Delimitada a sul pela Serra de Sintra e a ocidente pelo Oceano Atlântico abrange 3 freguesias do concelho de Sintra: Colares, São João das Lampas e São Martinho. Há dois tipos de vinhas nesta região conforme a sua implantação: as chamadas de chão de areia e as chamadas de chão rijo. Nas de chão de areia a vinha é implantada em solo arenoso e conduzida junto ao solo de acordo com a tradição da região. Nas de chão rijo os solo são argilo-calcários e a condução da vinha é feita segundo as técnicas mais habituais. Mas aqui do que se vai falar é do vinho produzido em chão de areia dado que para ser DOC Colares pelo menos 90% das uvas tem de ser provenientes de chão de areia e somente o restante pode ser de chão rijo.

Divulgação: Lisbon Family Vineyards reúne três produtores na promoção dos seus vinhos

Nota de imprensa

Lisbon Family Vineyards é o nome do grupo que reúne três produtores da região vitivinícola de Lisboa – Quinta de Chocapalha, Quinta de Sant´Ana e Quinta do Monte d’Oiro. A união destes produtores pretende canalizar as sinergias conjuntas em prol da promoção e valorização dos seus vinhos, todos eles oriundos da região de Lisboa.

Eventos de Agosto de 2014

Os eventos agendados para Agosto de 2014 são os seguintes:

Divulgação: Wine Spectator distingue Fortaleza do Guincho

Nota de imprensa

O Restaurante Fortaleza do Guincho recebeu mais um importante galardão internacional, ao conquistar pela 8ª vez consecutiva o prémio Best Award of Excellence, da prestigiada revista de vinhos Wine Spectator.

A carta de vinhos do restaurante, a cargo do sommelier residente Inácio Loureiro, tem sido distinguida por diversas vezes ao longo dos últimos anos, assim como Inácio Loureiro, um dos sommeliers mais reconhecidos e respeitados de Portugal.

João Portugal Ramos Loureiro 2013

Dizem que foi hoje que chegou o Verão a sério, para felicidade de uns e infortúnio de outros. Depois de semanas com o pessoal a queixar-se dos aguaceiros e que isto não era Verão nem era nada agora estão começar a queixas de que é calor a mais e que não se aguenta. Enfim... Eu sou um bocado fatalista nestas coisas do tempo, está calor porquê é altura de tempo quente, é assim... Fatal como o destino... Eu até gosto de tempo quente e não me irão ouvir a queixar-me do calor mas se caírem uns aguaceiros também aceitarei as vontades do São Pedro sem resmungar inutilmente.

Divulgação: Real Companhia Velha volta a apostar na produção de espumante

Nota de imprensa

Depois de uma longa paragem – desde 2000 –, a Real Companhia Velha volta à produção de espumante. Esta nova aposta restringe-se à produção de espumante topo de gama, com o lançamento de um vinho feito a partir das castas Pinot Noir e Chardonnay, provenientes das excelentes vinhas da Quinta de Cidrô. A primeira edição tem vindo a ser provada por críticos e enófilos, a nível nacional e internacional, e o feedback tem sido bastante positivo. O crítico João Paulo Martins elegeu-o como um dos melhores espumantes no seu guia Vinhos de Portugal 2014.

Divulgação: E se o Clã fosse um Moscatel?

Nota de imprensa

Luísa: E se o Clã fosse um Moscatel?

Jorge: Um Moscatel?

Luísa: Sim, do Douro, afinal o Douro tem tão bom Moscatel Galego Branco. E até seria um tributo a esta casta mediterrânica e que se julga ser a casta plantada pelo homem há mais anos no mundo.

Mas vão fazer um vinho com o meu nome?

O Sr. Nabeiro conheceu o Álvaro quando lhe pediu para desenhar uma chávena que estivesse à altura do seu café. Essa chávena selou uma amizade entre dois homens com percursos tão diferentes que seria difícil imaginar que estes percursos se cruzariam e se entrelaçariam de maneira tão genuína. Anos passados enquanto almoçava com o Álvaro, o Sr. Nabeiro pediu-lhe que fizesse um pequeno trabalho, o que levou o Álvaro a perguntar:

Mas, mais pequeno do que a chávena?

Divulgação: Summer WineMarket está de volta a Lisboa!

Nota de imprensa

O Summer WineMarket, um dos melhores eventos de vinho nacionais promovido pelo Adegga.com, regressa a Lisboa no dia 5 de Julho. Esta edição do Summer WineMarket vai trazer novidades e, pela primeira vez, a gastronomia estará em destaque na sala especial Adegga + Food, onde poderá ser degustado um menu preparado pelo Chef André Magalhães (do Restaurante Taberna das Flores), harmonizado com uma selecção especial de vinhos. A loja de vinhos com entregas ao domicílio, através da qual os visitantes poderão receber comodamente em sua casa os vinhos que compraram no evento é outras das novidades da edição deste ano.

Páginas mais Populares em Junho de 2014

Os artigos mais populares no mês de Junho de 2014 foram:
Follow my blog with Bloglovin