- Experimente o outro lado do Moscatel
- José Maria da Fonseca lança FSF 2011
- Confraria do Periquita recebe ilustres em Azeitão
- José de Sousa distinguido na Wine Enthusiast
Experimente o outro lado do Moscatel
No ano em que comemora 180 anos, a José Maria da Fonseca, o mais antigo produtor de Moscatel de Setúbal, propõe seis alternativas de cocktails associados à sua emblemática marca, Alambre, sob o lema Experimente o outro lado do Moscatel. Canela, Ginger, Lima-Limão, On the rocks, Tónico e Azeitão são as seis propostas de cocktails que poderá encontrar nas garrafas de Alambre Moscatel de Setúbal a partir dos meses de Verão.
Combinando notas florais, laranja e alperce, e também o caramelo, com a frescura dos ingredientes associados, os cocktails de Alambre Moscatel de Setúbal são a opção ideal para o Verão que se aproxima! São extremamente fáceis de fazer, quer em casa quer num bar.
A tradição de aliar o Alambre Moscatel de Setúbal a outros ingredientes é habitual em muitos bares na região de Setúbal. Com estas receitas, a José Maria da Fonseca pretende levar esta boa prática ao resto do país, criando nos consumidores o hábito de beber uma bebida fresca tipicamente portuguesa, de diferentes formas, em diferentes momentos de consumo.
As propostas de cocktails foram desenvolvidas pela José Maria da Fonseca em parceria com o barman português Alberto Jorge da Mojito Bar Catering e foram oficialmente apresentados no Lisbon Bar Show, no passado dia 20 de Maio, na Tapada da Ajuda, em Lisboa.
José Maria da Fonseca lança FSF 2011
Esta é a 6a edição deste vinho que pretende ser uma homenagem de Domingos Soares Franco a seu Pai, Fernando Soares Franco, membro da 5a geração da família e Pai dos actuais Presidente e Vice-Presidente da empresa.
Nascido em 1918 e licenciado em Agronomia, Fernando Soares Franco foi sempre um inovador nas áreas em que se envolveu. A Enologia e a Viticultura foram as principais actividades a que se dedicou na José Maria da Fonseca, entre 1948 e 1988. Ao longo de quarenta anos incrementou e desenvolveu a Colecção Ampelográfica da Quinta de Camarate, e introduziu castas exógenas à região, mas com elevado potencial enológico.
As suas castas preferidas eram a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tannat, Syrah, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alvarinho. Foi ainda devido à sua persistência que se manteve a última vinha de Moscatel Roxo na região. Por tudo o que Fernando Soares Franco representa para a José Maria da Fonseca, o seu filho, Domingos Soares Franco, decidiu criar este vinho FSF – Fernando Soares Franco, feito com algumas das castas preferidas de seu pai: Trincadeira, Syrah e Tannat.
A primeira colheita de FSF foi produzida em 1998. Com a segunda colheita, 2001, Domingos Soares Franco decidiu imprimir a este vinho um estilo mais moderno e internacional. Na presente colheita produziram-se 2500 litros de um vinho que estagiou em meias pipas novas de carvalho francês por um período de 12 meses. Mantendo-se assim o objectivo de produzir este vinho apenas em anos de destacada qualidade e em quantidades limitadas.
PVP Recomendado (750 ml) – 30,00€
Confraria do Periquita recebe ilustres em Azeitão
No passado dia 31 de Maio reuniu-se em Azeitão o XXI Capítulo da Confraria do Periquita o qual reuniu ilustres embaixadores dos quatro cantos do mundo da marca de vinho de mesa mais antiga em Portugal.
O Primeiro Capítulo realizou-se no dia 31 de Maio de 1993 em Vila Nogueira de Azeitão nas instalações de José Maria da Fonseca e a Confraria reúne actualmente em anos pares, sempre na mesma data e no mesmo local.
A Confraria do Periquita foi criada para promover o Prestígio e a Tradição do Vinho do mesmo nome, divulgar as suas características singulares de Aromas e Sabores, e proporcionar Momentos de Glória a todos os seus apreciadores.
Actualmente, a Confraria conta com 220 membros (vivos) já entronizados e no XXI Capítulo foram ser entronizados 17 novas Confreiras e Confrades. Neste número incluem-se personalidades dos mais variados campos da sociedade nacional e estrangeira.
Em 2014 a Confraria recebeu antigos Confrades como Ricardo Pereira, Fafá de Belém, Dr. Jorge Sampaio e Dr. José Manuel Espírito Santo e entronizou, entre outros o Chef Rui Paula (Restaurantes DOP e DOC e Jurí Programa Mastechef Portugal), Chef Leonel Pereira (Restaurante São Gabriel, Algarve) e ainda o Nuno Pires da Revista Wine.
José de Sousa distinguido na Wine Enthusiast
A prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast publicou mais uma elogiosa apreciação acerca dos vinhos da José Maria da Fonseca, sendo o maior destaque dado ao José de Sousa 2011 classificado com 93 pontos e considerado “Editor’s Choice”. Na mesma edição o Periquita Superyor 2009 recebeu 91 pontos e o Periquita Rosé 2013 teve 87 pontos – e a classificação Boa Compra.
O José de Sousa proveniente da adega com o mesmo nome em Reguengos de Monsaraz tem a particularidade de ser produzido parcialmente em talhas de barro, técnica milenar de produção de vinho já utilizada pelos romanos. O vinho adquire características de aroma de sabor únicas.
A história desta adega remonta ao séc. XIX, onde os primeiros registos de produção de vinho datam de 1878, sendo uma das adegas mais antigas no Alentejo. A Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes foi adquirida pela empresa José Maria da Fonseca em 1986, tendo a partir dessa data a empresa feito importantes investimentos na vinha e na recuperação dos potes de barro, tão emblemáticos na produção deste vinho.
Hoje em dia, a adega José de Sousa é única na dimensão da utilização desta técnica de vinificação, possuindo 114 ânforas de barro para a produção dos vinhos José de Sousa, José de Sousa Mayor e J de José de Sousa. A recuperação desta arte de produção milenar tem tido efeitos muito positivos no mercado.
A Wine Enthusiast é uma prestigiada revista de vinhos norte-americana. Fundada em 1988 por Adam M. Strum, chega actualmente a 800,000 subscritores de todo o mundo.
A José Maria da Fonseca
Fundada há 180 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países. O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.
Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.
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