Luísa: E se o Clã fosse um Moscatel?
Jorge: Um Moscatel?
Luísa: Sim, do Douro, afinal o Douro tem tão bom Moscatel Galego Branco. E até seria um tributo a esta casta mediterrânica e que se julga ser a casta plantada pelo homem há mais anos no mundo.
Jorge: Nos Estados Unidos está muito na moda e um pouco por todo o mundo existe uma grande procura dos "Muscats".
Luísa: É uma casta que todas as pessoas gostam, com aquele aroma fresco e suculento da uva. Podíamos fazer um diferente, mais sofisticado, mais extravagante e muito mais intenso na boca.
Jorge: Não é mal pensado.
Luísa: Servido fresco, 10-11ºC, deve ser uma maravilha!
Jorge: Uhmm. Delicioso mesmo.
Conversa entre Luísa Amorim (administradora) e Jorge Alves (enólogo)
Acha que consegue resistir? Atreva-se a experimentar
Primeiro é o perfume, depois surge o intenso e extravagante sabor a compota de citrinos, a tensão, a alegria, a densa e suave textura do Moscatel. Uma estrutura linear e uma profunda e suculenta expressão táctil, que ora inclina para delicados aromas a flor de laranjeira, ora para o doce aroma do alperce muito maduro. Um equilíbrio inquieto entre a moderada acidez, a delicada estrutura e o confronto tranquilo entre doçura e a grande precisão de final de boca, muito longo.
Álcool: 16,59% Vol., Baumé: 5,35 , Açucares residuais: 135 g/L, Acidez Total: 4 g/L, pH: 3,61
A Casta Moscatel Galego Branco
Aliás... Muscat Blanc à Petits Grains, é uma nova e antiga casta que assistiu às civilizações clássicas, atravessou oceanos para ser cultivadas em ambos os hemisférios e ser experimentada em várias latitudes, acabando por preferir climas cálidos. Casta generosa em perfume e doçura, com forte personalidade, seduz-nos nos mais variados estilos, sendo nos doces (fortificados ou não), onde a tensão High Sugar, High Alcohol forma um binómio casta/vinho único, que perdura no tempo (Alsace, Constância, Rutherglen, Beaumes de Venice, Saint-Jean-de-Minervois, Frontignan, Favaios e outros lugares).
Em breve, perto de si!!
Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário