Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Lima Smith investe para além do Douro

Nota de imprensa


Lima Smith investe para além do Douro

A Lima Smith Lda, que produz vinhos em três quintas emblemáticas situadas nas margens do rio Douro, no Norte de Portugal - Covela, Boavista e Tecedeiras -, expandiu o negócio para a Borgonha. Os proprietários da empresa, o brasileiro Marcelo Lima e o britânico Tony Smith, adquiriram uma posição na Maison Champy, o mais antigo négociant da Borgonha. Fundada em 1720, a Champy possui hoje um portfólio invejável de vinhos, incluindo Grands Crus e Premiers Cru, de Mersault a Montrachet. A maioria das vinhas Champy estão localizados na Côte de Beaune.

Divulgação: Lima Smith investe para além do Douro - reservarecomendada.blogspot.pt

Nós temos uma paixão pelo melhor no vinho e, depois de termos sido premiados pelo nosso trabalho em Covela, com a prestigiada distinção Viticultura 2013, direccionamo-nos para a França e para a Borgonha. Estamos honrados em fazer parte da Maison Champy, refere Marcelo Lima.

Champy é controlada por Pierre Beuchet, que também é o principal acionista da D.I.V.A., uma rede de distribuição internacional de vinhos presentes num vasto número de mercados, inclusive nos Estados Unidos, França, Espanha, China e Japão.


Beuchet e Lima conheceram-se em São Paulo, através de amigos comuns, e ambos sentiram uma afinidade pessoal e profissional imediata. O convite de Beuchet a Lima, para este se juntar como parceiro na Champy, veio dessa empatia natural, além da apreciação positiva de Beuchet aos vinhos Covela e ao rápido renascimento da marca Covela dentro e fora de Portugal, desde que o projecto foi assumido pela Lima Smith, em 2011.

Fiquei impressionado não só com o currículo de negócios do Marcelo, mas também com a sua paixão pelo vinho e com o respeito que demonstra pelo espírito e terroir da Borgonha, afirma Beuchet. Mas talvez o mais marcante tenha sido o facto de um empresário de 'Novo Mundo' estar tão entusiasmado em investir a sua energia numa casa com 300 anos de idade, acrescenta.


Sobre Champy
Foi em Beaune, a discreta e charmosa capital do vinho de Borgonha, que Edmé Champy fundou a primeira casa de comércio de vinhos da região e começou a exportar vinhos para os Países Baixos (os négociants da Borgonha comercializam vinhos produzidos nas suas propriedades, mas também a partir de uvas compradas a terceiros). No século seguinte, a fama de Champy cresceu quando o conceituado cientista Louis Pasteur, amigo da família, escolheu Champy para a realização das suas pesquisas e experiências. Alguns dos equipamentos de Pasteur estão ainda em exposição nos armazéns de Champy, agora listados como património cultural.

Actualmente, Champy está a investir na renovação da sua adega e dos seus escritórios no centro de Beaune. As caves do século XV da empresa e os armazéns desenhados por Eiffel serão em breve convertidos num centro de visitas, com salas de degustação e um pequeno museu que vai contar a fascinante história da mais antiga Maison de Vin da região.

A Champy explora diretamente 28,5 hectares no coração da Borgonha, em Cote d'Or. Para além disso, a casa detém uma relação muito especial com alguns dos melhores pequenos produtores da região, garantindo a excelência em todos os níveis na hierarquia de vinhos da Borgonha.

Dos 52 vinhos de Champy , 10 são classificados como Grand Cru, 13 como Premier Cru , 25 como vinhos Village e quatro como Regional. Produzidos a partir das duas castas emblemáticas da região - Pinot Noir para os tintos (60% da produção) e Chardonnay para os brancos (40% da produção) - os vinhos de Champy são essencialmente vendidos fora da França (75%) e, em 2013, a empresa vendeu 440 mil garrafas.

O diretor técnico e enólogo chefe Dimitri Bazas está na Champy desde 1999. Nas vinhas, todas as práticas agrícolas são biodinâmicas - baseadas no calendário lunar e sem o uso de pesticidas ou herbicidas. A vindima é totalmente manual e, na adega, o foco está no trabalho artesanal e no uso de técnicas não-invasivas . Vinhos com personalidade forte, que refletem os seus terroirs, definem a reputação do enólogo da casa Champy.


Sobre a Lima Smith
A Lima Smith Lda., uma parceria do brasileiro Marcelo Lima e do britânico Tony Smith, fez o seu primeiro investimento no negócio do vinho em Portugal, em 2011, com a compra da Quinta de Covela, uma propriedade icónica localizada nas margens do rio Douro, que vivia momentos difíceis por altura da crise imobiliária de 2008. Após um ano de profundos investimentos na recuperação das vinhas e da adega, os novos vinhos Covela, da vindima de 2012, foram lançados no ano passado em Portugal, no Brasil, EUA e Alemanha. Os vinhos brancos, a especialidade de Covela, esgotaram em poucos meses e a propriedade consolidou o seu relançamento ao vencer o prémio Viticultura do Ano 2013, considerado o óscar da indústria do vinho em Portugal.

Em 2013, a Lima Smith expandiu a sua atividade rio acima, investindo no coração do Douro, com a compra da emblemática Quinta da Boavista, para sempre associada à produção de Vinho do Porto e à figura histórica do Barão de Forrester. Ainda em 2013, assumiu a exploração da Quinta das Tecedeiras, na margem esquerda do rio Douro. Os primeiros vinhos Tecedeiras foram lançados no início de junho de 2014, enquanto os vinhos topo de gama Boavista chegarão ao mercado em 2015.

Marcelo Lima é um investidor brasileiro e acionista da Artesia, uma empresa com interesses internacionais em refrigeração comercial, comércio de vestuário, bancos, agro-negócio e desenvolvimento imobiliário. Vive em São Paulo.

Tony Smith é um ex-correspondente estrangeiro, editor e executivo de media com carreira feita na Dow Jones, The Associated Press, The New York Times e Condé Nast International. Vive na Quinta de Covela.


Os vinhos Champy
Os vinhos Champy são provenientes essencialmente de vinhas de Côte de Beaune e Hautes-Côtes de Beaune, duas sub-regiões da Borgonha localizadas em Cote d'Or.

Grands Crus
Chablis Grand Cru
Corton Charlemagne Grand Cru
Charmes-Chambertin Grand Cru
Clos Vougeot Grand Cru
Corton Grand Cru
Grand Cru Corton-Perrières
Grand Cru Corton-Bressandes
Grand Cru Corton-Rognet
Echezeaux Grand Cru
Mazis-Chambertin Grand Cru

Premiers Crus
Beaune 1er Cru
Chablis 1er Cru
Chassagne-Montrachet 1er Cru
Meursault 1er Cru
Pernand-Vergelesses 1er Cru
Puligny-Montrachet 1er Cru
Saint-Aubin 1er Cru
Charmes 1er Cru
Gevrey-Chambertin 1er Cru
Pommard 1er Cru
Savigny-les-Beaune 1er Cru
Volnay 1er Cru
Vosne-Romanée 1er Cru

Villages
Auxey-Duresses
Chablis
Chassagne-Montrachet
Mâcon
Meursault
Pernand-Vergelesses
Pouilly-Fuissé
Puligny-Montrachet
Rully
Saint-Romain
Saint-Veran
Vire-Clessé
Aloxe-Corton
Beuane
Cote de Beuane Villages
Cote de Nuits Villages
Chambolle-Musigny
Chorey-les-Beaune
Gevrey-Chambertin
Marsannay
Nuits-Saint-Georges
Pommard
Savigny-Les-Beaune
Volnay
Vosne-Romanée

Regional
Bourgogne Aligoté
Bourgogne Chardonnay
Bourgogne Passe- Tout-Grains
Bourgogne Pinot Noir


Novo Arinto da Covela conquista 92 pontos na Wine & Spirits

O novo Vinho Verde da Quinta de Covela – o Edição Nacional Arinto 2013 - obteve 92 pontos na última edição da Wine & Spirits, publicação norte-americana do setor dos vinhos com expressão internacional. Lançado em abril último, o Covela Edição Nacional Arinto 2013 é um vinho de caráter seco no palato, com uma acidez crocante a potenciar o sabor suave de nectarinas e nêsperas, descreve a nota da Wine & Spirits que acompanha a pontuação. Com enologia de Rui Cunha, este novo Vinho Verde 100 por cento da casta Arinto é ótimo para harmonizar com sardinhas grelhadas, expressão que a publicação americana usa na própria língua de Camões.


O novo mono-varietal da Quinta de Covela surge depois do sucesso do Edição Nacional Avesso, lançado no ano passado, e que esgotou em poucos meses. Novidade deste ano foi também o Covela Rosé 2013, um rosé salmão claro com identidade muito própria e construído apenas com a casta Touriga Nacional.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

O Sexo Começa na Cozinha de Kevin Leman - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin