Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Guias de Vinhos

Uma das fontes tradicionais de informação sobre vinhos são os guias de vinhos. São publicados anualmente diversos guias sobre os vinhos portugueses que em alguns casos incluem também vinhos estrangeiros à venda em Portugal.

Os guias de vinhos consistem numa listagem de vinhos, normalmente organizada por região, em que para cada vinho são apresentadas as suas características principais (cor, graduação alcoólica, preço, tempo de guarda...), é feita uma nota de prova com a descrição textual das características organolépticas (características visuais, cheiro, sabor) e uma classificação numérica da sua qualidade.

A classificação numérica não deixa de ser subjectiva pois não existe nenhuma forma determinística de classificar vinhos e esta classificação acabará por depender sempre do gosto pessoal do provador embora não seja comum que as discrepâncias entre provadores profissionais sejam muito grandes.

Existem várias escalas para a classificação de vinho, sendo as mais utilizadas a escala de 20 pontos e a escala de 100 pontos. Menos usada mas também com alguma expressão é a escala de 5 estrelas. A conversão entre escalas não é óbvia embora no geral se possa considerar que multiplicar um nota na escala de 20 pontos por 5 para obter a nota na escala de 100 pontos seja um bom guia. Mas deve-se ter algum cuidado pois mesmo entre escalas do mesmo tipo, diferentes guias ou revistas podem usar diferentes gradações. Por regra só devem ser comparada notas dadas pelo mesmo guia.

Alem da listagem e classificação dos vinhos, os guias podem incorporar também alguma informação sobre como realizar um prova de um vinho, como deve ser servido o vinho (copos, temperatura, ordem, combinação com comida...), explicação das regiões e das castas, listas de importadores e garrafeiras. Por vezes esta informação adicional pode ser rica o suficiente para justificar a compra de um guia por si só.

Os guias podem ter um valor inestimável ao apoiarem o consumidor na selecção dos vinhos a comprar pois com centenas de marcas, variedades e colheitas no mercado não é possível ao consumidor provar todos os vinhos para saber o que comprar. No entanto, deve-se ter em conta que os guias estão associados ao gosto pessoal do seu autor, que pode não coincidir com o nosso e não devemos limitar as nossas escolhas às recomendações de um guia sob pena de passarmos ao lado de algumas boas experiências vínicas. Além disto alguns vinhos podem não se destacar pela classificação obtida quando comparados com a generalidade dos vinhos mas podem ter características (castas, processo de vinificação ou envelhecimento, ...) que possam valer a pena a sua prova independentemente da classificação. Os guias, como o seu nome indica, devem ser usados como guias mas não devem ser seguidos religiosamente.

O maior problema dos guias de papel é a sua desactualização. Embora existam alturas preferenciais para o lançamento de novos vinhos, são feitos lançamentos durante todo o ano e ao fim de 6 meses da publicação de um guia muitos dos vinhos incluídos num guia podem já não estar no mercado e outros entraram no mercado entretanto. Começa-se a ver alguns casos de guias digitais que são actualizados durante todo o ano mas esta abordagem é ainda um pouco incipiente e limitada.

Tradicionalmente em Portugal os guias são lançados entre Setembro e Dezembro de modo a estarem actualizados durante o período pós-vindimas e no Natal que deverá ser o período do ano com maiores vendas tanto em volume como em valor.

Os guias publicados anualmente em Portugal têm características particulares que os distingue uns dos outros e que podem determinar a sua escolha em detrimento dos outros. O guia do João Paulo Martins é mais antigo e vendido. O do Rui Falcão é o que classifica mais vinhos incluindo vinhos estrangeiros. Os do Aníbal Coutinho cobrem gamas particulares de vinhos: vinhos vendidos na grande distribuição e topos de gama sendo este último o único distribuído digitalmente e gratuitamente. O guia da Revista de Vinhos resume todas as provas realizadas pela revista longo do ano. O guia da DECO usa meios laboratoriais e provadores não profissionais para complementar a prova profissional na classificação de vinho. Destes, o que compro e uso regularmente é o Guia de Compras da Revista de Vinhos. Não é o guia mais completo mas têm para mim duas grandes vantagens: inclui o preço de cada vinho e é actualizado mensalmente com cada edição da Revista de Vinhos.

Chamar de guia de vinhos aquilo que apresento neste blog é um pouco enganador sendo mais uma lista de boas compras que um guia mas chamar-lhe guia de vinhos facilita a compreensão daquilo que se pretende. Este guia surgiu da necessidade de ter uma lista actualizada de vinhos com uma boa relação qualidade preço de maneira a guiar a minhas compras. Com o tempo a sua lista de distribuição foi aumentado e veio a dar origem a este blog. Espero que esta lista possa ajudar-vos nas vossas compras como me tem ajudado a mim. Mas como disse anteriormente não deixem que esta vos limite nas vossas experiências vínicas.
  
Guias de vinhos existentes em Portugal

Guia de Vinhos de Portugal de João Paulo Martins
É o mais antigo guia de vinhos em publicação sendo publicado anualmente desde 1994. A tiragem na edição de 2011 foi de 20 000 exemplares sendo considerado o mais importante e influente guia existente no mercado português.

Guia de Vinhos de Rui Falcão
Publicado desde 2003 incluí vinhos portugueses e estrangeiros. Afirma-se como o mais completo guia de vinhos de Portugal tendo a edição de 2011 classificado cerca de 4200 vinhos.

Guia Popular de Vinhos de Aníbal Coutinho
Publicado desde 2006 este guia de vinhos focado nos vinhos até 10€ à venda em grandes superfícies. Lista cerca de 500 vinhos. 

Os Melhores Vinhos de Portugal de Aníbal Coutinho
Com a primeira edição em 2004 este guia foi distribuído inicialmente com a Evasões e posteriormente com o Diário de Noticias e Jornal de Noticias. Actualmente é editada em pdf e distribuída gratuitamente no site www.w-anibal.com. Lista cerca de 300 vinhos topo de gama considerados os melhores de Portugal.

Guia de Compras da Revista de Vinhos
Publicado pela primeira vez no ano 2000 este guia que reúne todas provas realizadas pela Revista de Vinhos durante o ano.

Guia de Vinhos da Proteste da DECO
Publicado pelo menos desde 2003 este guia editado pela DECO tenta usar com os vinhos uma abordagem  semelhante à usada com outros produtos pela DECO. Por isso este guia gera alguma polémica pois inclui na classificação análises laboratoriais aos vinhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin