Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Adega de Pegões Moscatel de Setúbal

Eu gosto muito de Moscatel de Setúbal mas sou um bocadinho conservador. Tenho tendência para preferir os produtores tradicionais e os vinhos provenientes de vinhas na serra com solos argilo-calcários em relação aos vinhos provenientes de vinhas dos solos arenosos das zonas mais planas. A razão para isto até é bastante objetiva. A uva proveniente da serra têm tendência para produzir vinhos mais minerais e com maior acidez tendo normalmente maior longevidade. Por outro lado os vinhos provenientes das zonas arenosas de planície costumam ter um perfil mais doce e revelando o carácter mais floral da casta Moscatel que por vezes torna estes vinhos um pouco enjoativos. Obviamente que outros fatores como a maturação na vindima, o processo de vinificação e fortificação e o estágio têm também impacto no perfil final do vinho podendo alterar a "regra" acima enunciada. Mas o que é certo é que as casas tradicionais têm a tendência para usar as uvas provenientes da serra para os moscatéis velhos e as uvas de solos arenosos de planície para os moscatéis novos.

Adega de Pegões Moscatel de Setúbal - reservarecomendada.blogspot.pt

Assim, confesso que, foi com a algum ceticismo que vi a Denominação de Origem de Setúbal alargada há uns anos atrás. A denominação de origem que incluía os concelhos de Setúbal e Palmela e a freguesia do Castelo de Sesimbra passou a incluir também o concelho do Montijo. Ora o concelho do Montijo em termos vinícolas é constituído, pelo que sei, fundamentalmente por solos arenosos em planície. Temi que os moscatéis provenientes daqui trouxessem pouco à região em termos de qualidade. Por outro lado poderiam trazer um pouco mais volume de produção que fazia falta à região para ganhar mais expressão no mercado e por essa via, maior notoriedade.

O Moscatel da Adega de Pegões só existe devido a este alargamento da denominação de origem. Pelo que sei a cooperativa até já produzia vinhos licorosos com base na casta moscatel, mas não podia comercializa-los como Moscatel de Setúbal. Assim, quando saiu para o mercado há 1 ou 2 anos atrás, comprei mais por curiosidade do que por convicção. A Adega de Pegões costuma ter uma boa relação qualidade-preço mas ainda assim não esperava milagres.

Quando o provei pela primeira vez já me tinha convencido e por isso voltei a comprar de novo recentemente. Apresenta uma cor avelã bastante límpida e brilhante. Têm um bom equilíbrio entre a acidez e a doçura, não se tornando enjoativo como outros nesta gama. Não têm ano de colheita, podendo até ser um lote de vários anos. Mas terá 3 anos de estágio, o que já é o dobro do estágio mínimo permitido pela denominação de origem, mas parece ser um moscatel mais velho do que isso e do que o preço parece indicar. Custando menos de 4€, eu até agora não consegui encontrar melhor relação qualidade-preço nesta gama em moscatéis ou mesmo em outros vinhos generosos.

Dias Felizes com Jamie Oliver - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin