Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Festival Internacional da Máscara Ibérica destaca Gastronomia Ibérica

Nota de imprensa

A Praça do Rossio é mais uma vez o palco principal da 9ª edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) que decorre entre 8 e 11 de Maio e que, nesta edição, dá especial relevo à vertente gastronómica. O festival contará com o já tradicional Desfile da Máscara Ibérica, mas este ano um dos focos será uma mostra de gastronomia Ibérica.

Divulgação: Festival Internacional da Máscara Ibérica destaca Gastronomia Ibérica - reservarecomendada.blogspot.pt

Espaço Gastronomia Ibérica
A gastronomia ocupa um lugar de destaque no FIMI deste ano, contando com um espaço totalmente dedicado a aulas de culinária e a degustação de iguarias e vinho: a Cozinha Ibérica e o Bar Ibérico, respectivamente. Um dos espaços de maior atração no FIMI, receberá conceituados Chefs de Portugal e Espanha, entre os quais três chefs premiados com Estrela Michelin, que vão realizar showcookings, workshops e degustações.

Os Chefs farão apresentações da sua culinária e das regiões que representam: Chef Miguel Laffan, Chef Executivo do Restaurante L’And no L’AND Vineyards Resort (Montemor-o-Novo), trabalhará a sua interpretação do Alentejo; O Chef Marcos Morán, Chef executivo do Restaurante Casa Gerardo, em Gijon, um restaurante de referência no Principado das Astúrias e em Espanha prepara um showcooking e degustação da Fabada, um ícone da gastronomia das Astúrias.

O Chef Vítor Matos, Chef executivo do Restaurante Largo do Paço do Relais & Châteaux Casa da Calçada, em Amarante, recentemente eleito o melhor restaurante da Europa. Chef de referência no panorama nacional e internacional, marca presença no FIMI pela segunda vez. Desenvolve um projeto único de cozinha cultural, moderna e evolutiva, assente nas influências e memórias tradicionais, na qualidade dos produtos, nos sentidos e também nas técnicas e tecnologia usadas na criação dos seus pratos e as suas influências do local de origem.

O Chef Diogo Rocha, Chef executivo do Restaurante Mesa de Lemos, na Quinta de Lemos, em Silgueiros (Viseu). No FIMI, o Chef Diogo Rocha irá apresentar um workshop de Queijos da Serra em conjunto com a Escola de Hotelaria de Seia.

A Chef Joana Byscaia, Fundadora do projecto Petit Chef, uma cozinha pedagógica para crianças dos seis aos 12 anos de idade, marcará presença no FIMI com o objectivo de ensinar as crianças a encarem a cozinha com uma nova perspectiva e aprender hábitos alimentares saudáveis e técnicas de cozinha que lhes vão ser úteis para toda a vida. As inscrições para os workshops do Petit Chef podem ser feitas através do email info@chefsagency.net ou no próprio dia, no local do evento.

Os Jovens Chefs Bruno Caseiro e Carlos Afonso foram desafiados para trabalharem produtos bem enraizados nas nossas tradições: o queijo Amarelo e os produtos da Raia Histórica.

Ainda inserido no espaço Gastronomia Ibérica, os visitantes do certame terão acesso ao Bar Ibérico, onde será possível degustar propostas culinárias e harmonizações fora das horas de showcookings, bem como, cocktails para animar as horas noturnas, da responsabilidade do produtor Joaquim Arnaud.

De quinta a domingo, a Praça do Rossio em Lisboa será anfitriã da Mostra de Regiões onde será possível descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias como o fumeiro, a doçaria regional, os queijos, azeites e mel, assim como peças artesanais nacionais e espanholas: Zamora, Badajoz e Cáceres (Patronatos de Turismo), Astúrias (Ayuntamiento de Siero, de Cangas de Onis e Turismo de Gijón) são algumas das províncias de Espanha que trazem até à capital os seus produtos típicos, a que se junta o espólio gastronómico, vinícola e artesanal da Região Norte e Centro de Portugal, da Beira Interior Sul, Vale do Sousa e Vale do Tâmega, Alentejo, Algarve e Açores entre outras regiões. A Câmara Municipal de Amarante, Raia Histórica, Aldeias do Xisto, Dolmen e Rota do Românico são algumas das entidades portuguesas presentes no certame.

A componente musical continua a ser uma grande aposta da organização, com concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo no Palco Ibérico. A cultura ibérica – património e tradição – a desfilar por Lisboa no Rossio! De 8 a 11 de Maio a partir das 11h com entrada livre.

O IX Festival Internacional Máscara Ibérica é uma iniciativa da PROGESTUR, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa. A Chefs Agency é parceira da organização na vertente de gastronomia.

Informações:
Data: 8 a 11 de Maio
Hora: das 11h00 às 0h00
Local: Praça do Rossio, Lisboa
Entrada: Livre e Gratuita
Site: http://fimi.pt/

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Da Cozinha, com Amor de Susana Teixeira - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin