Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

By the Ripanço

No inicio do ano, a José Maria da Fonseca inaugurou um espaço, com o nome de By the Wine, que pretende ser uma sala de visitas para a empresa em Lisboa. Localizada na Rua das Flores entre a Praça Luís de Camões e o Caís do Sodré acaba estar numa zona mais resguardada embora bem perto de algumas das mais frequentadas zonas de diversão noturna e atração turística. A ideia é constituir-se como um bar de vinhos onde é possível beber a copo qualquer dos vinhos da gama da José Maria da Fonseca acompanhado por alguns petiscos duma carta que não sendo longa acaba por ter uma oferta abrangente e interessante sendo possível fazer uma refeição num registo petisqueiro. Mas se é possível beber um copo vinho também é possível comprar qualquer dos vinhos da carta para levar para casa pelos seus preços de retalho, acrescentando uma vertente de garrafeira à casa.

By the Ripanço - reservarecomendada.blogspot.pt

A gestão do espaço não é da José Maria da Fonseca mas há uma relação muito estreita com os donos do espaço. São vendidos exclusivamente vinhos da José Maria da Fonseca, não é vendida cerveja nem gin e a José Maria da Fonseca colaborou muito activamente na decoração do espaço com a cedência de elementos decorativos relacionados com a história da empresa. A José Maria da Fonseca usará ainda o espaço para a realização de eventos e apresentações dos seus vinhos como de resto já fez.


Já passei por lá diversas vezes desde a sua abertura, quer para apresentações da José Maria da Fonseca quer para me deixar ficar um pouco a beber um copo de vinho e o espaço é bastante agradável, o serviço bastante acolhedor e a carta permite uma refeição informal com opções interessantes como as Tábuas de Enchidos e Queijos, o Ceviche de Salmão e o Prego. Tenho ir lá um dia destes provar as Ostras. Não faltam, é claro, as Tortas de Azeitão. Confesso que sinto falta de um prato do dia ou um ou dois pratos na carta que pudessem complementar a oferta às horas das refeições. Mas por ora a intenção é manter este registo mais ligeiro e petisqueiro e não complicar o serviço.


A inauguração deste espaço foi aproveitada para lançamento em Portugal de uma nova referencia do produtor chamada de Ripanço. O Ripanço foi originalmente lançado para os mercado do Norte da Europa e chega agora a Portugal. O nome ripanço de designa uma técnica tradicional do Alentejo de desengaçamento manual da uvas com o auxilio de uma mesa constituída por ripas e chamada por isso de mesa de ripanço. Esta técnica minimiza o contacto do mosto com o engaço e reduz a extração dos taninos mais duros do engaço dando origem a vinhos mais suaves e aveludados.


Este Ripanço 2013 apresenta-se assim granada com laivos violeta ligeiramente translúcido com um nariz ligeiramente floral mas com o carácter frutado de framboesas e amoras a dominar, tem ainda um pouco de balsâmico e terra molhada. Na boca mostra alguma acidez mas o perfil é fundamentalmente aveludado, tendo algum corpo mas quase desprovido de taninos. Um vinho para consumo rápido mas com tudo no sítio e muito bem feito. Deverá fazer boa companhia neste Verão.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin