Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

The World's 50 Best Restaurants 2016

A revista Restaurant divulgou esta madrugada a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. Pela primeira vez o anúncio não foi feito em Londres mas em Nova York no seguimento de uma estratégia de globalização desta lista. Em 2017 o anúncio será feito em Melbourne. Esta lista anual resulta da votação de mais de 900 especialistas da indústria da restauração mundial. O painel está organizado em 26 regiões com 36 jurados sendo pelo menos 10 de cada painel substituídos em cada ano. Cada jurado atribui 7 votos, sendo pelo menos 3 dos votos atribuídos a restaurantes fora da sua região. Para votar num restaurante é necessário ter comido nele nos 18 meses que precedem a votação e o jurado não poderá ter interesses profissionais nos restaurantes em que vota. A ordenação da lista é obtida pela soma do número de votos obtidos por cada restaurante.

The World's 50 Best Restaurants 2016 - reservarecomendada.blogspot.pt

Mantendo uma tendência de alternâncias de anos anteriores este ano voltou a existir uma troca entre os dois primeiros lugares com a Osteria Francescana a tomar o lugar do El Celler de Can Roca em 2015. Já o entusiasmo em relação ao Noma parece ter regredido um pouco com a sua descida na lista para 5º lugar com a ascenção do Eleven Madison Park ao terceiro lugar. Nunca tive a oportunidade de conhecer a comida do Noma, e por isso poderei estar a ser um pouco injusto, mas a filosofia do Noma não me encanta por aí além. Vejo algum radicalismo no seu conceito e os radicalismos se podem trazer mudanças saudáveis e divertidas também podem, se levados demasiado a sério, tornar-se gratuitos e por vezes mesmo perigosos. Parece estar começar a existir algum cansaço relativamente a este tipo de propostas muito conceptuais em favor de abordagens mais viscerais. Mas como disse poderei estar a ser um pouco injusto. Nos prémios continentais não houve novidades tendo os detentores dos primeiros lugares mantido as suas posições de liderança com a excepção da Europa onde obviamente a Osteria Francescana tomou a liderança ao El Celler de Can Roca.

Como no ano passado o anúncio das posições 51 a 100 foi feito cerca de uma semana antes da cerimonia onde foi divulgado o top 50. Também como no ano passado este anúncio foi acompanhado em Portugal com uma certa euforia devido à subida do Belcanto da posição 91 para a posição 78. Parece-me estar em franca progressão a posição do Belcanto neste ranking e não será estranhar que se daqui a 2 ou 3 anos possamos ver de novo um restaurante português nos 50 melhores restaurantes do mundo desta vez pela mão do José Avillez. Eu confesso que fiquei um pouco desapontado com a ausência desta do Vila Joya que parecia indicar a sua saída dos 100 melhores restaurantes do mundo. Embora ainda restasse a possibilidade da sua reentrada nos 50 primeiros isso não parecia provável e de resto não se veio a verificar.

Ficamos então à espera que no próximo possamos vir a ter mais restaurantes portugueses nestas listas. Neste momento o restaurante onde já fui melhor classificado é o Belcanto na posição 78. Será que consigo melhorar isto? A ver vamos...

Além da lista dos 100 melhores restaurantes foram atribuídos os seguintes prémios:

Prêmio Carreira: Alain Passard (França)
Melhor Chef Feminino: Dominique Crenn (França)
Melhor Chef de Pastelaria: Pierre Hermé (França)
Escolha dos Chefs: Joan Roca (Espanha)
Prêmio "One to Watch": Den (Japão)
Prêmio Restaurante Sustentável: Relae (Dinamarca)
Prêmio Arte da Hospitalidade: Eleven Madison Park (EUA)
Melhor Entrada Direta: The Clove Club (Reino Unido)
Maior Subida: Maido (Peru)
Melhor Restaurante da Europa: Osteria Francescana (Itália)
Melhor Restaurante da América do Norte: Eleven Madison Park (EUA)
Melhor Restaurante da América do Sul: Central (Peru)
Melhor Restaurante da Ásia: Narisawa (Japão)
Melhor Restaurante da Oceania: Attica (Austrália)
Melhor Restaurante de Africa: Test Kitchen (África do Sul)

A lista completa pode ser consultada em www.theworlds50best.com

Guia das Tascas e Tabernas de Portugal - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin