A Tágide é desde algum tempo um clássico lisboeta que apesar de não andar nas bocas do mundo tem mantido um nível de qualidade muito consistente e uma clientela fiel. Apela a uma clientela relativamente conservadora que gosta de um serviço requintado e com alguma inovação desde que as suas referencias continuem bem presentes. É nesta matriz que o Nuno Diniz assume a liderança d'A Tágide.
É a terceira edição dos vinhos Foz Torto. O produtor, Abílio Tavares da Silva, sabe que é preciso tempo para fazer a identidade de um vinho com marca. Que importam os pormenores. Não quer saltar etapas e permanece convicto na aposta pela qualidade e em mercados de nicho. Oriundos de uma pequena quinta do Douro, 14 hectares de vistas deslumbrantes sobre o rio, os vinhos Foz Torto incorporam este respeito pelo tempo e o lugar, acrescido do saber humano – a marca Foz Torto tem a assinatura de Sandra Tavares da Silva, enóloga de percurso reconhecido.
Como publiquei aqui há umas semanas atrás a Stay.com convidou-me a elaborar um guia com os meus locais favoritos em Lisboa para comer e beber vinho. Pediram-me 8 a 10 locais mas eu entusiasmei-me um bocado e escolhi 16 locais. Acabei por dividir os 16 locais em 2 guias de 8 locais cada. Um deles ficou com o nome de Wine and Dine in Lisbon e é este guia que publico aqui numa versão traduzida para português.
A Mexicana, emblemática pastelaria da cidade de Lisboa e património nacional, reabriu as portas ao público no passado dia 5 de Dezembro, após ter sido alvo de uma renovação e remodelação, transformando-se num novo espaço que agora inclui, para além da tradicional pastelaria, um restaurante e uma taberna portuguesa, proporcionando a todos os visitantes tradicionais apontamentos gastronómicos únicos e saborosos.
Tendo como objectivo voltar a colocar no mapa uma importante região vínica, a Maçussa, Pierre Aderne reuniu um grupo de amigos em cooperativa para produzir 5 mil litros de vinho de vinhas velhas da casta Tinta Roriz da região, a que chamou Livro Tinto.
Este ano estava com uma esperança (algo ingénua, eu sei) que a revelação das estrelas do Guia Michelin para Espanha e Portugal pudesse confirmar uma tendência que parecia estar a entrever, manutenção das estrelas existentes com a "descoberta" todos os anos de duas ou três novas estrelas em Portugal.
Os leitores do blogue podem beneficiar de um desconto de 5€ na compra do bilhete normal na página do evento em http://pt.adegga.com/lisboa2015 mediante o uso do código reserva2015. Desfrutem!
Um dos melhores eventos nacionais de vinho, o Adegga WineMarket, regressa a Lisboa no próximo dia 5 de Dezembro.
Este ano a cidade eleita para receber a festa solidária da revista Paixão pelo Vinho foi Setúbal. No dia 28 de novembro o Hotel do Sado vai encher-se de pessoas felizes, ao som de boa música e muitos e bons vinhos e petiscos para a Christmas Wine Party, num grande brinde de solidariedade em com a Liga dos Amigos do Hospital São Bernardo.
O Turismo de Portugal divulga os resultados do inquérito sobre a procura nas unidades de Enoturismo, segmento da oferta com importância crescente em Portugal e que regista importantes investimentos em equipamentos modernos e atrativos e uma crescente oferta de serviços turísticos com capacidade de atrair turistas para zonas de menor densidade turística e em épocas que contribuem para a atenuação da sazonalidade.
Tenho por aqui um stock de provas de vinhos que deviam ter sido despachadas antes do Verão mas isto de fazer moonlighting como blogger de vinhos e gastronomia não é tão fácil como parece e tem dias que depois de um dia trabalho, apetece mais dormir do que escrever. Assim vou a aproveitar os dias soalheiros que brindaram o São Martinho para falar de alguns vinhos da José Maria da Fonseca que seriam mais de Verão mas como nesta tasca se bebem brancos e rosés o ano inteiro ficam tão bem agora como há 3 meses atrás.
Conseguir harmonizar vinhos com comida é uma tarefa bastante subjetiva e apesar de existirem algumas regras base nenhuma destas regras é absoluta podendo o vinho certo para cada ocasião variar com o mais variados fatores e ser diferente de pessoa para pessoa. Se tiver tempo e paciência poderá encontrar aqui algumas das regras base que uso para harmonizações. Caso tenha os amigos a bater à porta para jantar e precise de uma solução rápida salte desde já para o parágrafo final.
Com o objectivo de promover o que de melhor se faz na Bairrada, nomeadamente no que toca à oferta vínica, Lisboa vai acolher a 1.ª edição do BAIRRADA@LX. É já no Sábado, dia 14 de Novembro, das 15h00 às 20h00, no espaço do restaurante UAI, em Telheiras. Um acontecimento que à semelhança da região vínica, pretende ser cosy e de nicho, apostando na qualidade e não na quantidade, como afirmam os seu mentores.
Os vencedores do Concurso de Vinhos A Escolha da Imprensa, organizado pela Revista e Vinhos no âmbito do Encontro com o Vinho e Sabores 2015, são já conhecidos.
Fui convidado para fazer parte do painel de prova da edição deste ano da Escolha de Imprensa do Encontro com o Vinho e com os Sabores organizado pela Revista de Vinhos. Foi a edição com um maior número de vinhos a concurso, 357 no total, e que contou com participação no painel de prova de 34 jurados, o maior painel de prova do concurso. O Encontro com o Vinho e com os Sabores realiza-se no próximo fim de semana de 30 de Outubro a 2 de Novembro sendo o dia 2 de Novembro reservado a profissionais e os restantes dias abertos ao público em geral.