Foram anunciadas ontem as Estrelas Michelin 2012 para Espanha e Portugal. Sempre alvo de muita polémica não deixa de ser uma das mais importantes distinções que um restaurante pode ter. Uma estrela garante por si só um fluxo constante de clientes a um restaurante. Tal como definido pelo guia, um restaurante com uma estrela tem uma muita boa qualidade dentro da sua categoria, com duas estrelas tem uma qualidade excelente merecendo um desvio e com três estrelas têm uma qualidade excepcional merecendo uma viagem propositada para visita-lo.
Portugal têm sido um pouco injustiçado pelo guia Michelin, não tendo sido reconhecida a qualidade gastronómica dos nossos restaurantes. Se por um lado têm havido uma tendência do guia para privilegiar a cozinha com bases francesas, por outro os restaurantes em Portugal privilegiaram durante muito tempo uma cozinha mais tradicional com uma aposta na comida de conforto e com menos inovação do que seria desejável. Mas o panorama tem vindo a mudar na última década, quer devido a chefes estrangeiros que vieram trabalhar para Portugal, quer devido aos chefes portugueses que têm saído das escolas de hotelaria portuguesas. Portugal têm óptimos ingredientes para trabalhar e um imenso património gastronómico para explorar e reinterpretar que só agora começa a ser reconhecido internacionalmente.
Esta edição trás mais estrelas para Portugal embora ainda pareça pouco generosa e deixe de fora alguns restaurantes que parecem ser merecedores de pelo menos uma estrela Michelin. Assim, o Ocean (Vila Vita Parc) recebeu a sua segunda estrela juntando-se assim ao Vila Joya com duas estrelas. Os restaurantes Feitoria em Lisboa e o The Yeatman em Gaia receberam a sua primeira estrela. Curiosamente ambos os chefs destes restaurantes já tinham tido uma estrela no Largo do Paço (Casa da Calçada) em Amarante. O Amadeus em Almancil, que parece ter fechado definitivamente, perdeu a sua estrela.
Apesar da saída do chef José Avillez, o Tavares mantêm a sua estrela sob o comando de Aimé Barroyer. O chef José Avillez perdeu assim a estrela Michelin que detinha mas se no seu novo projecto, no Restaurante Belcanto, conseguir atingir o mesmo nível de qualidade que atingiu no Tavares não deverá ser difícil recuperar a sua estrela.
Press Release Completo do Michelin Guide Spain & Portugal 2012
Restaurantes Portugueses com Estrelas Michelin
**
Vila Joya - Albufeira - Dieter Koschina
The Ocean (Vila Vita Parc) - Armação de Pêra - Hans Neuner
*
Arcadas da Capela (Quinta da Lágrimas) - Coimbra - Albano Lourenço
Feitoria (Altis Belém) - Lisboa - José Cordeiro
Fortaleza do Guincho - Cascais - Antoine Westermann / Vincent Farges
Henrique Leis - Almancil - Henrique Leis
Il Gallo d'Oro - Funchal - Benoit Sinthon
Largo do Paço (Casa da Calçada) - Amarante - Vitor Matos
São Gabriel - Almancil - Torsten Schulz
Tavares - Lisboa - Aimé Barroyer
The Yeatman - Gaia - Ricardo Costa
Willie's - Quarteira - Willie Wurger
Sem comentários:
Enviar um comentário