Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Garrafeiras

Logo após ter criado a minha lista de vinhos para organizar as minhas compras, a primeira necessidade que tive foi descobrir onde podia comprar os vinhos que identificava como sendo aqueles com melhores relações qualidade-preço.

Com a excepção de alguns vinhos de maior produção, a maioria dos vinhos disponíveis na minha lista não se encontram à venda na grande distribuição estando somente disponíveis em garrafeiras. Assim comecei a organizar uma lista de garrafeiras com lojas online ou pelo menos com a lista de preços disponível online de maneira a poder organizar antecipadamente as minhas compras e saber onde poderia encontrar os vinhos que queria comprar.

Actualmente algumas das grandes superfícies e algumas das mais reputadas garrafeiras disponibilizam lojas online que permitem pesquisar os vinhos que pretendemos adquirir, consultar o preço sem ter de nos deslocarmos às lojas e mesmo fazer a encomenda se assim desejarmos. Eu normalmente uso estas lojas online para saber onde e por que preço consigo encontrar os vinhos que quero adquirir e depois normalmente desloco-me à loja para realizar a compra.

Esta lista começou por se focar nas garrafeiras da Grande Lisboa mas rapidamente passou a incluir também de outras regiões do país. Mais recentemente começaram a aparecer garrafeiras que funcionam exclusivamente online. Também recentemente comecei a incluir os sites ou lojas online dos produtores que assim procuram dispor de um canal adicional de distribuição. Estes sites têm a vantagem de permitir um contacto directo com o consumidor e margens interessantes, embora, tanto quanto sei, o volume escoado por este canal seja relativamente reduzido.

Apesar de usar as lojas online para preparar as minhas compras não dispenso uma visita às garrafeiras. Nada substitui o divagar com os olhos pelas prateleiras de uma boa garrafeira. É nestas visitas que se descobrem por vezes vinhos menos habituais que podem proporcionar boas experiências vínicas. Pode ser um novo lançamento, uma casta menos habitual, uma garrafa mais antiga que ficou perdida no armazém, garrafas recuperadas de uma garrafeira particular ou um vinho menos conhecido de um produtor conhecido.

Dependendo da sua experiência, conversar com as pessoas que estão a fazer o atendimento acerca dos vinhos que estão nas prateleiras pode dar-nos muita informação interessante. A visita às garrafeiras poderá também proporcionar a oportunidade de provar os vinhos à venda nas provas que algumas garrafeiras organizam frequentemente muitas vezes com a presença dos produtores ou enólogos.

Sem desprimor por outras boas garrafeiras que existem em Lisboa e no resto do país, a minha garrafeira preferida em Lisboa é a Garrafeira Nacional e raramente passo pela baixa sem passar por lá para mirar as prateleiras e prestar vassalagem às garrafas de Moscatel Torna-Viagem que estão no espaço-museu onde estão expostos alguns tesouros vínicos que a Garrafeira Nacional têm para venda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin