Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Nova estação, nova carta, o Outono à mesa do Viva Lisboa

Nota de imprensa


Nova estação, nova carta, o Outono à mesa do Viva Lisboa

Com a chegada das primeiras chuvas, Pedro Santos Almeida, Chef Executivo do restaurante Viva Lisboa, e Miguel Laffan, Chef Consultor, criam uma carta que nos conforta, repleta de sabores, texturas e cores da época, que nos aconchegam e dão as boas vindas para dias mais pequenos. Para quem procura uma verdadeira experiência gastronómica bem no coração de Lisboa este é o lugar. A nova carta do restaurante Viva Lisboa está disponível a partir do dia 25 de Setembro e fica até ao final do Inverno. A saber:

Divulgação: Nova estação, nova carta, o Outono à mesa do Viva Lisboa - reservarecomendada.blogspot.pt

Entradas: Salada de Cogumelos Selvagens, Lâminas de Espargos e Parmesão. Barriga de Porco Confitada em Mel, com Lagostim Assado, Salteado de Ervilhas e Soya Bean

Do mar: Camarão, Tomate Biológico e Pasta Fresca. Cherne Braseado, Creme de Bulhão Pato, Crumble de Chouriço e Gamba da Nossa Costa. Pargo numa leve feijoada, ovas de choco e aipo

Da terra: Risotto de Rabo de Boi com Salada Ácida de Agrião. Magret Assado, Puré de Beterraba e Aipo com Lascas de Foie Gras e Couve Chinesa. Borrego Tandoori, Puré de Batata Doce, Lima, Hortelã e Espinafres Salteados em Côco

Para variar: Risotto de Cogumelos. Risotto de Espargos com Presunto de Barrancos. Gnocchis de Beterraba Molho de Queijo com Espinafres e Agriões

Para adoçar: Blondie de Chocolate Branco, Banana Crocante e Gelado de Manteiga de Amendoim. Pannacotta de Pipoca com Tofi de Gengibre e Gelado de Caramelo Salgado. Torta de Laranja, Gelatina de Coco e Gelado de Lima.

O menu de degustação do Viva Lisboa é composto por cinco pratos, a selecionar no momento entre os pratos da carta, e tem um custo de 45 euros por pessoa (sem bebidas incluídas). Existem dois suplementos de vinhos disponíveis: um de 15€ e outro de 20€.


Os pratos mais emblemáticos e aplaudidos da última carta, como Sopa Peixe com Camarão Tailandês, Vieira à Brás e Bochecha de Porco Preto num Puré de Batata e Cogumelos com Jardim de Mini Legumes, continuam disponíveis na carta do restaurante, para que também possa matar saudades do Verão.

Contactos
Morada: Rua D. Estefânia, nª 77, 1150-132 Lisboa
Telefone: 213 101 801
Email para reservas: info@vivalisboa.pt
Facebook: https://www.facebook.com/VivaLisboa.Restaurante
Site: www.vivalisboa.pt
Horário: Diariamente das 12h às 23h


Barbatana nasce no Amoreiras Shopping Center

O restaurante Barbatana abre ao público no Amoreiras Shopping Center, mais precisamente, no inovador food court recém decorado. O restaurante possui um espaço privilegiado: grandes janelas com vista para o exterior com entrada de luz natural numa zona de refeições exclusiva.


O restaurante Barbatana está Inserido no grupo de restauração que detém o prestigiado restaurante Porto de Santa Maria, no Guincho, e este conceito surge como um filho jovem e irreverente, que democratiza o consumo de peixe e marisco de qualidade, garantindo diariamente a frescura e o sabor, numa experiência única mas despretensiosa. A carta foi desenhada pelo chef Miguel Laffan, para um espaço direcionado a pessoas com um estilo de vida urbano, que procuram uma experiência de prazer saudável e rápida, num estilo de restauração que exige ritmo mas qualidade, acima de tudo. A marca assenta na conveniência da oferta de pratos de peixe e marisco que combinam a frescura, a simplicidade requintada e uma perfeita relação qualidade-preço. A confecção fica a cargo de uma equipa jovem mas experiente, capaz de tirar o melhor partido do património atlântico e da sabedoria de mais de três décadas do Porto de Santa Maria.

Saul Saragga, administrador do Grupo Porto de Santa Maria afirma que a marca Barbatana foi estudada para ser impactante e remete para um imaginário povoado de histórias de marinheiros, de barcos e tradições, com um carácter distinto que inspira a muitas ligações e evoluções que acreditamos que vamos conseguir apresentar ao público num futuro próximo. O espaço do restaurante superou as nossas expectativas iniciais e coloca-nos num ambiente inspirado no Oceano Atlântico, onde predominam os tons branco e azul, e imagens vibrantes de peixes, o elemento central do conceito.


Miguel Laffan, chef criativo do restaurante Barbatana, assume que este projeto foi especialmente desafiante por ter a ligação a um restaurante que é a minha referência de infância – o Porto de Santa Maria. Cresci em Cascais e, por razões óbvias, sou apaixonado por peixe e marisco. Tentei trabalhar este produto central desafiando novas ligações e sabores fora do comum, que surpreendam e que convidem a regressar para acompanhar as permanentes novidades que vamos ter no restaurante.

O espaço que está dividido em três zonas distintas, com menus e propostas diferenciadas:
Restaurante: terá capacidade para 50 pessoas e uma carta mais extensa com opções de confeções mais elaboradas para o peixe e marisco.
Foodcourt: balcão com menu diário mais simplificado sempre em torno do peixe e com acompanhamentos adaptados;
Balcão: com 10 lugares, numa primeira fase , servirá o menu do Food Court e, a partir de Setembro, será uma zona especial – a Mesa do Chef onde é servido o menu de degustação diário.

Miguel Laffan é o chef consultor e criativo, responsável de todo o projeto, muito atento a todos os detalhes, mas deixa a cozinha, no dia-a-dia , a cargo da chef executiva Paula Marques. A equipa, de 22 pessoas no total, tem um forte know how de cozinha japonesa e vão surgir, diariamente, provocações em torno do peixe crú.

A ementa do restaurante apresenta as opções de sopas, marisco confeccionado e marisco ao natural. Os pratos principais são baseados em Clássicos do Mar: Caril de Peixe ou Camarão, Cataplana de Peixe ou Marisco e Arroz de Peixe, Marisco ou Polvo. Para os peixes do dia Miguel Laffan preparou um conceito inovador em que é o cliente que escolhe a sua confecção (grelhado, ao vapor, à la plancha, ao sal e no forno), os molhos que acompanham (do assado, virgem, açafrão, barbatana). As guarnições assumem um papel de destaque, também elas opcionais, e com confecções que remetem para sabores nacionais, como à tradicional, à transmontana, ou à alentejana - onde surge uma açorda de piso e berbigão – à pescador e na Wok, esta última em alusão ao estilo oriental que marca o estilo de cozinha do chef Miguel Laffan.

A carne também marca presença apenas com uma opção, mas de forma marcante: o bife Barbatana, em que 200gr de vazia de vaca maturada a 30 dias, acompanhada de batata frita à inglesa, esparregado, salada de cogumelos, aipo e parmesão, com molho barbatana.

Os menus de criança, não podiam faltar e mantêm a coerência do conceito do espaço com o destaque para o spaguetti com almôndegas de peixe.

O Food Court apresenta um menu do dia (entrada+prato do dia+bebida+café) e um menu de criança (sopa+prato+sobremesa). A carta apresenta opções de saladas que envolvem peixe, como por exemplo a Salada Ceaser com Atum Braseado e Rábano Branco. Os tártaros apresentam ligações inusitadas onde se destaca o Tártaro Barbatana: peixe branco, chutney de manga e espuma marítima.

As alternativas de torricados, com bacalhau, polvo e o escabeche algarvio, também marcam presença. Os noodles não poderiam faltar numa carta desenhada por Miguel Laffan e surge o destaque para um elemento de carne, os noodles com Vitelão BBQ.

Outra novidade do menu é o twist e remete para ligações invulgares que culminam em sabores surpreendentes como é o caso das Gyosas de Caldeirada ou o Wrap de Sapateira. Os Petiscos do Mar mantêm a linha de irreverencia deste menu e apresentam Chamuças de Bacalhau com Natas ou Pataniscas de Caranguejo, entre outras opções.

Por fim, as opções de marisco surgem com os sabores tradicionais e tão apreciados, como a Cataplana de Mexilhão.

As sobremesas, Chocolate, Tropical, Baunilha, Fruta, Citríco fazem alusão a paladares surpreendentes com ligações arrojadas. Surge também a sobremesa tradicional que proporciona a degustação do mês de sobremesas típicas portuguesas para os clientes com paladares mais clássicos.

A carta de vinhos vai ser toda nacional sendo o destaque para o vinho branco Barbatana, produzido pela Herdade da Monteira de Alcácer do Sal (Setúbal).

Restaurante Barbatana:
Localização: Amoreiras Shopping Center, Lojas 3019/ 3022 / 3023
Contactos: 913 582 639
Horários: diariamente das 10 às 23h


Miguel Laffan apresenta Chicken All Around

Chicken All Around é o primeiro conceito de restauração urbana do chef Miguel Laffan e abriu no Mercado da Ribeira, em Lisboa, a sua primeira unidade. Pela sua localização, na zona dos chefs, o espaço tem o nome de Miguel Laffan e o frango é o elemento central do conceito, sendo o único espaço dedicado a esta carne do Mercado.


O frango está presente em todos os pratos de forma reinventada, despretensiosa mas simultaneamente, com paladares arrojados, onde a criatividade transforma o simples frango assado numa proposta divertida e com temperos de todo o mundo, em saladas, sandes ou simplesmente assado com acompanhamentos inusitados.

Tem sido uma experiência fantástica e enriquecedora, sair do enquadramento da cozinha de autor e trabalhar criativamente um produto tão tradicional como é o frango afirma Miguel Laffan.

O espaço abriu ao público no final de Março, depois de Miguel Laffan ter entendido que existia uma lacuna na oferta de um produto tão consensual como o frango, num formato mais sério e criativo. Um alimento que todas as faixas etárias apreciam e tão equilibrado nutricionalmente, não estava a ser abordado de forma plena. Desafia-se, a si próprio, reinventar este produto e o Chiken All Around é o resultado.

A equipa
Miguel Laffan é o chef consultor responsável criativo de todo o projeto, muito atento a todos os detalhes deste conceito, mas a cozinha no dia-a-dia está a cargo do chef João Oliveira. A equipa total do espaço conta com 16 pessoas.

Proposta gastronómica
Os frangos foram criteriosamente escolhidos e são unidades de aproximadamente 400g cada. A proposta gastronómica tem como peça central o assador: um forno especial aquecido com brasas que mantem a temperatura de assar no ponto certo de equilíbrio para obter uma carne na textura certa e bem suculenta. Mas aqui o simples Frango assado pode ter diversos temperos que se podem escolher no menu: as influências tailandesas da cozinha de Miguel Laffan estão presentes, com o Frango Thai, mas o menu permite viagens por países como a Argentina, com o Frango com molho Chimichurri ou, por exemplo, a Índia, com o frango Tandoori. Na ementa também se podem escolher saladas compostas como a Salada Caeser, e sandes como a famosa Club Sandwish, para dar os exemplos mais clássicos da carta.

A localização e estilo de consumo do Mercado da Ribeira, onde surge o primeiro restaurante do conceito Chicken All Around foi tida em conta na definição do próprio menu: existem cinco variedades de Frango no Pão ideais para os quem está com pressa para almoçar, assim como a variedade de smoothies e de saladas direcionadas a clientes com preocupações saudáveis. Os petiscos, disponíveis a qualquer hora do dia, podem ser degustados com vinho a copo. Da paixão de Miguel Laffan por noodles surgiram quatro versões que se encontram no menu do Chicken All Around, uma com camarões a substituir o frango, como alternativa para quem está de ligações cortadas com o frango.

Nos vinhos, os portugueses são os de eleição, dos quais três tintos, três brancos, um verde e um rosé, destacando-se também a presença de champagne que permite harmonizações interessantes com muitos dos pratos apresentados.

O futuro
Pela consensualidade em torno do produto e pela inovação na sua apresentação e confecção, o objectivo passa por abrir mais espaços com a marca Chicken All Around pelo país num futuro próximo.


Chef Pedro Santos Almeida na cozinha do Restaurante Viva Lisboa

O restaurante Viva Lisboa apresentou novo conceito e nova carta onde a gastronomia mediterrânica apareceu reinterpretada e conjugada com técnicas contemporâneas. A ementa é da autoria do Chef Miguel Laffan, que assume o papel de chefe consultor, nesta primeira fase do projeto. A carta é o resultado de uma criteriosa seleção de ingredientes e de uma forte aposta em produtos frescos e saudáveis, privilegiando os de origem nacional. É a interpretação de sustentabilidade culinária da equipa do restaurante Viva Lisboa, orientada diariamente pelo equilíbrio nutricional da Dieta Mediterrânica - Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. À frente da cozinha ficou o Chef Pedro Santos Almeida que deixou a equipa do restaurante L’And para chefiar a cozinha do Viva Lisboa.


Francisco Lorite, Director geral do Viva Lisboa considera que a aposta no Miguel Laffan para remodelar a carta e o posicionamento do restaurante foi claramente positiva. O facto de o Miguel propor uma das pessoas fortes da sua equipa aqui no restaurante deixa-nos a garantia de consistência no trabalho desenvolvido e permanente evolução que pretendemos ter e ser.

O estilo do Miguel Laffan é bastante evidente no Viva Lisboa, com o recurso à fusão com sabores orientais, aqui adaptadas à realidade de um restaurante citadino. A nova carta é uma viagem de degustação composta por entradas, pratos Do Mar e pratos Da Terra. Os grandes destaques da carta são os best-sellers do chefe consultor, a Vieira à Brás e o Lombo de Borrego, Tagine de Legumes e Batata-doce com Iogurte e Hortelã. No Entretanto encontram-se massas e risotos e as sobremesas terminam a experiência da melhor forma.

O Chef Pedro Santos Almeida é a aposta do Chef Miguel Laffan para chefiar a equipa da cozinha do restaurante Viva Lisboa como Chef Executivo. Formado na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, passou por várias cozinhas nacionais, nomeadamente no Hotel Vila Galé Estoril, Hotel Miragem Cascais, Cozinha Divina, Waves by Chakal (Algarve), Hemingway Cascais e L´AND Vineyards em Montemor-o-Novo. Foi no ano de 2012, no L´AND Vineyards, que conhece o Chef Miguel Laffan e passa a pertencer à experiente equipa que em 2013 recebe a primeira Estrela Michelin do Alentejo. Durante esse tempo desenvolveu a sua criatividade e a busca incessante pela perfeição que agora apresenta à mesa do restaurante Viva Lisboa.

Pedro Santos Almeida acredita que esta foi uma grande aposta do Miguel Laffan no meu trabalho. Vamos continuar a trabalhar em conjunto nas regulares intervenções de consultoria que o Miguel terá nas cartas do restaurante, mas terei liberdade para as explorar e adaptar diariamente, o que irá permitir desenvolver o meu próprio estilo, mas sempre bem orientado.

O espaço
Com uma boa localização no centro de Lisboa, o restaurante Viva Lisboa situa-se muito perto do Saldanha. A sua decoração é moderna e com a luz de Lisboa que inunda a sala através das suas enormes janelas. A equipa de sala é bem preparada para um atendimento informado e personalizado.


Miguel Laffan
Atualmente é o chef executivo do restaurante L’AND (uma estrela Michelin), do resort L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo. Onde comanda desde Fevereiro de 2011, os fogões e restaurante, em 2013 conquistou, com a sua equipa, uma estrela Michelin na edição de 2014 e a renovação para 2015 do célebre Guia Michelin. Sendo a primeira estrela Michelin do Alentejo. Miguel tem uma abordagem muito pró-ativa dentro da sua cozinha, acredita que só através de uma pesquisa insaciável, da determinação e do rigor é que se atinge uma cozinha de excelência. Para ele é tão importante a frescura de um alimento como a frescura mental de quem o transforma, este equilíbrio é a sua grande referência, sendo a partir desta filosofia que cria equipas de sucesso. No seu curriculum de aprendizagem constam algumas das referências que já provaram ser escolas de sucesso, formando muitos dos melhores Chefs atuais, nomeadamente, Fortaleza do Guincho com a cozinha do Antoine Westermann, 3 Estrelas Michelin (relais Châteaux), Le-jardin-des-remparts, com a cozinha de Roland Chanliuad , 1Estrela Michelin em Beune/França, Le Clous de la violette, cozinha de Jean-Marc-Banzo , 2Estrelas Michelin Aix-en-Provence – França. Chefiou equipas em hotéis de referência tais como: Hotel Casa Velha do Palheiro no Funchal (Relais&Châteaux), Hotel Quinta da Casa Branca, uma boutique Hotel com assinatura da Small Luxury Hotels, Ilha da Madeira. Actualmente é também Chef Criativo do grupo Porto de Santa Maria, onde o Chicken All Around surge como primeiro conceito da sua autoria, seguido do Barbatana.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

O que Faço Hoje Para Jantar? - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin