Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Enoturismo em Portugal - 2014

Nota de imprensa

O Turismo de Portugal divulga os resultados do inquérito sobre a procura nas unidades de Enoturismo, segmento da oferta com importância crescente em Portugal e que regista importantes investimentos em equipamentos modernos e atrativos e uma crescente oferta de serviços turísticos com capacidade de atrair turistas para zonas de menor densidade turística e em épocas que contribuem para a atenuação da sazonalidade.

Divulgação: Enoturismo em Portugal - 2014 - reservarecomendada.blogspot.pt

O inquérito foi realizado junto de unidades que produzem vinho, realizam visitas (com ou sem marcação), proporcionam provas de vinhos e fazem venda nas instalações. Contemplaram-se, ainda, as caves de vinhos do Porto, bem como algumas adegas cooperativas, centros de interpretação ou museus que, embora podendo não facultar o conjunto dos três serviços referidos, fazem parte do universo do Enoturismo.

O inquérito de caraterização das unidades de Enoturismo foi efetuado no Continente e Regiões Autónomas, entre maio e julho de 2015, através de uma plataforma online, permitindo a inquirição exaustiva a um universo de 331 unidades de Enoturismo. A taxa de resposta obtida foi de 42%.

Deste inquérito salientam-se as seguintes conclusões:
  • Em termos da Classificação da Atividade Económica (CAE) há uma natural preponderância para as atividades ligadas ao vinho, mas cerca de 17% identificam como CAE secundária a atividade de turismo no espaço rural.
  • Mais de 51% das unidades de Enoturismo iniciaram atividade na década 2000/09 e 30% entre 2010 e 2014.
  • A presença das unidades de Enoturismo na internet é generalizada, tanto através de websites (85%) como de redes sociais (81%).
  • 97% das unidades de Enoturismo afirmam disponibilizar os respetivos websites em português e 87% também em inglês. Apenas 18% das unidades disponibilizam o website em francês e 10% em espanhol.
  • Cerca de 48% das empresas inquiridas não ultrapassaram os 500 clientes, em 2014, no entanto, 24% referiu ter mais de 5000 clientes por ano. O peso da procura nacional e internacional é equilibrado, cada um com 50% de quota.
  • No mercado internacional, os 4 principais mercados são o Brasil e Reino Unido, Alemanha e França.
  • A maioria dos clientes das unidades de Enoturismo tem entre 35 e 54 anos (60% do total da procura).
  • Cerca de 55% das unidades inquiridas apontam os meses de verão (setembro, agosto e julho) como sendo os de maior procura. O mês de Setembro é o que mais se salienta, facto que decorrerá deste ser o mês das vindimas e de festas tradicionais relacionadas com o vinho.

O relatório encontra-se disponível aqui.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Receitas de Gelados - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin