Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Festival do Butelo e as Casulas

Este ano mais cedo, festeja-se já no próximo fim de semana o Butelo e as Casulas em Bragança que decorrerá entre 22 e 24 de Janeiro. Durante o Festival do Butelo e das Casulas os 25 restaurantes de Brangança aderentes à Mostra Gastronómica do Butelo e das Casulas terão pratos ou menus em que o butelo e as casulas farão as honras da casa. De 6ª a Domingo estarão na Praça Camões produtores de butelos, casulas e outros produtos regionais a mostrar e a vender o seus produtos. Em paralelo, no Sábado, serão entronizados os novos confrades da Confraria do Butelo das Casulas entre outras atividades alusivas ao butelo e às casulas que se realizarão durante o fim de semana.

Festival do Butelo e as Casulas - reservarecomendada.blogspot.pt

O festival foi apresentado na passada semana em Lisboa naquela que é a embaixada do butelo e das casulas em Lisboa, o Restaurante Nobre. Antecedido pelos belíssimos Pasteis de Entrudo, dá gosto comer bons pastéis de massa tenra, pelo Ensopado de Repolgas e Linguiça e pelo Caldinho de Casulas com Bagos de Arroz, um pouco ao jeito de uma sopa de cozido mas aqui resultando da cozedura das casulas, lá veio o Butelo e as Casulas a saciarem os seus apreciadores aqui de Lisboa. Depois do butelo, para descomprimir, ainda tivemos o muito bem conseguido Pudim de Azeite com Laranja e já com o café, para terminar em beleza, umas também belíssimas Azevias de Castanhas de Trás-os-Montes. Sem desprimor pelo butelo, que era a estrela da noite, dêem-me um bom pastel de massa tenra e uma boa azevia e fazem-me feliz.






Recordando o que escrevi aqui no ano passado o butelo é um dos mais sui generis enchidos portugueses e também um dos menos conhecidos fora da sua origem transmontana. No butelo, a bexiga ou o bucho do porco é recheado com os ossos do espinhaço e das costelinhas com carne agarrada. O seu sabor é forte e muito personalizado quer pelo seu tempero quer pelos ossos. Tudo isto faz com não seja para almas delicadas. As casulas é o feijão seco com as cascas que é demolhado e cozido. O butelo e as casulas são feitos como um cozido em que além das estrelas principais são acrescentadas alguma carnes como a orelha, os pezinhos, o entrecosto ou a entremeada e batatas e cebolas para acompanhar.


Se o apelo do butelo e das casulas não for o suficiente para vos levar a fazer os 500 Km entre Lisboa e Bragança podem sempre ir ao Nobre que de duas em duas semanas às quintas-feiras ao almoço até ao final de Fevereiro terá o Butelo e as Casulas como prato dia.

O Sexo Começa na Cozinha de Kevin Leman - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin