Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: "Ó Balcão com..." tem como primeiro convidado o chef Miguel Laffan

Nota de imprensa


"Ó Balcão com..." tem como primeiro convidado o chef Miguel Laffan

Para celebrar o 2.º aniversário do restaurante Taberna Ó Balcão – aberto a 25 de Outubro de 2013 –, Rodrigo Castelo anunciou novidades. Começam ainda este ano a revelar-se, mas prometem continuar em 2016. Na quinta-feira, dia 17 de Dezembro, o chef inaugura o conceito Rodrigo Castelo Ó Balcão com... e o primeiro convidado é o chef Miguel Laffan, do restaurante L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, no Alentejo. Com início marcado para as 20h00, o local é o do costume: no Taberna Ó Balcão. em Santarém.

Divulgação: Rodrigo Castelo estreia

Um jantar elaborado num registo mano a mano e que promete deliciosas surpresas. Do menu pode apenas revelar-se que é composto por cinco pratos – amuse bouche, entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa –, que vão ser habilmente acompanhados por vinhos do Tejo, com assinatura da Casa Cadaval. Mediante reserva obrigatória através do contacto telefónico 243 055 883, o valor deste cardápio, em que o vinho é a copo, é de €35,00. Um excelente oportunidade para degustar cozinha de autor, mimando-se em vésperas da época natalícia.

Esta não é a primeira vez que cozinham juntos, mas a quatro mãos e em Santarém é uma estreia. Conheci o Miguel no dia 27 de Setembro; celebrava-se o Dia do Turismo e fomos desafiados, pelo Luís Barradas (do Sea Me, em Lisboa) e pelo fotógrafo Mário Cerdeira, a rumar a Setúbal para embarcar numa manhã de pescaria que terminara com a confecção de uma caldeirada à feita a bordo. A empatia foi imediata e o convite ficou feito. Agora é tempo de o concretizar, recebendo-o com enorme satisfação na minha casa e cozinha., afirma o anfitrião Rodrigo Castelo.


Nascido em Santarém, em 1980, Rodrigo Castelo desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha, influenciado pelo pai. Após chegado o fim de uma etapa profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o rumo da sua carreira, concretizando um sonho antigo, e a 25 de Outubro de 2013 inaugurou o restaurante Taberna Ó Balcão, em Santarém. O respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de estar na vida e na cozinha – mesmo quando se limitava a fazer petiscadas para os amigos. Por instinto e curiosidade, tem vindo a desenvolver um consistente repertório gastronómico de inspiração tradicional e regional que, aliado ao investimento no capítulo da formação e à sua vontade de se superar, lhe permite hoje estabelecer-se como um promissor cozinheiro nacional. Mantendo o espírito da renovação da cozinha tradicional, apostou no Peixe Ó Balcão no Mercado de Algés, um espaço pop up que durou até Outubro.

Jantar Rodrigo Castelo Ó Balcão com o chef Miguel Laffan
Local: Restaurante Taberna Ó Balcão
Morada: Rua Pedro de Santarém, 73, 2000-223 Santarém
Telefone: 243 055 883
Preço: €35,00 (reserva obrigatória)


Taberna Ó Balcão com Ouro no Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto

Aberto há apenas dois anos e recente nestas lides de Concursos, depois de ter conquistado o Prémio Revelação do Tejo Gourmet - 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, foi agora a vez do Taberna Ó Balcão, em Santarém, ter participado e ganho uma medalha de ouro na 9.ª edição mais antigo concurso do género em Portugal: Gastronomia com Vinho do Porto (e Douro). Um orgulho para o chef Rodrigo Castelo e para toda a sua equipa.


Foi um excelente desafio participar neste Concurso, uma vez que tive mais uma oportunidade para mostrar a diversidade dos produtos autóctones do Ribatejo, elevando-os e mostrando a sua polivalência na harmonização com os vinhos da mais antiga região demarcada do Mundo, afirma Rodrigo Castelo, proprietário e chef do restaurante Taberna Ó Balcão.

Do menu premiado fazem parte três pratos: Tártaro de Peixes e Mariscos do Rio como entrada, Galo do Campo com Puré de Ervilhas como prato principal e Arrepiado com Marmelo Bêbado e Gelado de Figo para encerrar gulosamente as hostes. No que toca aos vinhos, a harmonização foi feita com Ramos Pinto Porto Reserva White, Vertente tinto 2011 e Niepoort Porto LBV 2008, respectivamente.

Foram 100 os restaurantes participantes e 300 as harmonizações postas à prova desta que é uma iniciativa promovida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP), em parceria com a Inter Magazine. De âmbito nacional, o Concurso Gastronomia com Vinho do Porto desafia os restaurantes ao casamento perfeito entre os vinhos do Douro e Porto e a gastronomia, colocando em evidência os produtos regionais e incentivando a criatividade de chefs e especialistas para conquistar cada vez mais os consumidores com propostas inovadoras. A selecção dos produtos e ficha técnica, apresentação, sabor, serviço adequado de copos, harmonia com o vinho e harmonia total da ementa são as vertentes avaliadas por um júri especializado e cada vez mais exigente. A edição deste ano inova ao lançar um roteiro on-line onde vão estar os restaurantes participantes, dando a conhecer os mesmos e as respectivas ementas levadas a concurso.

Taberna Ó Balcão
Morada: Rua Pedro de Santarém, 73, 2000-223 Santarém
Telefone: 243 055 883
E-mail: castelo.rodrigo@gmail.com
Horário: Segunda-feira a Quinta-feira -12h00 às 23h00 | Sexta-feira e Sábado - 12h00 às 00h00
Encerra ao Domingo

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Receitas de Gelados - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin