Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Pierre Aderne apresenta Livro Tinto

Nota de imprensa

Tendo como objectivo voltar a colocar no mapa uma importante região vínica, a Maçussa, Pierre Aderne reuniu um grupo de amigos em cooperativa para produzir 5 mil litros de vinho de vinhas velhas da casta Tinta Roriz da região, a que chamou Livro Tinto.

Divulgação: Pierre Aderne apresenta Livro Tinto - reservarecomendada.blogspot.pt

Miguel Louro filho (enólogo e produtor dos vinhos Apelido), Alfredo Matos, Constantino Jr, Gustavo Cortês, Adolfo Henriques (produtor agrícola) e o chef André Magalhães fazem parte do grupo de amigos que Aderne reuniu para concretizar este projecto.​

O projecto surgiu na Taberna das Flores, quando o chef André Magalhães me apresentou ao rei da Maçussa, Adolfo Henriques. A ideia do vinho é chamar a atenção para uma importante região vínica portuguesa esquecida no mapa logo após a ditadura de Salazar. A Maçussa tinha, nos anos 50, 220 adegas. Hoje tem apenas uma, refere Pierre Aderne.


Fazer este resgate cultural da Maçussa faz parte de um projecto maior, que se quer ver acontecer em todo o país. Resgatar a auto-estima do pequeno produtor e a sua capacidade produtiva, criar sustentabilidade e conter o êxodo para as grandes cidades. Assim como a Maçussa, estão a desaparecer as olarias de São Pedro do Corval, as vinhas velhas de Ourém e as aldeias de xisto.

O Adolfo cria cabras, faz queijo, cuida das vinhas, faz o vinho, planta, colhe e distribui os seus produtos nos principais restaurantes de Lisboa: Fortaleza do Guincho, Avillez, Taberna das Flores e tantos outros. Pouca gente sabe o que é e onde é a Maçussa. Traga-me uma caneta e vamos já voltar a colocar a Maçussa no mapa, acrescenta Aderne.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

O que Faço Hoje Para Jantar? - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin