Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Guia Michelin 2016

Este ano estava com uma esperança (algo ingénua, eu sei) que a revelação das estrelas do Guia Michelin para Espanha e Portugal pudesse confirmar uma tendência que parecia estar a entrever, manutenção das estrelas existentes com a "descoberta" todos os anos de duas ou três novas estrelas em Portugal. Nos últimos 2 anos o saldo vinha a ser positivo sempre com novas estrelas, algumas recuperadas e com uma única perda há dois anos, o São Gabriel, que logo no ano seguinte recuperou a estrela. Pensei que pudesse estar a existir uma mudança de atitude do guia para com Portugal e que para respeitar o conservadorismo do guia esta viesse a ser feita de um modo faseado. Pensei que ao longo dos próximos anos viéssemos a assistir sempre a um crescimento do número de restaurantes estrelados até chegarmos a um número de restaurantes estrelados pelo menos mais próximo daquele que seria normal por via da diferença de dimensão entre Portugal e Espanha.

Páginas mais Populares em Setembro de 2015 - reservarecomendada.blogspot.pt

Como seria de esperar enganei-me e depois dois anos em progressão voltamos a marcar passo no que às estrelas Michelin diz respeito. Uma estrela nova para o restaurante Bon Bon no Carvoeiro e a perda da estrela do L'And em Montemor-o-Novo. Catorze restaurantes com estrelas Michelin é francamente pouco para Portugal e dificilmente explicável. Comparando com Espanha e usando como medida para fazer a comparação o PIB de cada país, Portugal deveria ter cerca de 30 restaurantes estrelados, sendo 1 com três estrelas e 3 com duas estrelas. Ao termos apenas 14 restaurantes estrelados o que o guia nos está a dizer é que, mesmo salvaguardando as diferentes dimensões, a restauração portuguesa tem metade da qualidade da espanhola o que parece longe de corresponder à realidade.

Mas enfim, concentremos-nos nas mudanças, a grande novidade é o restaurante Bon Bon que passou do quase anonimato para a ribalta com a atribuição de uma estrela Michelin. O nome não me era completamente estranho mas não sabia nada sobre este restaurante. Mas não tenho duvidas que merecerá a estrela. Até porque havia pelo menos mais um par de outros restaurantes algarvios para os quais se alvitrava a estrela e que até pareciam estar melhor colocados para a conquista da estrela e que não o conseguiram. Propriedade de Nuno Diogo que detém outros restaurantes no Algarve (Pimenta Preta, Oregano e O Leão de Porches) e com a cozinha liderada por Rui Silvestre que apesar da sua juventude já conta no currículo com a passagem por diversos restaurantes estrelados. Diz-se ter uma cozinha criativa dando grande ênfase à qualidade dos produtos frescos disponíveis no Algarve.

A grande decepção foi perda da estrela pelo L'And. Foi público o envolvimento do chef Miguel Laffan em diversos projetos e confesso que me pareceu um pouco a exagerada a quantidade de projetos que durante o ano foram associados a Miguel Laffan. Parecia-me mais lógico que a atenção principal se focasse no L'And pois afinal de contas tinha sido este a dar notoriedade ao chef. Mas apesar disso não estava à espera que a estrela lhe fosse retirada embora essa possibilidade já fosse ventilada antes do seu anuncio. Resta tentar corrigir o que correu mal este ano e tentar recuperar a estrela.

Além das estrelas, o Guia Michelin atribui ainda a classificação Bib Gourmand a restaurantes que servem refeições de qualidade por um preço moderado. Aqui o saldo foi marginalmente positivo com o número de restaurantes contemplados a subir de 33 para 35 fruto de 5 saídas e 7 entradas. Como novidades temos A Bolota na Terrugem, o Cais da Estação em Sines, o Dom Sebastião em Lagos, o Don Peixe em Alcochete, O Malho em Malhou, O Marinheiro em Albufeira e o Solar do Forcado em Portalegre. Nesta classificação a disparidade entre Portugal e Espanha não é tão notória pois usando a mesma medida de comparação usada anteriormente deveríamos ter cerca de 42 restaurantes com esta classificação mas ainda assim ficámos um pouco aquém desses valores.

As novidades estão realçadas a amarelo.

Restaurantes Portugueses com Estrelas Michelin em 2016

**
Belcanto - Lisboa - José Avillez
Vila Joya - Albufeira - Dieter Koschina
The Ocean (Vila Vita Parc) - Armação de Pêra - Hans Neuner

*
Bon Bon - Carvoeiro - Rui Silvestre
Eleven - Lisboa - Joachim Koerper
Feitoria (Altis Belém) - Lisboa - João Rodrigues
Fortaleza do Guincho - Cascais - Vincent Farges
Henrique Leis - Almancil - Henrique Leis
Il Gallo d'Oro (The Cliff Bay) - Funchal - Benoit Sinthon
Largo do Paço (Casa da Calçada) - Amarante - Vitor Matos
Pedro Lemos - Porto - Pedro Lemos
São Gabriel - Almancil - Leonel Pereira
The Yeatman - Gaia - Ricardo Costa
Willie's - Quarteira - Willie Wurger


Restaurantes Portugueses Bib Gourmand

3 Pipos - Tonda
A Bolota - Terrugem
A Casa do Avô – Albufeira
Aquário - Lagos
BL Lounge - Évora
Cais da Estação - Sines
Camelo - Viana do Castelo
Carvalho – Chaves
Casa Matos – Salreu
Casinha Velha - Leiria
Centurium – Braga
Cêpa Torta - Alijó
D'Avis – Lisboa
Dom Joaquim – Évora
Dom Sebastião - Lagos
Don Peixe - Alcochete
Dóri - Aveiro
Ferrugem - Vila Nova de Famalicão
Histórico by Papaboa - Guimarães
Machado - Maia
Mário Luso – Carvalhos
Marquês de Marialva – Cantanhede
Muralha da Sé – Viseu
O Alambique - Poço Barreto
O Barrigas – Golegã
O Barro - Redondo
O Júlio – Gouveia
O Malho - Malhou
O Marinheiro - Albufeira
O Parreirinha – Queluz
O Típico - Agueda
Pedra Furada - Pedra Furada
Solar do Forcado - Portalegre
Solar dos Nunes – Lisboa
Trinca Espinhas - Sines

Guia das Tascas e Tabernas de Portugal - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin