Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Taste Wars - Episódio V - #2 Jour to Cook

Continuação de Taste Wars - Episódio IV - Tabik

Depois de termos ido ao Tabik foi organizado um jantar a 4 mãos com o Manel Lino e o Ricardo Komori na Cozinha Popular da Mouraria. A Cozinha Popular da Mouraria é um projecto muito interessante criado pela Adriana Freire que conheci por aqui e por ali. Mais do que um restaurante pretende ser um porto de abrigo para o bairro. Durante a semana funciona como restaurante em que pessoas do bairro trabalham na cozinha e na sala servindo pratos de origens diversas a reflectir as também diversas origens dos seus habitantes. Uma vez por semana pelo menos abre a suas portas ao bairro para uma refeição comunitária em que alguns dos habitantes cozinham para os outros. Abre também para eventos especiais como foi este #2 Jour to Cook em que o Ricardo Komori se juntou ao Manel Lino numa quase despedida do Ricardo de Portugal com a sua saída do Bonsai para um ano sabático no Japão.

Taste Wars - Episódio V - #2 Jour to Cook - reservarecomendada.blogspot.pt

Nesse dia tivemos como menu o seguinte alinhamento:
  • Welcome Drink - Gin Hendrix
  • Unagui Kabayaki - Ricardo Komori
  • Coração de Romana, Asa de Frango e Nata Baunilha - Manel Lino
  • Katsuo Tataki - Ricardo Komori
  • Pato com Udon e Milho Braseado - Manel Lino
  • Suzuki Yuan Yaki - Ricardo Komori
  • Merengue de Limão, Ganache de Chocolate Branco e Espuma de Citronela - Manel Lino


À chegada à Cozinha Popular da Mouraria fomos brindados com aquela que é uma das vertentes do Tabik, os cocktails que estão ominipresentes na casa pretendendo preencher os espaços no inicio da refeição mas também ocupar o espaço entre as refeições e mesmo prolongar a noite após o jantar num registo mais bar em que nem a musica fica de fora. Ao contrário do Manel não conhecia a cozinha do Ricardo. O que vinha ouvindo tudo alinhava pela nota positiva, muito positiva, pelo que tinha alguma expectativa acerca deste jantar. Se o Manel Lino pareceu estar a olhar para a frente e experimentar ideias para o futuro, em relação ao Ricardo não fiquei tão certo devido a não conhecer o seu trabalho embora me parecesse que talvez ali o registo fosse mais de recuperação de momentos passados.


Destaque do lado do Manel Lino para o Pato com Udon e Milho Braseado que para mim funcionou quase como um prato de conforto. Pode parecer-vos estranho mas habituei-me a ter massa Udon em casa que compro em sítios como o Hua Ta Li. Gosto muito dela e juntando-a a uma proteína como o Pato que também é das minhas preferidas, tinha tudo para me fazer feliz. E fez. Entretanto este prato foi integrado na carta do Tabik. Isto lembrou-me, tenho de repor o meu stock de massa Udon cá em casa... Já do Ricardo destaco o Suzuki Yuan Yaki que talvez se pudesse traduzir como Robalo Marinado Cozido, mas eu chamei-lhe Cozido à Portuguesa Japonese style pois com a textura firme do robalo combinada com o fumado do caldo e o sabor do nabo remeteu-me surpreendentemente para os sabores e até mesmo texturas de um Cozido à Portuguesa. Um grande e surpreendente prato.






Na nossa mesa nesse dia ficaram também o Carlos e o Pedro, pai e filho, em que o filho, um jovem chef, vinha em especial pela comida do Manel e do Ricardo e trazia o pai que não sendo profissional da área tinha um interesse especial nos vinhos que iriam ser servidos na refeição pois tinha acompanhado de perto o nascimento dos vinhos do Esporão por via do avô materno do Pedro, Joaquim Bandeira. Falou-se de como foram os anos iniciais do Esporão. Isso fez-me lembrar a vertical de Esporão que tinha feito uns meses antes no Estado d'Alma Bistrô por ocasião do aniversário deste.

Tenho de voltar à Cozinha Popular da Mouraria um dia destes para experimentar os seus sabores do dia a dia...

Continua em Taste Wars - Episódio II - Estado d'Alma

O que Faço Hoje Para Jantar? - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin