Adega do Atum

Quem cresceu a sul do Tejo ou no Ribatejo e mora agora em Lisboa tem sempre um problema quando chega a Maio: Onde vou comer caracóis? Percebe-se que o caracol não faz parte da cultura lisboeta quando temos que explicar que o caracol vai bem com um pãozinho torrado com manteiga. Na margem sul (ou Marrocos como alguns lhe chamam) quando nos perguntam se queremos pão torrado com os caracóis, isso é mais uma constatação do óbvio do que propriamente uma pergunta...

Até há bastantes sítios para comer caracóis e em muitos até são bons mas nem sempre é fácil encontrar-lhos. Nuns sítios abusam do picante, noutros falta o tempero, noutros ainda esquecem-se de lhes assoar o nariz. Há o famoso Júlio dos Caracóis que reúne todos os consensos mas nunca se proporcionou lá ir. Sou um bocado do contra... Até há uns anos quando queria comer caracóis ou atravessava o rio ou fazia-os em casa. Mas há uns anos a Ana descobriu a Adega do Atum.


A Adega do Atum situa-se imediatamente à direita da Casa dos Bicos e é uma casa tradicional em que o nome de adega ainda assenta como uma luva. Devido à sua localização vive muito dos turistas que circulam por esta zona de Lisboa mas também dos locais que procuram petisco ao fim da tarde. É uma casa simples sem grandes segredos mas onde o caracol e o petisco são muito bem tratados.


Normalmente comemos na esplanada, na sala só se chover ou estiver frio. Manda-se uns SMSs a anunciar que vamos comer caracóis e pelo fim da tarde vão se juntando uns amigos para a caracolada devidamente acompanhada por imperial. Umas travessas depois, quando o vício do caracol está saciado, manda-se vir umas doses de Pica-Pau ou Moelas para transformar o lanche num jantar. Às vezes um prego...


Haverá outras casas para comer caracóis em Lisboa, algumas até quiçá melhores, mas esta é a casa em que penso quando estou em Lisboa e quero comer caracóis.

Guia das Tascas e Tabernas de Portugal - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin