Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Primeira Sinfonia

Este restaurante já existe há alguns anos sob o comando do chef Eduardo Guerreiro inicialmente num registo mais tradicional com base na cozinha alentejana e depois com a "provocação" do Sushi Alentejano que agora tomou o nome de Mê Sushi.

A primeira vez que ouvi falar do trabalho do chefe Eduardo foi quando saíram os resultados da 1ª fase do Lisboa à Prova 2009 onde a meio da lista encontro: Eddy's Kitchen Sushi Alentejano?... Curioso... Pouco tempo depois descobrimos que um casal da família conhecia bastante bem o Eduardo, fomos com eles jantar e tivemos a oportunidade experimentar coisas como o Uromaki de Porco Preto À Javali, o Hossomaki com Caldo Verde, Bacon e Linguiça, e o Nigiri de Migas D'Alho com Carne do Alguidar...

Pouco tempo depois disto o chefe Eduardo integrou uma sociedade que parecia ser uma boa oportunidade de fazer crescer o restaurante num local maior mas esta sociedade não resultou. No final o chef Eduardo deixou de poder usar o nome "Sushi Alentejano", pois este acabou registado em nome da sociedade que o chef Eduardo acabou por deixar.

De regresso à pequena sala original na Rua de São Sebastião da Pedreira 109, o Primeira Sinfonia intitula-se "Restaurante de Fusão | O Mê Sushi | Petiscos Alentejanos". A lista do Primeira Sinfonia inclui diversos pratos do que poderíamos chamar cozinha de fusão com inspiração portuguesa sempre existindo um carácter provocatório nas propostas apresentadas. Assim a carta é dividida em dez partes: Entradas & Petiscos, Peixes, Pastas, Carnes, Os Mês Burgers, Salacinos, O Mê Sushi, Sushi de Fusão, Sushi Fandango e as Doçuras da Avó.

Voltamos lá recentemente por ocasião da visita de um chef de Nova Orleães amigo do chef Eduardo. O chef Adolphus Stuart nasceu em Nova Iorque mas desenvolveu a sua carreira em Nova Orleães até à altura do furacão Katrina. Foi evacuado e quando tentou retornar aconteceu-lhe o mesmo que a muitos outros ex-habitantes de Nova Orleães: os custos de habitação eram tão elevados que o ordenado não compensava os custos de habitação. Estabeleceu-se em Dallas onde têm a sua própria empresa. Conheceu o chef Eduardo pela internet e decidiu vir a Portugal fazer uma visita.

Assim nesta noite o menu era fixo sendo fazendo parte deste menu pratos da carta do Primeira Sinfonia e pratos de Nova Orleães ou inspirados em pratos de Nova Orleães.

Primeira Sinfonia - reservarecomendada.blogspot.pt

Começamos com um prato da carta do Primeira Sinfonia: O Red Hot Chilli Pepers. Trata-se um Salacino inspirado no Chilli com Carne, criado pelo chef Eduardo. Aparentemente simples mas muito bem conseguido.


Seguiu-se uma mistura de New Orleans Sushi com Sushi Fandango. Assim o Chef Eduardo fez alguns rolos de sushi com base em pratos de Nova Orleans preparados pelo chef Adolphus aos quais juntou uns rolos de Sushi Fandango. O Sushi Fandango é mais uma inovação do chef Eduardo em que em vez de peixe cru é usado peixe ou frango cozinhado. Mais uma vez a combinação resultou e o New Orleans Sushi que era uma novidade criada de propósito para estes dias também resultou bastante bem.


Passou a um conjunto de 5 pratos para degustar do qual faziam parte 4 pratos típicos de Nova Orleães e um prato do chef Eduardo. Os pratos de Nova Orleães eram Gumbo, Étouffée, Jerk Chicken e Jambalaya. Estes pratos pareceram sofrer alguma coisa com as adaptações que foi necessário fazer devido a alguns dos ingredientes não existirem em Portugal e com a alguma contenção no picante. A estes quatro pratos juntava-se uma Feijoada de Gambas da autoria do chefe Eduardo.


Finalizou-se com uma raposódia de sobremesas do chefe Eduardo que incluíam quatro sobremesas entre as quais o Creme Brulêe de Citrinus Biológicos e Licor Beirão, o Bolo de Chocolate Brigadeiro e a Sopa de Iogurte com Morangos.

Foi uma boa ocasião para ter uma ideia do é a comida Cajun, mas provavelmente será mesmo necessário ir Nova Orleães para provar esta cozinha na sua plenitude. Por outro lado a cozinha do Chef Eduardo Guerreiro está mesmo aqui ao pé para ser provada quando quisermos.

Além dos petiscos alentejanos e dos vários tipos de sushi de fusão, fazem parte da lista do Primeira Sinfonia pratos como a Hamburganheira, a Hamburgalheira, o Hamburguer Pimba, a Suissinha, os Canelonis de Bacalhau e Espinafres. As sobremesas também são muitos interessantes sendo sempre adicionado um toque provocatório a sobremesas tradicionais como a Mousse de Aftereight e a Sericaia de Arroz Doce.

O Primeira Sinfonia e a cozinha do chef Eduardo Guerreiro é um daqueles segredos de Lisboa que têm estado demasiadamente bem guardado. Com muita criatividade e uma relação qualidade preço muito boa, era merecedor de uma maior notoriedade. O concurso Lisboa à Prova de 2009 parecia ser a catapulta para atingir esta a notoriedade merecida mas algum azar na gestão do negócio não permitiram tirar toda a vantagem deste prémio.

Atualmente o chefe Eduardo esta a tentar fazer crescer o negócio em diversas frentes como a realização de Workshops de Sushi Tradicional, o serviço Eddy's Kitchen Chef at Home e a realização de noite temáticas como foi a noite do New Orleans Sushi. Nessa noite o chef dizia-nos que andava a preparar uma noite de Sushi Africano...

A cozinha do chef Eduardo é uma experiência provocatória, havendo sempre qualquer coisa na carta que nos desperta a curiosidade. Uma refeição no Primeira Sinfonia estará sempre recheada de agradáveis surpresas.

Convêm reservar pois a sala é muito pequena, tendo cerca de 20 lugares.

Dias Felizes com Jamie Oliver - www.wook.pt

1 comentário:

  1. Boa tarde a todos os que já conhecem a Sinfonia de paladares, a que o Chef Eduardo Guerreiro já nos "Viciou", e aos que não conhecem aproveitem os Vouchers do Odisseias no FaceBooK e deliciem-se com a Monumental Degustação da 1ªSinfonia.

    Recomendar é pouco, OBRIGATORIO

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin