Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Vinhos do Algarve

Gosto de tentar seguir, na medida do possível, o velho adagio: Em Roma sê um Romano. Assim nestas férias no Algarve decidi que iria tentar provar alguns vinhos algarvios.

O Algarve deve ser das regiões vitivinícolas mais desconhecidas e mal amadas do país. É uma região pequena e que sofreu muito com a pressão urbanística relacionada com o turismo. Nos últimos anos têm-se assistido a um crescimento da região tanto em termos de produção como em termos de qualidade. Mas mesmo assim não é fácil encontrar os vinhos algarvios nas grandes superfícies fora do Algarve. O único sitio onde encontrei alguma variedade de vinhos algarvios foi no supermercado do El Corte Inglés. Mesmo nas garrafeiras não é habitual encontrar mais de um ou dois produtores.

O que é curioso é que atualmente esta ausência nem sequer se deve a falta de qualidade nos vinhos pois existem vários projetos vinícolas bastante interessante e até mesmo a Adega Cooperativa do Algarve têm alguns vinhos interessantes. Parece existir três razões principais para esta ausência dos vinhos algarvios no resto do país: A região é visto com tendo vinho de pouco qualidade, as produções são pequenas e o mercado local da restauração e retalho acaba por absorver grande parte da produção devido ao turismo.

Estando no Algarve até poderíamos ter tentado visitar algumas adegas mas a estadia não era longa e queríamos aproveitar para proporcionar alguma praia ao Guilherme pelo que limitamos a nossa viagem pelos vinhos algarvios aos supermercados, garrafeiras e restaurantes por onde passamos.

Nas mesmas cadeias de supermercados onde aqui em Lisboa não conseguimos encontrar vinho algarvio, no Algarve já conseguimos encontrar alguma variedade. Assim das duas vezes que passamos pelo supermercado para reabastecer trouxe isto:

Vinhos do Algarve - reservarecomendada.blogspot.pt


A primeira viagem correu claramente melhor. Todos os vinhos eram bastante interessantes. Ainda não abri a garrafa de Marquês dos Vales - Grace Vineyards Tinto 2007 mas pelo que conheço do produtor não deverá desiludir. Achei bastante interessantes dois dos outros vinhos: O Foral de Portimão Petit Verdot 2009 que era uma encarnação bem interessante desta casta e o Lagoa Reserva Branco 2010. O Lagoa Reserva Branco foi uma grande surpresa, mineral e iodado fazia lembrar um Colares jovem. O contra-rótulo era bastante parco em detalhes e não era possível perceber se as castas ou a implantação das vinhas tem a alguma coisa a ver com os Colares.

Na segunda viagem, ao tentar não repetir, a coisa não correu tão bem... Dois dos vinhos eram mauzinhos e surpreendentemente o vinho que achei mais interessante foi o Lagoa Estagiado Tinto 2010. Não que fosse um grande vinho mas porque é um vinho correto com uma relação qualidade preço muito boa.

Uma passagem por uma garrafeira na Praia da Rocha trouxe mais isto:


O Foral de Albufeira Reserva 2005 tem fama de ser um dos melhores tintos algarvios. Veremos, pois ainda não abri a garrafa, mas o que provei da Quinta Morgado da Torre n'O Ténis era bastante interessante pelo que estou expectante.

A Quinta do Barranco Longo tem sido um dos produtores algarvios mais falados nos últimos anos, em especial devido aos seus brancos. Acabei por não conseguir voltar a provar os brancos. Mais do que uma pessoa disse-me achar os preços do Barranco Longo um pouco inflacionados devido à fama que tinha ganho. Destes que provei, gostei do rosé mas do tinto já nem tanto e concordo que estarão um pouco inflacionados.

No regresso do Algarve almoçámos no Mussiene e foi aqui que fiz a melhor descoberta das férias. Os vinhos João Clara, que desconhecia completamente, revelaram-se como dos melhores que provei. Tanto o branco como o tinto são bastante interessantes e com uma relação qualidade preço muito boa.

Há uns dias passei pel'Os Goliardos com o Nuno e a Ema e o Jorge e acabei por comprar mais isto:


No Vivo ao Vivo tinha provado estes vinhos do Monte da Casteleja mas acabei por não lhes dar a devida atenção. Na altura gostei muito do Maria Selection. Comprei para os voltar a provar com mais calma. É também um projeto vinícola algarvio que me parece muito interessante.

A região algarvia tem muita coisa interessante que vale a pena ser explorada. O único senão é que algumas das marcas com mais notoriedade apresentam preços um pouco acima do que seria expectável. Continua no entanto desconhecida e vitima de algum preconceito. Vale o turismo que acaba por escoar quase toda a produção sem quase se dar por isso.

Receitas de Gelados - www.wook.pt

2 comentários:

  1. O que achou do Quinta da Penina? Já provei este vinho e não me pareceu nada mau :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que na altura não tirei notas detalhadas sobre todos os vinhos. Do que me recordo gostei dele embora não tenha sido o meu preferido de entre os vinhos que comprei nesta altura.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin