Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Lisboa sobre Rodas

No final do ano passado e inicio deste em vários sítios se vaticinou que depois de 2013 ter sido o ano do hambúrguer gourmet, 2014 se iria afirmar como o ano da rulote gourmet e da comida de rua. Eu confesso que sou um bocado desconfiado acerca destes exercícios de adivinhação pois o que normalmente amplifica estas modas é por um lado, apanharem-nos sempre desprevenidos e por outro serem tão obvias que que levam-nos a pensar: Mas como é que eu não tinha pensado nisto antes.

Lisboa sobre Rodas - reservarecomendada.blogspot.pt

As rulotes até tem uma grande tradição em Portugal mas num modelo que não parece entusiasmar muito os trendsetters gourmet cá do bairro. Se forem ao Estádio da Luz em dia de jogo podem ter a oportunidade de provar a imemorial sandes de courato acompanhada por uma mini fresquinha. A noite de Lisboa está repleta delas em variados sítios que durante décadas aplacaram a fome e a sede de incontáveis noctívagos. E as mesmas rulotes que na noite de Santo António invadem as ruas de Lisboa percorrem durante o resto do ano festas e romarias por todo o pais estacionadas mesmo ali ao pé da pista dos carrinhos de choque.


O que não temos é a cultura das rolotes à porta das fábricas e dos escritórios onde a massa trabalhadora almoça diariamente. As razões para isso são várias, por um lado o portugueses não são grandes fãs de comer em pé e muitos não passam sem uma refeição sentada e de faca e garfo. Por isso existem tantos pequenos restaurantes relativamente baratos na nossas cidades para suprir esta procura. São uma espécie de rulotes estáticas... Por outro lado em países como os Estados Unidos, onde as rulotes são populares, os parques industriais e de escritórios encontram-se fora dos centros urbanos obrigando a uma deslocação de carro para comer num restaurante sendo assim as rulotes à porta da fábrica ou do escritório uma opção rápida e cômoda. Em Portugal quando os escritórios e fábricas se encontram fora dos centros urbanos têm quase sempre cantinas que asseguram as refeições diárias dos seus empregados.


No seguimento de outras iniciativas como os quiosques da Avenida da Liberdade e noutros locais da cidade, a Camara de Lisboa apostou para esta Primavera e Verão no projeto Lisboa sobre Rodas em que 5 rulotes vão estar em 5 pontos da cidade todos os dias da semana entre as 10h e 20h estando uma rulote diferente a cada dia da semana nesses 5 pontos da cidade. Os pontos da cidade serão o Cais do Sodré, o Saldanha, as Amoreiras, Entrecampos, Campo Grande. Entre 5ª feira e Sábado estarão todas no topo do Parque Eduardo VII entre as 20h e as 2h com animação musical. Entretanto na semana em que escrevo isto passou a estar uma carrinha no topo do Parque Eduardo VII durante os dias da semana e o Campo Grande deixou de contar com a presença das rulotes pelo menos temporariamente. Ao fim de semana está previsto que uma das rulotes monte arraiais em Monsanto mas até agora essa informação não tem feito parte do calendário publicado todas as semanas pelo que penso se estará a aguardar por dias solarengos.


Se vejo com algum ceticismo achar-se que as rulotes poderão vir a tornar-se uma opção para o almoço diário de quem trabalha em Lisboa vejo grande potencial turístico e de animação noturna nesta iniciativa. Alias vejo neste projeto uma dinâmica e público semelhante ao que acontece com os quiosques da Avenida da Liberdade. Dentro destas premissas parece-me que alguns dos locais poderão ter que ser revistos pois não parecem ter potencial para atrair os públicos que me parecem mais óbvios.


A rulotes que participam nesta iniciativa são a Frigideira de Bairro, o BananaCafé, a Hamburgueria, a Hot Dog Lovers e o Wasabi.



A Frigideira de Bairro faz parte do grupo do SeaMe e da Peixaria do Bairro e este projeto já tinha uma encarnação sem rodas no Mercado de Campo de Ourique. A ideia é servir pratos que possam ser feitos numa frigideira permitindo pratos interessantes com uma infraestrutura mínima em termos de cozinha. Parece-me um dos conceitos mais bem conseguidos neste projeto pois consegue dar-nos pratos que só esperaríamos ver num restaurante tradicional feitos numa rulote. A isso juntam algumas sandes, salgadinhos e até mesmo uma tarte de amêndoa. Muito boas as Burritas de Porco Preto. Será certamente um dos preferidos da clientela portuguesa que se pela por uma refeição de faca e garfo mesmo que seja na rua.



O BananaCafé já tinha espaços semelhantes, dois sem rodas (os quiosques da Avenida da Liberdade e Praça do Município) e outro com rodas mas estático (o Elétrico em Belém). Aposta num conceito de comida rápida saudável com ênfase nas saladas e sumos naturais mas também com tostas, empadas e quiches. Bem conseguida a Tosta de Salmão.



A Hamburgueria que nasceu num quiosque do Jardim da Parada de Campo de Ourique ganha agora rodas para conquistar o resto da cidade com os seus hambúrgueres. A aposta centra-se em fazer um Hambúrguer artesanal com qualidade e ingredientes excecionais. O hambúrgueres são realmente bons embora para meu azar o Hambúrguer da Casa tem um ingrediente que é uma das minhas kriptonites: rúcula... Tenho de experimentar os outros.


Os Hotdog Lovers além de 2 quiosques (na Avenida da Liberdade e Avenida Álvares Cabral) já era presença habitual em eventos e festivais com as suas rulotes e agora uma delas andará por Lisboa no âmbito deste projeto. Não são meus de desconhecidos e por vezes quando tenho de almoçar na zona da Avenida de Liberdade, como no quiosque e costumo alambazar-me com o Chili Special.



Nascido no Mercado de Fusão do Martim Moniz no Wasabi é de sushi e sashimi que se fala notando-se um carinho especial pelos temakis não fosse uma das assinaturas do projeto temaki in motion. E que bem que falam alguns destes temakis como o Tamago Fusion e o Maguro Twist.


Agora que a Primavera começa a querer dar o ar da sua graça estas rulotes podem ser uma boa opção para uma refeição descontraída. Para as provarem podem encontra-las todas no Parque Eduardo VII à 5ª, 6ª e Sábado à noite. Para saberem onde andam durante os dias de semana consultem a página Facebook do projeto Lisboa sobre Rodas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin