Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Os Cogumelos em Alcaide

No próximo fim de semana, de 14 a 16 de Novembro, realiza-se em Alcaide o Míscaros 2014 Festival do Cogumelo. Deste festival farão parte workshops e palestras, animação de rua, uma cooking arena, passeios micológicos, venda de artesanato e um mega almoço em que o cogumelo será a estrela. Em paralelo com o festival durante a semana que antecede e se segue ao evento vai realizar-se em 16 restaurantes do concelho do Fundão a mostra gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores do Cogumelo.

Os Cogumelos em Alcaide - reservarecomendada.blogspot.pt

Os cogumelos silvestres são um recurso natural com grande valor económico e gastronômico que sempre me pareceu sub-explorado. A sua apanha é normalmente feita para consumo próprio e os segredos da sua apanha encontram-se muitas vezes confinados a grupos familiares ou a certas áreas geográficas. Embora sejam bem mais conhecidos que outros produtos como as túberas, os casos de envenenamento que com alguma frequência surgem na comunicação social e dificuldade para quem não apanha em encontra-los no mercado acabam por afastar o público em geral destes produtos.


Um trabalho interessante de divulgação tem vindo a ser feito por alguns chefs que já habituaram os seus clientes à disponibilização de menus temáticos de cogumelos silvestres normalmente por esta altura do ano. Há 2 anos atrás tive a oportunidade de provar um destes menus quando o Henrique Mouro ainda estava à frente da cozinha do Assinatura. No Festival do Cogumelo alguns chefs consagrados e outros menos conhecidos mas bastantes conhecedores do produto vão realizar showcookings na Cooking Arena tendo o cogumelo como produto base. Os chefs que irão estar presentes serão Mário Rui Ramos (Chefe Executivo da Ô Hotels and Resorts - Monfortinho), Duarte Batista (Hotel L’and Vineyards), Vincent Farges (Chef Executivo da Fortaleza do Guincho) e Miguel Laffan (Chef Executivo do L’AND Vineyard’s). Além destes também realizará um showcooking o chef David Bento que é proprietário do Divino Lounge Bar no Fundão e que preparou alguns pratos com cogumelos durante a apresentação do evento feita no espaço BI+CA na LxFactory.


O evento pretende abarcar todos os cogumelos comestíveis em geral não se focando em nenhuma espécie ou tipo em particular mas o termo míscaro, que por muitos é tomado como um sinónimo de cogumelo, é na realidade a designação popular de um tipo particular cogumelo. Um dos cogumelos deste tipo é o míscaro-amarelo cujo nome cientifico é Tricholoma Equestre que se encontra actualmente envolto em alguma polémica pois apesar de ser muito apreciado e consumido durante séculos descobriu-se nos anos 90 que tem propriedades tóxicas. O consumo continuado destes míscaros num curto espaço de tempo pode causar rabdomiólise e levar à morte. Algumas fontes referem meio quilo ingerido ao longo de 3 dias como potencialmente causador de intoxicação mortal embora algumas pessoas possam ter uma sensibilidade superior ao tóxico. Em França, Espanha e Itália a sua colheita e comercialização é proibida. Em Portugal continua a ser colhido e comido e terá já causado algumas mortes. O seu consumo esporádico e com moderação até poderá ser inócuo mas o seu consumo deverá ser evitado pois os efeitos a longo prazo não estão estudados. Em Alcaide isto não será um problema pois todos os cogumelos são certificados como seguros para comer.


Nos passeios micológicos que fazem parte do programa algumas destas questões serão certamente abordadas e dizia o José Matos, que fará um destes passeios micológicos, que já era tempo de a legislação portuguesa não fosse omissa em relação à apanha de cogumelos e talvez até fosse desejável a necessidade de licença e consequente formação para quem se dedica à apanha de cogumelos, mesmo que para consumo próprio. Isto provavelmente até poderia ter o reflexo positivo de facilitar a profissionalização da apanha e proporcionar a existência de canais de distribuição mais constantes e fiáveis que pudessem aproveitar este recurso de modo sustentável.

O corolário destes três dias de festa micológica será o Mega Almoço a realizar no recinto da Igreja Matriz de Alcaide tendo um preço simbólico de 1€. O programa completo pode ser consultado no site da Câmara Municipal do Fundão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin