Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Com o Sangue na Guelra

Pensava eu uns dias depois de ter ido à apresentação à imprensa do Sangue na Guelra 2014: Vou deixar passar uns dias e falo sobre isto somente uma semana antes do evento. Como o tuga deixa tudo para a última, se falar disto agora toda a gente vai pensar que ainda tem muito tempo para fazer a reserva e acaba por deixar passar...

Enganei-me... Desde há uns dias atrás que os jantares do Sangue na Guelra estão esgotados... Resta-me falar um bocadinho sobre esta iniciativa numa perspectiva voyeurista porque para ir aos jantares só pró ano... Mas afinal de contas acerca do quê é que eu estou pr'áqui a divagar?

Com o Sangue na Guelra - reservarecomendada.blogspot.pt

O Sangue da Guelra é uma iniciativa associada ao Peixe em Lisboa que foi iniciada no ano passado e que pretende juntar e dar o devido destaque a jovens chefs que por vezes acabam por passar despercebidos por não estarem a trabalhar em nome próprio mas integrados em equipas de restaurantes de renome nacional ou internacional. São normalmente sub-chefs embora a própria organização não queira reduzir a iniciativa ao conceito de sub-chef. As condições necessárias para aqui estarem é que sejam jovens e tenham sangue na guelra.


No ano passado o Sangue na Guelra foi constituído por três momentos principais: o showcooking sobre a cavala no Peixe em Lisboa (a que assisti a parte) e dois jantares realizados na Cantina da Estrela. Nesta edição participaram os seis chefs João Rodrigues (Feitoria), David Jesus (Belcanto), Matteo Ferrantino (Vila Joya), Florian Rühlmann (Ocean), Yoji Tokuyoshi (Osteria Francescana, Itália) e Leandro Carreira (ex-Viajante, Reino Unido). Em cada um dos jantares, três dos chefs apresentaram um menu de pratos de peixe de sua autoria, alguns deles fruto das experiências partilhadas naqueles três dias em decorreu o evento.


Depois do sucesso que foi a primeira edição deste evento não havia outra coisa a fazer senão preparar a segunda edição. E a Ana e o Paulo depois de criarem a iniciativa e organizarem a primeira edição meteram as mãos à obra e aqui está a edição de 2014 do Sangue na Guelra. Mantêm os 3 momentos originais que foram complementados por mais outros três momentos. Assim no primeiro Sábado do Peixe em Lisboa o showcooking do chefs que este ano será sobre o Polvo será antecedida pelo simpósio Sangue na Guelra se falará sobre Produtores e Produtos tendo como convidados o Pedro Bastos (Nutrifresco), a Luciana Bianchi (chef e food writer brasileira), o Leonardo Pereira (chef de produto do Noma), a Alexandra Prado Coelho (Público), o João Henriques (Urban Grow) e o Enrico Vignoli (Postrívoro e um dos mentores deste projecto).


O chefs participantes no showcooking e nos dois jantares Sangue na Guelra são este ano o Nacho Baucells e o Hernán Luchetti (El Celler de Can Roca, Espanha), Alessandro Negrini (Il Luogo di Aimo e Nadia, Itália), João Alves (The Yeatman), Leonardo Pereira (Noma, Dinamarca), Sven Wassmer (Focus, Suiça), João Simões (ex-Feitoria). Este ano as sobremesas terão também um merecido destaque com a participação de Carlos Fernandes (M.B. Martin Berasategui, Espanha) e Francisco Gomes (Pastelaria Colonial). Os jantares realizarão-se na 1300 Taberna na LX Factory cuja cozinha aberta se presta bastante a um evento como este. Haverá também sommeliers com sangue na guelra, o João Chambel (Vestigius) e o Rodolfo Tristão (1300 Taberna), que harmonizarão os pratos com vinhos nacionais.


Uma das sensações que passou daquilo que ouvi sobre a edição do ano passado e sobre organização da edição deste ano é o grande entusiasmo que estes jovens chefs têm mostrado por esta iniciativa vendo nele um palco privilegiado para mostrar o seu trabalho e partilhar experiências com os outros chefs participantes. Sem dúvida que o facto de estar integrado num evento como o Peixe em Lisboa, que já goza de algum prestigio internacional, é uma das razões para esta entrega. Mas fundamental também será o espírito de descoberta e partilha que a Ana e o Paulo conseguiram incutir neste evento. Prova deste entusiasmo foi a vontade de dois dos chefs que participaram no ano passado regressarem para inaugurarem dois novos momentos neste festival, os jantares Origens. Nestes jantares os chefs Yoji Tokuyoshi (Osteria Francescana, Itália) e Leandro Carreira (ex-Viajante, Reino Unido) vão apresentar menus exclusivos que pretendem ser um retorno às suas memórias de infância e suas origens. Estes jantares realizarão-se a 4 e 10 de Abril mas também eles já estão esgotados...


O Festival Sangue da Guelra 2014 é assim já um sucesso retumbante ainda antes de ter começado o que eleva ainda mais as mais responsabilidades da organização. A dinâmica que este festival tem conseguido atingir dá-lhe potencial para se tornar uma referencia a nível internacional para os jovens chefs da mesma maneira como o Tribute to Cláudia organizado no Vila Joya o têm conseguido para os chefs consagrados. Se se armaram em tugas e deixaram tudo para a última e não conseguiram reserva para nenhum dos jantares resta-vos passarem pelo Peixe em Lisboa e assistirem simposio ou ao showcooking, eu vou tentar pelo menos passar pelo showcooking.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin