Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

O Vinho é Emoção

Não consigo separar os vinhos das emoções e das histórias que estão a eles associadas. Grande parte dos vinhos que mais prazer me dão são aqueles que têm uma história por detrás, que conheço quem os fez ou que participaram de momentos importantes da minha vida. O vinho, como o vejo, têm uma identidade e essa identidade faz parte deste não sendo possível separar o vinho da sua identidade.

O Vinho é Emoção - reservarecomendada.blogspot.pt

Beber um vinho sem conhecer a sua história não é muito diferente de ir à tasca e beber um copo de 3. Há bons vinhos e maus vinhos e todos servirão para nos embriagarmos mas só serão vinhos diferentes e especiais quando a sua história ou as pessoas com quais os bebemos nos marcarem de modo especial. É certo que muitas vezes provamos um vinho anónimo que nos impressiona, mas normalmente vamos à procura da sua história e origem e a partir do momento em que lhe damos identidade jamais conseguiremos bebe-lo abstraindo-nos dessa identidade. Não se trata de perdoar defeitos ou beber em função de rótulos, trata-se de ter em conta o carácter do vinho e o papel que tem nas nossas vidas quando o provamos e avaliamos.

Por vezes fala-se de prova cega e de como esta é a melhor maneira de avaliar um vinho. A prova cega será importante para tentar fazer uma avaliação objectiva e desapaixonada do vinho. Mas torna-se também um exercício em que nos abstraímos de pensar o vinho para simplesmente analisar as suas características organoléticas. Apesar de útil para hierarquizar vinhos, especialmente aqueles com características semelhantes e comparáveis portanto, é quase a antítese daquilo que o vinho é. Ao tentarmos retirar toda a emoção da nossa avaliação estamos também a fazer uma espécie de autolobotomia que nos permitirá atingir uma avaliação segundo rigorosos critérios laboratoriais mas despida de sentido critico e de tudo aquilo que nos faz seres pensantes. Os bons provadores acabam por fazer batota na prova cega e estão sempre a tentar reconhecer a casta, o perfil e às vezes o produtor do vinho que estão a provar, deixando a sua avaliação ser contaminada por isso.

Foi neste espírito que selecionei alguns dos produtos que estão à venda até amanhã na FlashGourmet. Os vinhos que escolhi para esta selecção não são aqueles que têm melhores notas nem serão os que apresentam melhores relações qualidade-preço. São vinhos de que gosto muito porque conheço quem os fez ou porque por alguma razão me marcaram. Em alguns casos estava presente quando foram apresentados ao mundo e há também por aqui um vinho cuja primeira colheita foi servida no meu casamento. Alguns nem sei bem porquê é que me afeiçoei a eles. Mais do que vinhos são amigos que gostaria de vos apresentar.

A minha campanha terminou. Para ver a campanha atual da Flash Gourmet clique aqui...


Jamie Oliver - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin