Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Fileira do Vinho e da Gastronomia na Cerimónia d“Os Melhores do Ano 2013”

Nota de imprensa

Foi em ambiente de festa e de celebração que a Revista de Vinhos levou a cabo mais um jantar e cerimónia de entrega dos Prémios Os Melhores do Ano. A 17.ª edição premiou o que de melhor se fez nos sectores do vinho e da gastronomia em Portugal durante o ano de 2013, tendo reunido os principais agentes e personalidades da fileira – mais de 800 pessoas vindas de todo o país – na Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

Divulgação: Fileira do Vinho e da Gastronomia na Cerimónia dOs Melhores do Ano 2013 - reservarecomendada.blogspot.pt

Os Prémios mais aguardados da noite foram os Especiais e os de Excelência. No que toca ao universo dos néctares de baco, foram também eleitos Os Melhores de Portugal, num total de 148 vinhos (e uma aguardente) provenientes das principais regiões vínicas portuguesas; e distinguidas As Boas Compras, selo de garantia de boa relação qualidade-preço que foi sendo atribuído e divulgado ao longo do ano nas páginas da Revista de Vinhos e no Guia com o nome homólogo. Um ano inteiro de provas, visitas a adegas e vinhas ajudou à selecção e atribuição destes prémios, da inteira responsabilidade da redacção da Revista de Vinhos.


Os Prémios Especiais distinguiram 19 categorias, tendo este ano, e pela primeira vez, uma delas revelado dois vencedores. A Quinta do Noval e a The Fladgate Partnership foram eleitas em ex-aequo Empresa - Vinhos Generosos. Para este resultado contribuiu a excelência dos seus Vintage 2011. Uma das maiores surpresas da noite, mas com todo o mérito, foi a escolha do enólogo do ano, atribuída a António Ventura, um técnico bastante talentoso, versátil e, seguramente, dos que mais vinhos faz em Portugal (e de forma consistente). Fora das luzes da ribalta, assina e assume a responsabilidade dos vinhos de projectos tão distintos como a Adega Cooperativa de Almeirim (Tejo), a Herdade do Rocim (Alentejo) ou a Quinta do Gradil (Lisboa), entre outros. Falando em enólogos, mas passando aos vinhos generosos, a eleição recaiu sobre Filipa Tomaz da Costa, apenas a segunda mulher a arrecadar o troféu de enóloga ao longos destes dezassete anos. Há já vários anos que Filipa tem contribuído, como poucos, para dar uma dimensão acrescida ao Moscatel de Setúbal. O prémio carreira – categoria Senhor do Vinho – foi entregue a José Neiva Correia, o homem que deu asas para que os vinhos portugueses alcançassem dimensão internacional, com especial impacto no mercado do Reino Unido. Falando ainda de grandes nomes ligados ao vinho, destaque para o Prémio Identidade e Carácter atribuído ao rebelde bairradino Luís Pato, o mais exímio embaixador da casta Baga e da Bairrada. Pelo seu percurso e pelos seus vinhos, Luís Pato é, sem sombra de dúvida, a soma perfeita de identidade com carácter.


Em 2013 o Produtor Revelação foi a Herdade do Vau, um projecto de Miguel de Sousa Otto erguido com ambição, ousadia e originalidade no baixo Alentejo. A Quinta do Vallado e a Casa Ermelinda Freitas arrecadaram, de forma merecida e sem muitas surpresas, os troféus de Produtor do Ano e Empresa de 2013, respectivamente. Ainda no que toca a empresas, a Adega Cooperativa de Borba subiu ao pódio pela quarta vez, assumindo-se pela sua ousadia, gestão proactiva, visão e uma equipa bem afinada como um caso de estudo para outras cooperativas. Na Viticultura destaque para a recém recuperada Quinta da Covela: cerca de três anos depois de ser deixada ao abandono, retomou fôlego entre as mãos que agora a sonham e acarinham. A Quinta do Sanguinhal, na Lourinhã, levou para casa o galardão de Enoturismo 2013, reflectindo ser um espaço de visita obrigatória, sem luxos mas bastante acolhedor.


No que toca à degustação de vinhos e à componente gastronómica, são seis as categorias e os prémios foram para: Rei dos Leitões, na Mealhada (Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa); Vinum, em Vila Nova de Gaia (Restaurante); Loja da Amélia, na Ericeira (Loja Gourmet); Garrafeira da Laje, em Santa Maria da Feira (Garrafeira); Enoteca de Belém, em Lisboa (Wine Bar); e Vila Joya International Gourmet Festival, evento distinguido com o Prémio Gastronomia David Lopes Ramos 2013. Este foi o primeiro ano em que este galardão não se destinou a um pessoa – normalmente chefe –, mas sim a um evento. O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) foi eleito como Organização Vitivinícola 2013, tendo sido representada pelo seu Presidente, Frederico Falcão, também presente no evento como representante do Secretário de Estado da Agricultura. A respeito da publicidade, em 2013, destacou-se a Agência A Transformadora pela campanha da Verállia.


Os Prémios de Excelência levaram ao pódio aqueles que foram considerados pela Revista de Vinhos como os melhores vinhos portugueses, em termos de qualidade absoluta, independentemente do tipo de vinho ou região de origem. Foram 30 os eleitos, destacando-se os vinhos do Porto com oito referências – das quais sete são Vintage 2011, aspecto que vem reforçar a excepcional colheita deste ano; os tintos do Douro (7) e do Alentejo, igualmente com sete vinhos entre os melhores. Houve ainda espaço para três tintos da região da Bairrada, um Espumante branco da região de Távora-Varosa, um Alvarinho, um tinto de Lisboa e outro da Península de Setúbal e, nos generosos, um vinho da Madeira (ver lista completa abaixo).


Prémios de Excelência

Murganheira Vintage Espumante Távora-Varosa branco 2006 - Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa
Parcela Única Vinho Verde Alvarinho branco 2011 - Anselmo Mendes Vinhos
Duas Quintas Douro Reserva tinto 2011 - Adriano Ramos Pinto
Legado Douro tinto 2009 - Sogrape Vinhos
Quinta da Manoella Vinhas Velhas Douro tinto 2011 - Wine & Soul
Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro tinto 2011 - Quinta do Crasto
Quinta do Monte Xisto Douro tinto 2011 - João Nicolau de Almeida & Filhos
Quinta do Vale Meão Douro tinto 2011 - F. Olazabal & filhos
Quinta do Vallado Field Blend Douro Reserva tinto 2011 - Quinta do Vallado
Luís Pato Vinha Barrosa Monopólio Vinha Velha Reg. Beiras tinto 2010 - Luís Pato
Principal Bairrada Grande Reserva tinto 2009 - Colinas de São Lourenço
Quinta das Bágeiras Bairrada Garrafeira tinto 2009 - Mário Sérgio Alves Nuno
Quinta do Monte d’Oiro Reg. Lisboa Reserva tinto 2009 - Quinta do Monte d´Oiro - José Bento dos Santos
Leo d'Honor Palmela tinto 2008 - Casa Ermelinda Freitas
Furtiva Lágrima Reg. Alentejano tinto 2009 - Monte da Raposinha
J Reg. Alentejano tinto 2011 - José Maria da Fonseca Vinhos
Marquês de Borba Alentejo Reserva tinto 2011 - J. Portugal Ramos Vinhos
Mouchão Tonel 3-4 Reg. Alentejano tinto 2005 - Vinhos da Cavaca Dourada
Paulo Laureano Selectio Alentejo Touriga Nacional tinto 2011 - Paulo Laureano Vinus
Pêra Manca Alentejo tinto 2010 - Fundação Eugénio de Almeida
Procura Reg. Alentejano tinto 2011 - Susana Esteban
Dow's Porto Vintage 2011 - Symington Family Estates
Fonseca Porto Vintage 2011 - The Fladgate Partnership
Graham's Porto Vintage 2011 - Symington Family Estates
Messias Porto Colheita 1963 - Soc. Agr. e Com. Vinhos Messias
Quinta do Noval Nacional Porto Vintage 2011 - Quinta do Noval
Sandeman Porto Vintage 2011 - Sogrape Vinhos
Taylor's Vinho do Porto Vintage 2011 - The Fladgate Partnership
Taylor's Vargellas Vinha Velha Vinho do Porto Vintage 2011 - The Fladgate Partnership
Barbeito Mãe Manuela Madeira Malvasia 40 anos - Vinhos Barbeito


Prémios Especiais 2013

Campanha Publicitária: Agência Transformadora pela Campanha da Verállia
Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa: Rei dos Leitões - Mealhada
Restaurante: Vinum - Vila Nova de Gaia
Prémio Gastronomia David Lopes Ramos: Vila Joya International Gourmet Festival
Loja Gourmet: Loja da Amélia - Ericeira
Garrafeira: Garrafeira da Laje - Santa Maria da Feira
Wine Bar: Enoteca de Belém
Enoturismo: Quinta do Sanguinhal
Organização Vitivinícola: IVV – Instituto da Vinha e do Vinho
Viticultura: Quinta da Covela
Adega Cooperativa: Adega de Borba
Produtor Revelação: Herdade Monte do Vau
Produtor do Ano 2013: Quinta do Vallado
Empresa Vinhos Generosos: (ex-aequo) Quinta do Noval e The Fladgate Partnership
Empresa: Casa Ermelinda Freitas
Prémio Identidade e Carácter: Luís Pato
Enólogo Vinhos Generosos: Filipa Tomaz da Costa
Enólogo: António Ventura
Senhor do Vinho: José Neiva Correia

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Ingrediente Secreto - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin