Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Guia Michelin 2014

Foram anunciadas ontem as Estrelas Michelin 2014 para Espanha e Portugal. Este ano não estava à espera de grandes novidades. A dança de cadeiras que aconteceu na restauração lisboeta não parecia permitir alimentar grandes esperanças de novas estrelas por aqui e fora de Lisboa também não pareciam existir grandes novidades emergentes. Isto combinado com o conservadorismo que têm sido habitual neste guia e que têm sido um pouco ingrato com os restaurantes portugueses parecia indicar como o mais provável cenário a manutenção das estrelas ganhas.

Não seria de estranhar a eventual promoção do Vila Joya a 3 estrelas ou da Fortaleza do Guincho a 2 estrelas e o regresso ao grupo dos estrelados do Arcadas da Capela ou do Eleven também não seria descabido embora me parecesse menos provável. Apesar de a qualidade estar lá, também não me parecia provável que o Belcanto conseguisse já a 2ª estrela. Normalmente conseguir mais de uma estrela não é só uma prova de qualidade mas também uma prova de resistência. De um ponto de vista mais pessoal tinha a esperança e a convicção que o São Gabriel conseguiria manter a estrela, premiando o trabalho do chef Leonel Pereira.

Guia Michelin 2014 - reservarecomendada.blogspot.pt
Duo de Porco Alentejano com Puré de Aipo Fumado e Molho de Vinho Tinto de Joachim Korper no Eleven

O balanço acaba por ser por positivo para Portugal mas com um travo algo amargo. O São Gabriel perde a sua estrela e há mais dois restaurantes estrelados, o Eleven que recupera a estrela perdida há 3 anos e o L'And que dá uma estrela Michelin ao Alentejo, coisa que só tinha acontecido durante dois anos no inicio da década de 90 quando foi atribuída uma estrela ao restaurante A Bolota na Terrugem.

Foi com alguma perplexidade que vi a perda da estrela pelo São Gabriel. Depois de ter mantido a estrela durante quase 2 décadas mesmo com várias mudanças de chef nos últimos anos não parecia expectável que depois de se ter atingido alguma estabilidade, a estrela lhe fosse retirada. Poderá ter sido que a mudança em simultâneo de dono e do chef tenha desencadeado esta despromoção mas não deixa de me parecer injusta para o chef Leonel Pereira e para a sua equipa. Aquilo que escrevi há uns meses atrás continua hoje tão válido para mim quanto na altura que o escrevi e continuo a pensar que o trabalho feito pelo chef Leonel Pereira e por toda a equipa do São Gabriel era merecedor da estrela Michelin. Resta-me mandar um abraço ao chef e desejar-lhe boa sorte para o próximo ano apesar desta adversidade.

A recuperação da estrela por parte do Eleven acaba por não ser completamente inesperada. Não é um restaurante que conheça muito bem, pois das duas vezes que lá comi não foi com o serviço da carta normal. Mas gostei bastante mais da minha segunda visita, este ano, o que poderá indicar a correcção de alguns pormenores e uma evolução positiva em relação à primeira. Terá sido mesmo lá que comi o melhor prato de carne deste ano com que ilustro este artigo. É bom para Lisboa ter 3 restaurantes estrelados.

Inesperada foi a estrela para o L'And. A poucos quilómetros da casa dos meus pais no Alentejo, já me tinha despertado a curiosidade mas até agora ainda não se tinha proporcionado passar por lá. Tenho de ver se corrijo esta minha falha pois o que tenho visto a passar pelas redes sociais parece prometedor. Deverá ser bom para a região onde cresceram os meus pais e com qual tenho uma ligação muito forte. Espero que possa dinamizar o turismo na bonita cidade de Montemor-o-Novo. Agora, já não será só a bifana de Vendas Novas a atrair visitantes a esta zona do país.

A terceira estrela para o Vila Joya e a segunda para a Fortaleza do Guincho, que nos últimos anos têm sido sistematicamente antecipadas, continuaram no bolso dos inspectores. Depois de tantos anos há espera destas estrelas fica-se na dúvida se alguma vez os inspectores Michelin os julgarão merecedores destas.

Além das estrelas, o Guia Michelin atribui ainda a classificação Bib Gourmand a restaurantes que servem refeições de qualidade por um preço igual ou inferior a 30€. Noutros anos tenho também listado aqui os restaurantes que recebem este galardão mas este ano a Michelin decidiu cortar a vazas a chico-espertos como eu e não divulgou juntamente com o press-release a lista de galardoados, quiçá para ver se vende mais uns guias. Só são mencionados os números totais de restaurantes galardoados para toda a Península Ibérica pelo que no caso do Bib Gourmand nem sequer consigo comparar os números para Portugal com os do ano passado. Diga-se de passagem que no press-release não é referido o nome de um único restaurante português... Como eu sou bocado forreta e não estou a pensar ir a correr comprar o guia só por causa disto, este ano não há lista Bib Gourmand para ninguém...

Press Release do Michelin Guide Spain & Portugal 2014

As novidades estão realçadas a amarelo.

Restaurantes Portugueses com Estrelas Michelin em 2014

**
Vila Joya - Albufeira - Dieter Koschina
The Ocean (Vila Vita Parc) - Armação de Pêra - Hans Neuner

*
Belcanto - Lisboa - José Avillez
Eleven - Lisboa - Joachim Koerper
Feitoria (Altis Belém) - Lisboa - João Rodrigues
Fortaleza do Guincho - Cascais - Antoine Westermann / Vincent Farges
Henrique Leis - Almancil - Henrique Leis
Il Gallo d'Oro (The Cliff Bay) - Funchal - Benoit Sinthon
L'And (L'And Vineyards) - Montemor-o-Novo - Miguel Laffan
Largo do Paço (Casa da Calçada) - Amarante - Vitor Matos
The Yeatman - Gaia - Ricardo Costa
Willie's - Quarteira - Willie Wurger


Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin